Buscar

A Importância da Língua de Sinais na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Brasil tem cerca de 10 milhões de surdos, segundo o IBGE. É um público que freqüenta escolas, universidades, instituições públicas e privadas e outros espaços que requerem a presença de tradutores de Libras. Hoje, o setor que mais demanda esse profissional é o ensino.
 Desde 2015, todos os cursos de formação de professores, ou seja, as licenciaturas, e também os bacharelados em Fonoaudiologia, devem oferecer a disciplina de Libras. A obrigatoriedade parte de um decreto assinado em 2005, que regulamenta a Língua Brasileira de sinais (Libras).
 A Lei Brasileira de inclusão da Pessoa com Deficiência, sancionada em 2015, também mexe com esse mercado. Isso porque as escolas públicas e privadas de Educação Básica devem oferecer condições para que alunos surdos possam acompanhar as aulas.
 Assim, as instituições de ensino precisam dispor tanto de professores para que as crianças sejam alfabetizadas em Libras e em língua portuguesa, como de intérpretes para que alunos surdos e ouvintes se comuniquem. Na rede de saúde pública, os profissionais são requisitados para capacitar servidores que atendem o público surdo.
 A maioria dos cursos é de licenciatura e constitui uma habilitação da graduação em Letras. Habilitam o profissional a ensinar Libras como primeira ou segunda língua e português como segunda língua para surdos.
 O currículo mescla as disciplinas de conceitos sobre a surdez – escrita de sinais, literatura surda, educação e estudos surdos, história da educação de surdos – e aquelas focadas no estudo da língua, como morfologia, sintaxe, fonética e linguística.
 Durante o curso de letras estudamos a disciplina de Libras. E senti que deveria ampliar mais meus conhecimentos fazendo o curso, pois vejo a necessidade de nos preparar para receber nossos futuros alunos.

Outros materiais