Buscar

Avaliaçao Nilcea 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 977157)
	Pontos: 1,0  / 1,0
Críticos do capitalismo explicam de que modo a ideologia impede a formação crítica do homem. Considerando o conceito de Ideologia, as afirmações abaixo são verdadeiras, ao menos o que está escrito em:
 	Resultado das ações humanas para resolverem seus problemas, processo no qual tanto o mundo natural como o próprio ser humano são transformados.
 2a Questão (Ref.: 949861)	Pontos: 1,0  / 1,0
Com base no trecho a seguir responda:
Em síntese, o modo diferente de fala das classes menos escolarizadas e, normalmente, menos abastadas, passa a ser alvo de preconceito por parte das classes mais escolarizadas; portanto, mais influentes na sociedade. Assim, o poder daqueles que gozam de mais prestígio, por conta de fatores políticos, econômicos e culturais, transfere-se para a variedade linguística que utilizam. Essas variedades passam a ser consideradas mais corretas, mais dignas. (ROSÁRIO, I.C. In: PAES, R,. (Org.). Língua, uso e discurso: entremeios e fronteiras. 1ªed. Rio de Janeiro: Editora da UESA, 2013, v. 1, p.49)
I - Preconceito linguístico é o julgamento negativo dos falantes em função da variedade linguística que utilizam e isso acontece por não saberem que fatores políticos, econômicos e culturais determinam a baixa escolaridade dos falantes.
II - Norma culta ou padrão é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social de maior prestígio, que deve ser utilizada por todos da mesma comunidade.
III - A norma-padrão seria aquela carregada de preconceitos em relação às demais variedades e que tem como objetivo ¿ como o próprio nome diz ¿ a padronização da língua, considerando tudo o que é diferente a ela como errado.
IV - A norma culta diz respeito à variedade utilizada pelas pessoas que têm mais proximidade com a modalidade escrita e, portanto, possuem uma fala mais próxima das regras de tal modalidade.
É possível afirmar que estão corretas as afirmações:
 	apenas I, III e IV
	 3a Questão (Ref.: 840551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
Na docência para/na democratização do espaço escolar é necessário alterar visões reducionistas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem; é preciso um olhar no plano da coletividade, atendendo-se a especificidade da diferença, questionando modelos predeterminados, constituindo caminhos verdadeiramente democráticos. Nesta perspectiva, espera-se que as orientações e/ou ações didáticas caminhem no sentido de:
 	Relacionar os conteúdos de ensino a partir daquilo que têm significância para o aluno, no sentido de facilitar sua aprendizagem.
	
 4a Questão (Ref.: 828756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
Complete a frase corretamente:
A pesquisa científica é definida como processo que deve aparecer em todo trajeto educativo, como ______________que é, na base de qualquer proposta _____________. Se educar é sobretudo motivar a criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, jamais o discípulo, a atitude de pesquisa é parte __________. Pesquisar toma aí contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor é aquele que sabe superar-se.
 	princípio educativo, emancipatória e intrínseca;
	 5a Questão (Ref.: 977222)
	Pontos: 0,0  / 1,0
 A respeito do movimento anarquista, considere V para verdadeiro e F para falso: 
I-Os anarquistas visam à abolição da propriedade privada dos meios de produção capitalista.
II-Criticam toda instituição que possa dificultar a emancipação humana, como o Estado e a Igreja, exceto a escola.
III- Acreditam na capacidade natural do indivíduo em viver em paz com seus semelhantes mediante uma "ordem na anarquia".
 	I-V, II-F, III-V
	 6a Questão (Ref.: 949862)
	Pontos: 0,0  / 1,0
"Aprendemos a moldar nossa fala às normas do gênero e, ao ouvir a fala do outro, sabemos de imediato, bem nas primeiras palavras, pressentir-lhe o gênero, adivinhar-lhe o volume ( a extensão aproximada do todo discursivo), a dada estrutura composicional, prever-lhe o fim, ou seja, desde o início, somos sensíveis ao todo discursivo que, em seguida, no processo da fala, evidenciará suas diferenciações." (Bakhtin, 1992:302)
Atente para as seguintes afirmações.
I - Quando um indivíduo fala/escreve ou ouve/lê um texto, ele antecipa ou tem uma visão do texto como um "todo acabado". Isso se dá justamente pelo conhecimento prévio que ele tem dos gêneros a que ele teve acesso na sua história escolar ou de leitura.
II -  Baseado em um conhecimento global de como se dão discursivamente as interações, que o falante, muitas vezes, especifica, durante a sua fala, o gênero do discurso que está produzindo ou a que se refere.
III - Telefonema, palestra, entrevista, piada, reportagem etc. são diferentes gêneros discursivos mobilizados pelos falantes e requeridos em função das esferas de atividade em que estão inseridos.
IV - As características de cada tipo de texto, a maneira de como ele é apresentado aos leitores, seu layout, a forma de ser organizado. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertence.
Considerando o trecho lido está correto o que se afirma em:
 	I, II, III e IV.
	 7a Questão (Ref.: 836149)
	Pontos: 0,0  / 1,0
Ao tratar da relação professor-aluno, Libâneo destaca-a como um elemento fundamental no trabalho docente. O autor ressalta dois aspectos dessa interação: o aspecto cognoscitivo e o aspecto sócio emocional. Estamos falando, respectivamente, de:
 	Formas de comunicação dos conteúdos escolares bem como tarefas escolares indicadas aos alunos / relações pessoais entre professor e aluno bem como normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente.
	 8a Questão (Ref.: 828750)
	Pontos: 1,0  / 1,0
A formação do Pedagogo tem sido foco de grandes discussões nos últimos anos e essas discussões defendem
I- A formação docente requer a pesquisa e a relação com a formação continuada, 
II- A formação docente requer reflexão e análise crítica da prática docente;
III- A formação docente requer criar condições conceituais e práticas para que os estudantes de Pedagogia adquiram os instrumentos da pesquisa para que possam utilizá-los mediante os desafios da profissão.
 	Todas estão corretas;
	 9a Questão (Ref.: 977224)
	Pontos: 0,0  / 1,0
No Brasil, duas grandes tendências marcaram as discussões e paradigmas educacionais: a tendência liberal e a tendência progressista. A respeito da tendência liberal é correto afirmar:
I- É um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
II- Entre os representantes da tendência liberal temos o Tecnicismo.
III- A pedagogia da Escola Nova e a pedagogia tradicional não são tendências liberais em educação.
IV- Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
 	II e IV
	 10a Questão (Ref.: 803584)
	Pontos: 1,0  / 1,0
Analise as afirmações abaixo:
I- O primeiro fator que distingue uma língua humana qualquer - como o português, o inglês ou o xavante- dos demais sistemas de linguagem é a existência de um léxico.
II- O número total de palavras e expressões existentes em um léxico é bastante variável de língua para língua.
III- Nos sistemas gerais de linguagem, não existe nada parecido com o léxico das línguas humanas.
São verdadeiras:
 	Todas elas.

Outros materiais