Buscar

resumo gestalt (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo Gestalt (3) 
A Psicologia da Gestalt parte da premissa que uma parte só pode ser compreendida quando relacionada ao todo a qual pertence, UMA VISÃO SISTÊMICA E HOLÍSTICA. 
A influência sobre o desenvolvimento da Gestalt Terapia, surgiu através de Kurt Goldstein, surge também através das; 
Teoria de Campo de Kurt Lewin, a qual a personalidade é concebida como um espaço vital, que reúne a pessoa e o seu meio psicológico, um campo de forças, cuja dinâmica é determinada pelo resultado da relação entre a energia das necessidades da pessoa e a força exercida pelo seu meio psicológico
O comportamento é uma função do campo, do qual ele é parte, ele não depende nem do passado e nem do futuro, mas do campo presente (aqui e agora). Este campo presente tem uma determinada dimensão tempo, inclui o passado psicológico, o presente e o futuro, que constituem uma das dimensões do espaço de vida existindo num determinado momento. (Lewin, 1965. p.32)
Na abordagem de campo da Gestalt-terapia tudo é visto como vir a ser, movendo-se, nada é estático. O campo é a pessoa no seu espaço de vida. A realidade é sempre relacional e é assim que precisa ser compreendida.
Teoria organísmica de Jan Smuts segundo a qual a personalidade é concebida como o organismo total, que é composto de partes diferenciadas, porém nunca isoladas entre si e cuja organização de funcionamento segue o processo de figura fundo. 
O indivíduo é um todo unificado, como um campo integrado em sentimentos, sensações, emoções, imagens. O corpo e a mente não são entidades separadas. O organismo é uma só unidade
O homem possui um impulso dominante de auto-regulação pelo qual é permanentemente motivado. Tem dentro de si potencialidades que regulam seu próprio crescimento. (tendência a fazer o melhor por ele mesmo) 
Outros teóricos influenciaram o desenvolvimento da GT, como Jung (polaridades), Reich (couraça muscular), Rogers (congruência/incongruência) e Moreno (psicodrama).
A Psicologia da gestalt afirma que as partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo. O todo é diferente da soma das partes.
O princípio mais importante da abordagem gestáltica é a afirmação de que a análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo será definido pelas interações e interdependências das partes.
A psicologia da Gestalt estuda a percepção visual humana, da forma ao que percebo.
Gestalt Terapia
Fundamenta-se no Existencialismo, absorve o que a maioria das terapias existenciais considera importante, o encontro existencial interpessoal.
Encontro existencial visa a autoatualização e a gestalt-terapia considera todo o campo biopsicossocial, incluindo organismo/ambiente importante.
Pode ser considerado “existencial” tudo que diz respeito à forma como o homem experimenta sua existência, a assume, a orienta, a dirige.
A Gestalt-terapia é fenomenológica por ser centrada na descrição subjetiva do sentimento (awareness = tomada de conciência) do indivíduo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais