Buscar

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 03 EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 03 EMPREENDEDORISMO
1)Aponte a alternativa que contém o termo empregado para denominar a capacidade produtiva que um negócio possui.
Alternativas:
a)Produção permanente.
b)Produção contínua.
c)Produção descontínua.
d)Capacidade operacional.
e)Capacidade permanente.
2) Encontre a alternativa que denomine a ferramenta que designa o fator que promove e comunica os produtos ao mercado consumidor.
Alternativas:
a)Produto.
b)Preço.
c)Praça.
d)Promoção.
e)Planejamento.
3) Indique a alternativa que contenha a definição do termo Capital de Giro.
Alternativas:
a)Montante de dinheiro destinado a pagar as despesas de um investimento futuro que deve ser descontado a uma taxa maior que a taxa da caderneta de poupança.
b)Montante de dinheiro resultante da subtração das despesas anuais das receitas anuais de um empreendimento, é com base nesse montante que o empreendedor calcula o Valor Presente Líquido.
c)Quantidade de investimento necessário para que um empreendimento funcione, ele é diferente do dinheiro usado para bancar os custos com infraestrutura, tecnologia e equipamentos, por exemplo.
d)Quantidade de dinheiro necessário para que um empreendimento funcione, ele é diferente do dinheiro usado para o investimento realizado em infraestrutura, tecnologia e equipamentos, por exemplo.
e)Montante de dinheiro resultante da subtração das despesas anuais das receitas anuais de um empreendimento, é com base nesse montante que o empreendedor calcula a Taxa Interna de Retorno.
4)   Assinale a alternativa com o termo utilizado para designar a atividade de levantar recursos financeiros por meio de ações de captação coletiva, quase sempre de caráter filantrópico e realizadas eletronicamente via internet, caracterizando-se como um financiamento coletivo.
Alternativas:
a)Angel venture.
b)Capital venture.
c)Capital de risco.
d)Crowdfunding.
e)Filantropia.
RESPOSTAS
1)LETRA “D” O termo empregado para denominar a capacidade produtiva que um negócio possui é capacidade operacional e ele está diretamente ligado ao dimensionamento dos equipamentos e da mão de obra. Também pode ser definida como a quantidade máxima de produto que pode ser produzida ou a quantidade de serviços que um negócio pode prestar em um determinado período de tempo.
Produção Contínua
Considera-se uma produção contínua sempre que se trata de quantidades importantes de um dado produto. A implantação é feita em linha de produção. Assim estamos perante uma oficina de produção contínua designada de “flow shop”. 
Neste tipo de produção as máquinas estão dedicadas ao produto a fabricar o que, não permite grande flexibilidade. Tem como objetivo evitar a criação de estrangulamento da produção de cada uma das máquinas. É exemplo deste tipo de produção as indústrias petroquímicas e as cimenteiras.
Produção Descontínua
Considera-se uma produção descontínua quando se trata de quantidades relativamente pequenas de vários produtos diferentes, utilizando um parque de matérias consideradas universais tais como tornos, fresadoras, etc.
A implantação das máquinas é realizada por oficinas funcionais que agrupam máquinas em função do tipo de tarefas que executam. Neste tipo de produção as máquinas são capazes de realizar um grande número de operações que não são específicas para um determinado tipo de produto o que lhe dá uma grande flexibilidade. É assim difícil equilibrar as tarefas, oque provoca grandes níveis de stock.
 
2)Letra “D” – Promação-refere-se a todo o âmbito das estratégias de divulgação utilizadas pela empresa. Não só os canais, mas a comunicação que será passada para o público-alvo. A personalidade da marca e a linguagem que será usada também são pontos muito importantes no plano de marketing.
Preço-Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.
Praça- refere-se aos pontos de contato do público-alvo com o produto ou serviço. O principal é o local em que a venda será feita. Neste caso, pode ser online ou em lojas físicas. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.
Produto- Dentro do conceito do mix de marketing, a definição de produto refere-se muito mais aos aspectos intangíveis do que aos técnicos. Existem alguns atributos de marca que podem ser passados na experiência de uso de um produto ou serviço.
Tangível adjetivo Que se consegue tocar; que pode ser apalpado; tocável.Intangível que não se pode tanger, tocar, pegar; intocável.
Planejamento- Para organizar as ideias é necessário usar o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa.
3)LETRA”D” Quantidade de dinheiro necessário para que um empreendimento funcione, ele é diferente do dinheiro usado para o investimento realizado em infraestrutura, tecnologia e equipamentos, por exemplo.
VPL-O valor presente líquido, também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.
TIR- Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do projeto de investimento. Desta forma, a TIR é a taxa de desconto que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto seja zero.
4) LETRA “D” Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia.
Angel Venture ou Investidor-anjo é uma pessoa física que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento, como as startups. O atual cenário brasileiro não é muito favorável aos investidores-anjo em função da legislação vigente. Um investimento anjo pode ser feito por um grupo de profissionais de diversas áreas, e cada investidor chega a investir de 50 mil a 200 mil reais.
Venture capital- Venture capital: o termo VC vem dessa camada, e é normalmente usado para descrever todas as classes de investidores de risco. Mesmo assim, os fundos de venture capital brasileiros investem entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões em empresas que já faturam alguns milhões. Seu objetivo é ajudá-las a crescer e fazer uma grande operação de venda, fusão ou abertura de capital no futuro.
Capital de Risco- é uma modalidade de investimentos alternativos utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação. Chama-se capital de risco não pelo risco do capital, porque qualquer investimento, mesmo a aplicação tradicional, em qualquer banco tem um risco, mas pela aposta em empresas cujo potencial de valorização é elevado e o retorno esperado é idêntico ao risco que os investidores querem correr. Este modelo de investimento é feito através de sociedades especializadas neste tipo de negócio denominadas Sociedades de Capital de Risco (SCR). Estas sociedades além do contributo em capital, ajudam na gestão e aconselhamento.
Filantropia significa humanitarismo, é a atitude de ajudar o próximo, de fazer caridade, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, etc. ... O conceito de filantropia é muito difundido hoje emdia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas.

Outros materiais