Buscar

TG III Pedagogia

Prévia do material em texto

UNIP- INTERATIVA
CURSO DE PEDAGOGIA
Lilian Gutierres RA 1716269
TRABALHO DE GRUPO – Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas.
POLO DE PIRAJUÌ
Pirajuí
2017 
 Em sua opinião e a partir da palestra “Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas”, o que leva a esta pouca efetividade das propostas de integração das Tecnologias e metodologias ativas ao aprendizado? Existe resistência à implantação destas abordagens? Como preparar o educador para esta nova realidade? Aproveitem e contem suas experiências sobre o tema.
Palestra: Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas 
Professor: Mônica Mandaji 
A palestra “Estilo de Aprendizagem e Metodologia Ativas” da Dra. Mônica Mandaji, me fez refletir sobre como essas metodologias poderiam estar sendo aplicadas na atualidade.
 	O mundo atual é cheio de tecnologia, e cada vez mais isso se torna veloz, nossas crianças já nascem nesse mundo digital e se integram simultaneamente a varias mídias, mas infelizmente nossas escolas não estão preparadas para acompanhar essas crianças righ-tech.
Na maioria de nossas escolas (principalmente a da rede pública) ainda estamos seguindo o ensino tradicional onde as matérias são preparadas de um modo geral para todos os perfis de alunos sem direcionamento especifico para cada tipo de aprendizagem individual, e cada matéria se mostra separadamente e não se mistura para se formar uma única como nós utilizamos no dia a dia, mas o que leva a esta pouca utilização dessas propostas? Falta de infraestrutura nas escolas, falta de preparação e capacitação profissional dos professores, incentivo de nossos governantes, etc.
Existe muita resistência á implantação de novas metodologias e tecnologias de ensino, precisamos capacitar nossos professores, pois essa rejeição muitas vezes se dá devido à falta de conhecimento, sobre a forma de como utilizá-las para adquirir bons resultados no processo de ensino-aprendizagem. Cabe aos professores, no entanto, acreditarem e buscarem capacitações e aprimoramentos na área, procurar materiais (livros, palestras, artigos, seminários, etc.) que estão ao seu alcance para se aperfeiçoar e motivar a integrar a essas novas propostas de metodologia ativa e suas tecnologias, apenas quando todos saírem de sua passividade conseguiremos resultados efetivos e palpáveis.
Fui educada em uma escola tradicional, aprendi muito, porém sinto falta dessa rapidez de pensamento e integração simultâneo que tanto se faz necessário atualmente, por esse motivo apoio as novas metodologias ativa para preparar nossos jovens para o mundo atual e tecnológico em que vivemos.

Continue navegando