Buscar

Relatório Prática 3 - MATERIAIS CONSTRUÇÃO CIVIL- MADEIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará – ufc
Centro de tecnologia - ct
curso de Engenharia civil
Larissa Rodrigues (384984); Sara Porto (385000);
RELATORIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
Prática 3 – Madeiras
As madeiras são materiais bastante importantes na construção civil, possuem características como a boa resistência a compressão (superior à do aço e do concreto) e são produzidas com baixo consumo de energia. A inflamabilidade desse material, assim como sua suscetibilidade ao apodrecimento e ao ataque de cupins e brocas, aliado com o seu elevado custo, torna seu uso um pouco restrito quando comparado com outros materiais.
Durante a prática, foi visto que um importante fator a ser considerado na extração da madeira, é a disposição das fibras, que são orientadas na direção longitudinal (ou axial), e tem influência na resistência e na elasticidade da madeira. Algumas propriedades importantes da madeira são a umidade, densidade, resistência à compressão (paralela e perpendicular às fibras) e resistência à tração (paralela e perpendicular às fibras).
Como descrito na NBR 7190 : 1997, para a amostragem de lotes homogêneos de madeira, o volume do lote deve ser no máximo, 12 m³. Para lotes de espécies usuais, a amostra deve ser composta por pelo menos 6 corpos de prova. Para espécies pouco conhecidas, são no mínimo 12 corpos de prova. O valor característico da resistência deve ser estimado pela expressão:
Onde: n é o número de corpos de prova e f1, f2,..., fn são os resultados em ordem crescente. Quando n for ímpar, despreza-se o valor mais alto e não se considera fwk inferior a f1, nem a 0,70 do valor médio.
	Para os ensaios de resistência paralela às fibras, são utilizados corpos de prova de seção transversal quadrada de 5 cm de lado e com comprimento de 15 cm. Para a resistência perpendicular às fibras, os corpos de prova devem possuir seção quadrada de 5 cm de lado e com comprimento de 10 cm. Durante a prática, pudemos observar que a resistência à compressão paralela às fibras é da ordem de 4 vezes maior que a resistência perpendicular às fibras. 
	Outra característica importante da madeira é a densidade. A “densidade básica” é a razão entre a massa seca e o volume saturado, que é determinado pelas dimensões finais do corpo-de-prova submerso em água até que atinja massa constante ou com no máximo uma variação de 0,5% em relação à medida anterior. A densidade aparente é definida pela razão entre a massa e o volume dos corpos de prova com teor de umidade de 12%.

Outros materiais