Buscar

Apol 1 D Maxismo e metodologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 1
Questão 1/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “Métodos e técnicas na gênese do Serviço Social”, e de acordo com VIEIRA, 1984, p.41, São Vicente classificou as ações realizadas aos mendigos em três diferentes perfis. Sendo assim julgue as assertivas abaixo e responda qual está INCORRETA.
I - os pobres ‘impotentes’, que não tinham meios de subsistência e, portanto, tinham direito a ‘esmolas’ e podiam ser admitidos no ‘Hôtel-Dieu’, o único hospital existente naquele tempo;
II - os pobres ‘válidos’, que podiam trabalhar e que a municipalidade empregava em trabalhos públicos. A situação destes era revista duas vezes por ano;
III - os ‘capazes’ de trabalhar, que eram encaminhados a empregos e, se continuassem a mendigar, eram encaminhados ao 'Hotel-Dieu', pois tinham o direito a 'esmolas'.
	
	A
	I está incorreta.
	
	B
	II e III é incorreta.
	
	C
	III está incorreta.
Questão 2/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Segundo Hegel, as mudanças no campo das idéias são determinantes para a definição da realidade. Marx e Engels entendiam justamente o contrário: são as mudanças ocorridas no nível da realidade material que determinam as mudanças em nossas idéias. Neste contexto, é correto afirmar:
	
	A
	Marx e Engels mantêm o invólucro idealista na dialética e a tornam instrumento de análise da realidade material, considerando-se o desenvolvimento histórico de dada sociedade.
	
	B
	Para os materialistas, o trabalho e a práxis tem um papel fundamental na formação da consciência social.
	
	C
	A dialética considera a realidade em dado momento, pois o mundo e as coisas só podem ser compreendidos em determinados fragmentos, que estão em constante transformação.
	
	D
	A dialética é a lei que determina e estabelece a auto-manifestação da idéia absoluta.
Questão 3/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “Métodos e técnicas na gênese do Serviço Social”, analise as assertivas abaixo, o que é Método para LIMA, 1978?
I - um conjunto de procedimentos estruturados, formais, sistematizados, cientificamente fundamentados, característicos da profissão e/ou da investigação. Os métodos variarão de acordo com os propósitos a que se destinem e segundo a estratégia social que prevaleça.
II - estudo dos métodos objetivando conhecimento. Circunscreve o aprendizado da teoria dos métodos que ordenam as operações cognoscitivas e práticas na ação profissional racional.
	
	A
	I é falsa.
	
	B
	I e II são verdadeiras.
	
	C
	II é verdadeira.
	
	D
	I é verdadeira.
Questão 4/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “Métodos e técnicas na gênese do Serviço Social”, quais foram as primeiras Escolas de Serviço Social no Brasil e em que ano elas foram criadas?
I - Escola de Serviço Social de São Paulo, criada em 1936.
II - Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, criada em 1937.
III - Escola de Serviço Social do Rio Grande do Sul, criada em 1938
IV - Escola de Serviço Social do Estado de São Paulo em 1939.
De acordo com a temática estudada nesta disciplina, quais assertivas estão corretas?
	
	A
	I e II estão corretas.
	
	B
	I e III estão corretas.
	
	C
	II e III estão corretas.
	
	D
	III e IV estão corretas.
Questão 5/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Ao estudarmos as Leis da Dialética, compreendemos as possibilidades de mudança das coisas, inseridas num processo social que está em constante transformação. Para dar fundamento a essa análise, a dialética materialista é um método baseado nos seguintes princípios:
I.Lei da negação da negação;
II Lei da interpenetração dos contrários;
III.Lei da passagem da quantidade à qualidade (e vice versa);
IV Lei da atração.
Com base no material estudado, são corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Questão 6/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Carvalho (2016) retrata a gestação no período pré-capitalista da sociedade burguesa, e atribui seu surgimento à acentuação das atividades comerciais nas cidades, que desdobrou na ampliação dos espaços além-muros e delineamento dos burgos. Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Esse crescimento manteve as características da sociedade medieval, e foi proveniente das atividades realizadas pelos camponeses dentro das cidades.
	
	B
	A gestação do mundo burguês foi permeada por uma história de violência e considerável destruição de antigos modos de vida, porém assinalou um formidável avanço na existência humana.
	
	C
	O mundo burguês emerge em sua plenitude em meados do século XIX, estabelecendo uma mescla de modos de vida e parâmetros culturais, sociais, políticos e econômicos divergentes da relação capital-trabalho.
	
	D
	A constituição do mundo burguês envolve aspectos contraditórios, como o estabelecimento de uma classe detentora dos meios de produção – a classe proletária –e a classe burguesa, vendedora de sua força de trabalho.
Questão 7/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Sobre a organização da vida social no processo de industrialização da produção na Europa Ocidental no Século XIX, conhecido como Revolução Industrial, Yazebek (2001) afirma que tratou-se de uma superpopulação eminentemente urbana, flutuante, miserável, que foi alijada de seus vínculos rurais, que enfrentava problemas de ordem diversas. Neste contexto, assinale a resposta correta acerca das repercussões destas condições no cotidiano da classe trabalhadora, segundo a autora.
	
	A
	Problemas urbanos, ampliação das relações impessoais, exploração profunda da força de trabalho, aceleração de seu tempo e ritmo, e diminuição do tempo de repouso.
	
	B
	Fim da escravização da força de trabalho, acirramento da competitividade entre produtores, ampliação da produção e de direitos civis
	
	C
	Esvaziamento das áreas rurais, transformação das relações sociais de produção, expansão da civilização urbano industrial.
	
	D
	Mudança nas relações de gênero e doméstica, asseguramento da proteção materna e infantil, mudança da relação do homem os instrumentos de trabalho no processo de exploração da natureza.
Questão 8/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “Métodos e técnicas na gênese do Serviço Social”, sob a luz da gênesis do Serviço Social no Brasil, assinale a resposta correta: complete as lacunas: 
	
	A
	Tanto na experiência norte-americana, quanto na experiência européia, com grande influência católica, não havia uma intenção crítica de questionar a conjuntura social em que o indivíduo estava localizado e mesmo de pretender mudanças estruturais. Entendia-se a novidade do capitalismo como um modelo insuperável e definitivo, dentro do qual os indivíduos deveriam ajustar-se;
	
	B
	Na experiência norte-americana a grande influência era evangélica e na experiência européia a grande influência era católica, está com intenção crítica de questionar a conjuntura social em que o indivíduo estava localizado e mesmo de pretender mudanças estruturais. Entendia-se a novidade do capitalismo como um modelo de transição, dentro do qual os indivíduos deveriam ajustar-se;
	
	C
	Na experiência norte-americana a grande influência era do catolicismo e na experiência européia a grande influência evangélica, não havia intenção crítica de questionara conjuntura social em que o indivíduo estava localizado e mesmo de pretender mudanças estruturais. Entendia-se a novidade do socialismo como um modelo de transição, dentro do qual os indivíduos deveriam ajustar-se;
	
	D
	Tanto na experiência norte-americana, quanto na experiência européia, com grande influência da maçonaria, havia uma intenção crítica de questionar a conjuntura social em que o indivíduo estava localizado e mesmo de pretender mudanças estruturais. Entendia-se a novidade do socialismo como um modelo de transição, dentro do qual os indivíduos deveriam ajustar-se.
Questão 9/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
O conceito de alienação teve sua origem em Hegel e foi trabalhado por Feuerbach, que cria o humanismo naturista. Marx contrapõe os conceitos idealistas para fundamentar o Materialismo Histórico, colocando a dialética como principio dinâmico, resultando na concepção revolucionária do materialismo como filosofia da prática. Desse modo, compreende-se que:
	
	A
	A realidade só existe a partir das idéias e conceitos que fazemos dela e que residem em nosso espírito, assim, se não existíssemos, a realidade também não existiria
	
	B
	O materialismo surge do embate entre as ciências contra as formas primitivas de conhecimento e as estratégias de dominação por meio da criação de uma verdade legitimadora de grupos dominantes com o propósito de reproduzir o status quo.
	
	C
	Somente concebemos a existência da natureza e das demais coisas graças às nossas sensações, que se manifestam em nosso espírito e não têm qualquer sentido fora dele.
	
	D
	O materialismo surge como uma tentativa não científica de explicação do mundo, com fins culturais e forças políticas e com vistas a legitimar à dominação de uma classe sobre a outra.
Questão 10/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “Métodos e técnicas na gênese do Serviço Social”, analise as alternativas abaixo, de acordo com o apresentado por Aguiar (1982, p.32), escritos do ano de 1949, que registram a Sessão internacional de estudos, promovida pelo Secretariado Latino-Americano da União Católica Internacional de Serviço Social, apresentam qual conceito para o Serviço Social católico. 
	
	A
	uma forma de ação social que, baseados em dados empíricos, quer contribuir para a instauração ou manutenção da ordem social cristã favorecendo, a criação ou o bom funcionamento dos quadros sociais necessários ou úteis ao homem.
	
	B
	uma forma de ação social que, sem métodos técnicos apropriados, baseados em dados empíricos, quer contribuir para a instauração ou manutenção da ordem social.
	
	C
	uma forma de ação social que, por métodos técnicos apropriados, baseados em dados científicos, quer contribuir para a instauração ou manutenção da ordem social cristã favorecendo, a criação ou o bom funcionamento dos quadros sociais necessários ou úteis ao homem.
	
	D
	uma forma de ação social que não contribui para a instauração ou manutenção da ordem social favorecendo, a criação ou o bom funcionamento dos quadros sociais necessários ou úteis ao homem.

Outros materiais