Buscar

QUESTIONÁRIO DE CHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
1-) Como era visto o trabalho na Antiguidade?
Na sociedade greco-romana o trabalho era hierarquizado, visto como degradante e destinado a povos inferiores. Na sociedade grega, o cidadão deveria ter tempo livre para prática de reflexão e cidadania. Em Roma, existia escravidão e para os romanos, trabalhar era negar o ócio (tempo livre e lazer).
2-) O que é “tripalium”? Qual sua relação com o trabalho?
Tripalium é um instrumento de tortura, como um tripé formado por estacas cravadas no chão. Associa-se trabalho a tripalium na ideia de castigo, fadiga, sofrimento, etc.
3-) Explique resumidamente o trabalho na Idade Média.
Na sociedade medieval os trabalhos agrícolas e manuais eram destinados aos servos, com ritmo de trabalho próprio e sem direitos políticos. Aos nobres eras destinados trabalhos de guerra, caça, sacerdócio, ou seja, poder. O ócio não era considerado preguiça.
4-) Explique brevemente o trabalho na Economia de Mercado.
Na modernidade surge o “sistema capitalista”, dividindo a sociedade em classes sociais, fazendo surgir um novo tipo de escravidão: africanos em colônias na América. Porém para as elites (burguesia) o trabalho livre era o ideal, onde o trabalhador tinha liberdade para usar sua força de trabalho no serviço que escolhesse. Ocorre separação entre capital e trabalho, surgindo o trabalhador assalariado e o burguês capitalista.
5-) Qual a ligação entre a reforma protestante e a ética capitalista?
Na idade média o trabalho era condenado como fator de enriquecimento pessoal, já na ética capitalista ganha sentido de salvação divina. A riqueza deixa de ser vista como pecado e passa a ser vista como vontade de Deus. A reforma protestante vem para reforçar o espírito capitalista, depositando na Providência Divina a determinação e sucesso das profissões.
6-) O que Adam Smith afirmava sobre a riqueza de uma nação?
Smith dizia que a riqueza de uma nação dependia da produtividade baseada na divisão do trabalho em tarefas específicas (setores), colocando em jogo o fim da autonomia do trabalho artesanal e reordenação dos trabalhadores nas fábricas.
7-) Em que se divide a abordagem clássica da administração?
- Administração Científica com Frederick Taylor
- Teoria Clássica com Henry Ford
Partiram de pontos diferentes, porém ambos se preocupando em aumentar a eficiência na empresa. Suas teorias dominaram as primeiras 4 décadas do século XX.
8-) Explique Taylrismo.
Taylor aperfeiçoou os estudos de Adam Smith, onde defendia um método científico de racionalizar a produção, economizando tempo ao eliminar atitudes improdutivas. Dizia que para garantir o lucro era preciso romper a preguiça, eliminando o trabalhador resistente ao controle e contratando os fortes e dóceis.
9-) Explique Fordismo.
Surgiu com Henry Ford na fabricação em massa de automóveis, dando continuidade ao Taylorismo. Inovou com a linha de montagem, que inseria atividade motora, descartando as possibilidades de iniciativa própria. Trabalhador se confunde com máquina tendo que manter um ritmo de trabalho padrão.
10-) O que é Teoria X e Teoria Y?
São 2 concepções de administração, baseadas em pressupostos da natureza humana (tradicional/moderna). Ambas nasceram nos anos 50, criadas pelo psicólogo Douglas McGregor.
11-) Explique resumidamente a Teoria X.
A teoria X diz que as pessoas não gostam de trabalhar a menos que sejam coagidas a isso; diz que o trabalho é desagradável. Teoriza que as pessoas tem ambição e não gostam de assumir responsabilidades, preferindo se manter sob ordens de outros, com pouca criatividade e capacidade para resolver os problemas da empresa.
12-) Explique resumidamente a Teoria Y.
A teoria Y diz que as pessoas são capazes de se realizar profissionalmente e trabalham melhor sem supervisão; diz que o trabalho é algo natural desde que em condições favoráveis. Teoriza que com as motivações certas, as pessoas podem ser criativas e colaborar para resolver os problemas da empresa.
13-) O que é Comportamento Organizacional?
Segundo John A. Wagner III, é o campo de estudo que prevê, explica, compreende e modifica o comportamento humano nas empresas.
14-) Em quais áreas o comportamento organizacional de divide?
- Microorganizacional que se refere ao comportamento individual do trabalhador na empresa;
- Mesoorganizacional que se refere ao comportamento dos trabalhos em grupo/setores da empresa;
-Macroorganizacional que se refere à compreensão da empresa como um todo.
15-) O que é personalidade?
É um conjunto de padrões estáveis e duradouros, podendo ser prevista com observação dos comportamentos. Se desenvolve até os 7 anos e as experiências desse período são determinantes na formação do caráter. O comportamento é a parte visível da personalidade, que mostra a forma de pensar, agir e sentir de cada um.
16-) Quais são os 3 determinantes da personalidade? Explique cada um.
- Determinante Genético: combinação genética dos antepassados que dita a inclinação a desenvolver certo caráter.
- Determinante Ambiental: o ambiente onde o indivíduo se desenvolve, determina as características da sua personalidade.
- Determinante Psicológico: a percepção individual do ambiente/condições/genética e a forma como é interiorizada impactam na personalidade.
17-) O que é “traço de personalidade”?
Segundo James Catell, traço é característica ou qualidade da personalidade, partindo do pressuposto que certas pessoas tem traços especiais, podendo ser definidos e utilizados para indicar melhores funções dentro da empresa.
18-) Explique o que é temperamento. Quais os tipos de temperamento que existem?
Temperamento é combinação das características com as quais nascemos. As características do temperamento, mesmo controladas, perduram por toda a vida, porém na velhice se tornam mais suaves. Existem 4 tipos de temperamento: colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo. 
19-) Explique o temperamento COLÉRICO.
Colérico é o temperamento explosivo, que sente tudo a flor da pele. Geralmente é otimista, determinado, autoconfiante, bom juiz, mas pode ser também violento, cruel, vingativo, mandão e arrogante.
20-) Explique o temperamento FLEUMÁTICO.
Fleumático é o temperamento calmo, raramente se ira ou se perturba. Geralmente é de fácil convivência, amante da paz, amável, diplomático, conselheiro, mas também é teimoso, egoísta, pessimista, medroso e indiferente.
21-) Explique o temperamento MELANCÓLICO.
Melancólico é o temperamento perfeccionista e extremamente sensível. Geralmente é muito analítico, amigo de confiança, ponderado, mas é também crítico, rancoroso, vingativo, difícil convivência, tristonho e desanimado.
22-) Explique o temperamento SANGUÍNEO.
Sanguíneo é o temperamento mais variado, desde as características até o comportamento. Geralmente é expressivo, entusiasmado, emotivo, extrovertido, simpático, gostam de agradar, carismático, porém também é impulsivo, disperso (vive no mundo da lua), inconstante, se interessa e desinteressa com facilidade.

Outros materiais