Buscar

TANATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201402960784)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as alternativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta: I. Isolamento social, falta de amigos, não ser casado, não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio. II. A distanásia involuntária o paciente é contra, mas mesmo assim ela acontece. III. Na mistanásia a pessoa recebe cuidados de forma digna, humana e respeitosa, é assistida de maneira mais natural possível na sua morte. IV. A eutanásia ativa é semelhante ao que acontece na Pena de Morte nos países onde esta é legalizada, aplica-se uma injeção venosa letal. V. No Brasil a eutanásia é considerada homicídio, com exceção da situação em que o doente é terminal, sem condições de terapia, onde ele poderá optar pela eutanásia passiva.
		
	
	Está correta apenas a proposição IV;
	
	Estão incorretas apenas as proposições I,II, III e V;
	
	Nenhuma alternativa anterior;
	 
	Estão corretas apenas as alternativas I e IV;
	
	Estão corretas as proposições III e IV;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402960817)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A RESOLUÇÃO do Conselho Federal de Medicina (CFM) Nº 1.826/2007 dispõe sobre a legalidade e o caráter ético da suspensão dos procedimentos de suportes terapêuticos quando da determinação de morte encefálica. Com relação a esta Resolução marque a alternativa verdadeira:
		
	
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica, o médico responsável pelo paciente pode esperar a família chegar ao hospital para retirada do suporte terapêutico, neste caso a hora e data registradas na Declaração de Óbito serão as mesmas do momento em que suspendeu o suporte terapêutico.
	 
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica, o médico responsável pelo paciente pode esperar a família chegar ao hospital para retirada do suporte terapêutico, neste caso a hora e data registradas na Declaração de Óbito serão as mesmas da determinação de morte encefálica.
	
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica, se o médico retirar o suporte terapêutico antes do coração parar (Parada cardiorrespiratória) será considerado eutanásia.
	
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica cabe a família decidir o momento de suspender o suporte terapêutico.
	
	A manutenção do paciente com suspeita de morte encefálica, com uso de drogas, monitorização, ventilação mecânica é considerada distanásia. Afinal das contas o paciente está morto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402493927)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme observam MARTINS, ALVES,GODOY (1999), negar e banalizar a morte é saída efêmera ao profissional de saúde,fazendo-lhe agir isento de envolvimento emocional algum. Essa estratégia errônea confronta-o com as falhas de suas defesas,perpetuando a sua angústia não expressa.Assinale a questão que se relaciona com o texto.
		
	
	O correto é o enfermeiro não se envolver com o paciente terminal.
	
	Independente da situação o enfermeiro tem muito trabalho, não dá tempo par pensar em morte.
	 
	¿Porque, por mais que você tenha um profissionalismo, você é gente, você sente, se desgasta com aquilo, você vê aquela pessoa morrer, morrer, sem poder fazer nada, sem fazerem nada,né, muitas vezes. (...) Eu nunca me esqueci o dia que morreram oito numa tarde só, nesse dia, eu fui pra casa arrasada, arrasada.¿
	
	¿Eu sempre fui uma pessoa medrosa pra paciente que morria, sempre tive medo. (...) Mas é o dia-a-dia, a gente não pode ficar com a tristeza .
	
	¿De certa forma, é um trabalho muito,mas muito desgastante, porque você lida diretamente com o paciente, você lida diretamente com a morte, porque o nome já tá dizendo: Ressuscitação,né. E naquela sala ali, raríssimas, pouquíssimas pessoas saem com vidadaquela sala.¿
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403413302)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Consiste em atrasar o mais possível o momento da morte usando todos os meios, proporcionados ou não, ainda que não haja esperança alguma de cura, e ainda que isso signifique infligir aos moribundos sofrimentos adicionais e que, obviamente, não conseguirão afastar a inevitável morte, mas apenas atrasá-la umas horas ou uns dias em condições deploráveis para o enfermo. A distanásia também é chamada, intensificação terapêutica, ainda que seja mais correto denominá-la de, obstinação terapêutica. Referindo-nos sempre ao doente terminal, perante a eminência de uma morte inevitável, médicos e doentes devem saber que é lícito conformarem-se com os meios normais que a medicina pode oferecer e que a recusa dos meios excepcionais ou desproporcionados não equivale ao suicídio ou à omissão irresponsável da ajuda devida a outrem. Essa recusa pode significar apenas a aceitação da condição humana, que se caracteriza também pela inevitabilidade da morte.
		
	
	Mistanasia
	
	Ortotanásia
	 
	Distanásia
	
	Kalotanásia
	
	Eutanásia
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402498326)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao assistir um paciente em fase terminal, o enfermeiro deve prioritariamente:
		
	
	Manter uma postura profissional, sem envolvimento que possa afetar sua saúde mental.
	
	Estar preparado para preparar o corpo do paciente para um velório digno.
	
	Não se afetar com a morte porque é uma conseqüência natural da vida
	
	Manter os cuidados tecnicamente corretos, evitar um envolvimento mais pessoal com o cliente.
	 
	Manter os cuidados plenos, e um relacionamento intrapessoal, atenção voltada para as necessidades integrais do doente.

Continue navegando