Buscar

Cartografia temática

Prévia do material em texto

Cartografia temática
Defina cartografia temática: Elaboração de cartas, mapas ou plantas em qualquer escala, destinadas a representar um tema específico do conhecimento(geologia, solos, cobertura vegetal, geotecnia, demografia, risco geológico, uso do solo, etc.)
Quais os objetivos de se elaborar cartas temáticas? Representar informações referentes a um determinado fato ou fenômeno geográfico, localizáveis e que estão presentes ou agem no território mapeado.
Descreva em linhas gerais as etapas para execução de um projeto de cartografia temática:
Definição do tema: Delimitação da parte a ser problematizada, com vistas a estabelecer diretrizes que orientem a busca de respostas por questões a ela elaborada(finalidade: geral ou especial)
Planejamento e concepção : Análise meticulosa de todas as características que definirão a materialização do projeto.
Planejamento cartográfico: procedimentos, materiais, equipamentos e convenções cartográficas(símbolos e cores), além do inventário de documentos informativos e cartográficos existentes.
Avaliação das caraterísticas dos dados a serem representados, se são físicos e/ou estatísticos e a forma como estes devem ser graficamente representados e relacionados com a superfície da Terra.
Compilação de base cartográfica: Processos de atualização de uma nova e atualizada base cartográfica, tendo por base os dados de cartas topográficas existentes e/ou da atualização a partir de imagens e aerofotos. É necessário conhecimento preciso das características da base de origem.
Mapeamento: envolve a coleta de dados de campo.
Fotointerpretação: consta no exame sistemático das aerofotos, por meio das técnicas de estereoscopia convencional ou digital, com a finalidade de identificar elementos naturais e/ou artificiais que sirvam de referência aos trabalhos de campo.
Processo de interpretação de imagens : envolve os procedimentos necessários para extrair informações de radar e imagens de satélite, multi a hiperespectrais.
Produção do mapa: Consta no transporte e representação de todas as informações necessárias para compor o mapa temático, preparo para impressão e/ou disponibilização digital.
Quais são e qual a importância dos principais elementos gráficos constituintes das cartas temáticas?
Título do mapa: realçado, conciso e preciso.
Convenções utilizadas 
Base de origem: mapa-base, dados, etc;
Indicação da direção Norte;
Escala
Datum e sistema de projeção utilizado; Indica um mapa de alta confiabilidade, com rigor geométrico
Sistemas de coordenadas utilizados: Indica um mapa de alta confiabilidade, com rigor geométrico
Como você representaria graficamente, em um trabalho na escala 1:50000 (área Km2) os seguintes elementos planimétricos:
-Hidrografia: Representação na azul
- Vegetação : Representação na cor verde
-Unidades politico-administrativas: Arruamento simplificado
 -Áreas especiais (parques): Representação por textura (ex.: granulação)
-Sistema viário: 2 linhas bem próximas e paralelas
-Linhas de comunicação: Representação na cor cinza
-Linhas de limite de bacias: Representação na cor azul mais escuro que hidrografia
-Aglomerações urbanas: Representação seletiva do tipo pontual.
-Classes de declividade(números de classes): Somente as curvas de nível mestras.
-Lançamento de redes de esgoto: símbolos (quadrados pretos)
-Monumentos históricos: símbolo (triângulo preto)
Qual é a base utilizada frequentemente para apresentar as características físicas do terreno, localizar a infra-estrutura viária, energética e de comunicações, e mostrar a ocupação do solo? Base plani-altimétrica 
Qual a função de uma carta de declividades, de um mapa geológico e de um mapa geomorfológico em um estudo ambiental? 
Carta de declividade: Elaborada a partir dos dados topográficos. Essa carta apresenta classes de declividade que devem condicionar o adequado uso do solo quando a agricultura, expansão urbana e preservação permanente, entre outros aspectos.
Mapa geológico: Apresenta a constituição das formações superficiais e do substrato rochoso, sua estruturação no terreno e distribuição geográfica. Esses elementos são básicos para os estudos pedológicos, geomorfológicos, geotécnicos, para a avaliação da potencialidade mineral e de recursos hídricos subterrâneos.
Mapa geomorfológico: discrimina as formas do relevo, sua origem e evolução. As informações geradas pelo levantamento geomorfológico são consideradas na avaliação da potencialidade mineral, de recursos hídricos, dos indicadores geotécnicos e na integração de dados ambientais. 
Se você for contratado para a execução de um diagnostico ambiental em uma área de 150 Km2 , como você planejaria os trabalhos?
Primeiramente eu dividiria a área escolhida em zonas menores para facilitar o trabalho. Depois utilizaria a base plani-altimétrica para apresentar as características físicas da região, para posteriormente contextualizar e integrar informações obtidas nas cartas temáticas, como por exemplo, Cartas: das condições climáticas e hidrológicas, de solo, geológica, geomofológica, de cobertura vegetal, de declividade, de uso e ocupação do solo e de integração ambiental. A partir deste cruzamento de informações, acredito que seria possível fazer um panorama da região para execução do diagnóstico ambiental.

Continue navegando