Buscar

exercicio fisiologia humana enviar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna:Samara C L.Silva Exercícios
1)A ventilação pulmonar depende dos músculos intercostais (situados entre as costelas) e do diafragma.A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, se da pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, o que aumenta o volume da caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões.A saída de ar dos pulmões, a expiração, se dá pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma se eleva e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.
2) O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas. A tensão superficial é a força que atua através de uma linha imaginaria na superfície do liquido. Ela se origina porque as forças de atração entre as moléculas adjacentes do liquido são muito mais fortes do que aquelas entre o liquido e o gás, resultando em diminuição da superfície liquida, gerando uma pressão dentro do alvéolo.
3) O movimento das moléculas de O2 da atmosfera às mitocôndrias requer o funcionamento integrado dos pulmões, coração, sangue e rede vascular que compõem um complexo sistema de transporte de massa capaz de suportar variações no consumo de oxigênio (VO2) tão grandes quanto 15 a 20 vezes. 
 É por difusão que as moléculas de O2 movem-se do gás alveolar para o sangue que percorre os capilares pulmonares. É também por difusão que esse gás move-se do capilar sistêmico até as mitocôndrias nos diversos órgãos sistêmicos. O movimento do CO2 é no sentido oposto, mas também processa-se por difusão. Ambos os gases sofrem reações na corrente sanguínea no início e no fim de suas jornadas entre os pulmões e os tecidos periféricos. 
4) Em humanos e outros mamíferos, por exemplo, a moléculas de oxigênio e gás carbônico são trocadas entre o ar ambiente e o sangue, de forma passiva (difusão).
5) No trato gastrintestinal ocorrem dois tipos básicos de movimento: propulsivos e de mistura. O movimento propulsivo é caracterizado pelo peristaltismo, no qual um anel contrátil surge ao redor do intestino e, depois, move-se para adiante. Os movimentos de mistura são diferentes nas diversas partes do tubo alimentar. O processamento do alimento na boca ocorre principalmente através da mastigação, onde o alimento é cortado e triturado pelos dentes.
6) Secreções do TGI vêm das glândulas associadas ao trato (as glândulas salivares, pâncreas e fígado),das glândulas formadas pela parede do intestino(ex: Glândulas de Brunner, no duodeno) e pela mucosa intestinal. Secreções do TGI e das glândulas associadas incluem água, eletrólitos,proteína, e agentes humorais. A secreção é provocada pela ação de substâncias efetorasespecíficas, os SECRETAGOGOS, atuando sobre as células secretórias.
SECREÇÃO SALIVAR a Saliva é um liquido que contem eletrólitos e solutos orgânicos secretados pelas glândulas salivares maiores: Parótidas (secreção serosa), Submandibulares (secreção mista) e Sublinguais (secreção predominantemente mucosa).A saliva é essencial na higiene, saúde e conforto da cavidade oral, e a sua ausência causa a Xerostomia (boca seca), ocasionando lesões nas mucosas oral e esofágica e incidência de cáries.As glândulas salivares maiores (descritas acima) são túbulo-acinares. Essas 3 glândulas produzem aproximadamente 90% da secreção salivar total. As glândulas submandibulares e sublinguais são responsáveis por cerca de 70% do fluxo salivar basal, não estimulado, enquanto as parótidas respondem por 15 a 20% e as glândulas salivares menores , por 5 a 8%.
 As parótidas e as submandibulares são responsáveis por 45 a 50% do fluxo salivar estimulado pela presença de alimento na cavidade oral, enquanto a contribuição das
outras glândulas é menor.A saliva contém dois tipos principais de secreção de proteína:
 Secreção serosa (que contém PTIALINA, uma α-amilase) que é uma enzima para a
digestão de amido. Secreção mucosa (que contém MUCINA, glicoproteína responsável pela produção demuco) para lubrificar e proteger as superfícies, da boca até o ânus.Os ácinos são as unidades secretoras, contendo entre 15 a 100 células. A secreção da saliva é uma operação em dois estágios: o primeiro envolve os ácinos e o segundo envolve os ductos salivares. Os ácinos produzem uma secreção primária (saliva primária) que contém ptialina e\ou mucina em uma solução de íons.
7)  O tecido muscular esquelético surge do mesoderma somático (Folheto parietal), o tecido muscular cardíaco surge do mesoderma esplancnopleura (Folheto visceral) e o músculo liso surge do mesoderma esplancnopleura e, algumas partes do mesoderma somático.
 Tecido Muscular Estriado Esquelético (Músculo Esquelético)Recebe este nome devido a presença de estrias vistas ao microscópio de luz, que são derivadas das Miofibrilas e é o principal músculo que faz parte do sistema Músculo Esquelético, responsável pela locomoção e movimentação de membros. São tecidos de controle voluntario.
 Tecido Muscular Estriado Cardíaco (Músculo Cardíaco)O coração é um órgão predominantemente muscular pois é a atividade contrátil do músculo cardíaco que dá o coração a sua função de bombeador de sangue do organismo. As fibras musculares cardíacas são semelhantes às fibras do músculo esquelético, porem, algumas particularidades do músculo cardíaco o torna um tecido muscular próprio.O músculo cardíaco tem estriações, semelhantes ao músculo esquelético, porem não é tão bem destacado como no músculo esquelético. O músculo cardíaco é involuntário, sendo controlado pela atividade parassimpática e simpática do sistema nervoso autônomo. 
 Tecido Muscular Liso o músculo liso é um tipo de músculo muito encontrado ao redor de vísceras e outros tecidos lhes dando um certo movimento característico, como as células musculares lisas do trato gastrointestinal que conferem a este a motilidade. O músculo liso não se parece em nada com o modelo clássico de músculo estiado. São células alongadas e fusiformes com extremidades finas e tamanhos que podem variar de 20  µm até 500  µm . Os núcleos das células musculares lisas são alongados e centralizado, caso estes estejam enrugados, enrolados ou helicoidal podem indicar que aquela célula estava contraída no momento da fixação da lamina. Seu Citoplasma homogêneo é fortemente acidófilo e se cora fácil pela eosina.
8) A função do Sistema Nervoso Autônomo, é a regulação do sistema cardiovascular, digestão, respiração, temperatura corporal, metabolismo, secreção de glândulas exócrinas, e, portanto, manter constante o ambiente interno (homeostase).
9) A formação da urina ocorre por meio de três processos básicos: filtração, reabsorção e secreção.
10) O néfron, também denominado nefrónio, é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. Em cada rim existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons que funcionam alternadamente, de maneira a seguir a necessidades do organismo no momento. Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo e a cápsula de Bowman e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor.
11) A vasopressina, também conhecida como arginina vasopressina (AVP) ou argipressina ou hormônio antidiurético )  antidiurética  é um hormônio humano secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial; fazendo com que os rins conservem a água no corpo, concentrando e reduzindo o volume da urina. Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água (aquaporinas) nas células do túbulo de conexão e 
túbulo coletor.
12) É o controle da concentração de CO2 do LEC pelos pulmões que por sua vez diminui a concentração de íons H+.OCO2 é produzido constantemente pelas células devido aos processos metabólicos, se difunde das células para os líquidos intersticiais e daí para o sangue, onde é levado aos pulmões para ser trocado e eliminado na atmosfera.
Em média existem 1,2 mmol/l CO2 dissolvidos no LEC, o que corresponde a pCO2 de 40 mmHg. Se a produção de CO2 aumentar eleva a pCO2, se ocorrer redução metabólica a pCO2 diminui. O aumento da concentração dos íons H+ estimula a ventilação alveolar. Sistema de feedback negativo, eficiência de 50 a 75%, resposta observada em 3 a 15 min.
Se a produção metabólica de CO2 permanecer constante o único outro fator capaz de afetar a pCO2 é a ventilação alveolar. Quanto mais alta a ventilação alveolar, menor pCO2 e quanto menor a ventilação alveolar maior a pCO2.
13) a) Acidose e alcalose são estados anormais resultantes de excesso de ácidos ou de bases no sangue, Acidose ocorre quando o pH cai abaixo de 7,35, e pode ser causada pelo aumento da produção ou diminuição da excreção de ácidos, ou aumento da excreção de bases. Alcalose ocorre quando o pH ultrapassa 7,45, e pode ser provocada pela perda de ácidos com vômitos prolongados ou desidratação, administração venosa ou ingestão de bases, ou hiperventilação (por aumento da eliminação de ácido sob a forma de CO2).
b)Transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais promove o2 aos tecidos e remove o co2.função da respiração ventilação pulmonar,difusão de 02 e co2 entre o alvéolos e o sangue pulmonar,transporte de o2 e co2 pelo sangue e líquidos intersticiais e suas trocas com as células,regulação da ventilação.
14) a) As função do trato gastrointestinal (TGI) e dos seus órgãos acessórios são de suprir a digestão dos alimentos e promover a absorção de água, eletrólitos e nutrientes, que são essenciais para a sobrevivência de um animal. Para exercer estas funções são necessários (1) movimentação do alimento pelo trato gatrintestinal; (2) secreções de soluções digestivas (ex: ácido clorídrico) e digestão de alimentos (= quebra das macromoléculas ); (3) absorção de água, diversos eletrólitos e produtos da digestão; (4) circulação de sangue através dos órgãos gastrointestinais para transporte das substâncias absorvidas; e (5) controle destas todas funções pelos sistemas nervoso e hormonal locais. Cada parte do TGI está adaptada as suas funções específicas: algumas para a simples passagem do alimento, como o esôfago; e outras para a digestão e absorção, como o intestino delgado.
b) O esôfago é o canal de passagem para onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares (movimentos peristálticos) até o estômago.
15) a) 1º Os alimentos entram no sistema digestivo pela boca, onde são mastigados e triturados pelos dentes. Com a ajuda da língua e da saliva, produzida pelas glândulas salivares, formam uma massa pastosa designada de bolo alimentar. 2º Quando engolimos, o bolo alimentar passa pela faringe e pelo esófago que, através dos seus movimentos, o empurra até ao estômago. 3º Com a intervenção dos movimentos do estômago e a ação do suco gástrico (que é um líquido ácido produzido no estômago) o bolo alimentar é transformado em substâncias mais pequenas e simples que formam uma massa fluída e pastosa que se chama quimo. 4º No intestino delgado, o quimo mistura-se com outros líquidos (a bílis que é produzida no fígado, o suco pancreático que é produzido no pâncreas e o suco intestinal que é produzido no intestino delgado), formando uma massa ainda mais fina e fluída que se chama o quilo. 5º As substâncias que não são úteis ao organismo formam desperdícios que é necessário eliminar. No intestino grosso, essas substâncias são transformadas em fezes e, depois, são expulsas para o exterior através de um orifício na extremidade do intestino grosso que se chama ânus.
b) A Gastroparesia é definida como uma síndrome de atraso no esvaziamento gástrico na ausência de sintomas de obstrução mecânica e sintomas cardinais como saciedade precoce, plenitude pós-prandial, náuseas, vômitos, distensão abdominal e dor abdominal em andar superior que ocorrem em síndromes dispépticas. Atraso induzido por medicação no esvaziamento gástrico, particularmente a partir de agentes narcóticos e anticolinérgicos e glucagon like peptide-1 (GLP-1) e análogos de amilina entre os diabéticos deve ser considerada em pacientes antes de atribuir um diagnóstico etiológico. Narcóticos e outros medicamentos que podem retardar o esvaziamento gástrico devem ser interrompidos para estabelecer o diagnóstico com um teste de esvaziamento gástrico.-A Gastroparesia pode ser associada e pode agravar a doença de refluxo troesophageal gás (DRGE

Outros materiais