Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Avalição Parcial 01

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Avaiação Parcial: CCJ0100_SM_201707175861 V.1 
	 
	Aluno(a): JEYSA COUTINHO DA SILVA
	Matrícula: 201707175861
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 22/09/2017 23:04:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707920851)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O que diferencia a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política?
		
	
	A Ciência Política privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Antropologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	Não se diferenciam. Antropologia, Sociologia e Ciência Política privilegiam igualmente os aspectos culturais da sociedade, o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais e aspectos relativos ao poder.
	
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Ciência Política estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Sociologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Sociologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades. A Antropologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707844299)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Por ciências sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de antropologia, ciência politica e sociologia . Há, contudo, especialistas que consideram este leque mais amplo, englobando outras áreas do conhecimento como a ciência jurídica, administração e outras. No entanto a denominação mais aceita é a que reconhece as três disciplinas como parte constitutiva desse campo cientifico. Assim, é correto afirmar que:
		
	 
	d) As disciplinas sociologia, antropologia e ciência politica, estudam fenômenos muito semelhantes, ou seja, fatos que decorrem da vida em sociedade;
	
	a) As três disciplinas são tão próximas que inexiste qualquer diferença entre elas, pois todas tratam dos fenômenos ocorridos em sociedade;
	
	Todas as alternativas anteriores são falsas
	
	b) No que concerne a Sociologia esta ciência estuda o homem a partir daquilo que constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura;
	
	c) A ciência política centraliza sua análise na compreensão dos aspectos microcósmicos da sociedade, tais como: religião, costumes, tradições dentre outros na tentativa de entender os significados;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707423390)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707462144)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos e seu objeto de investigação é
		
	 
	o homem nas relações intersubjetivas.
	
	a natureza e os fatos físicos.
	
	a natureza e os fatos químicos.
	
	a natureza em sua diversidade.
	
	o homem em sua composição biológica.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707211433)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta a partir da perspectiva antropológica: Ao ouvirmos uma afirmativa do tipo: "a família de João é maluca. Ele ficou doente e ao invés de eles procurarem um médico, foram a um Centro Espírita, fazer uma consulta com a Vovó Maria Conga. Que horror! Que falta de civilização!", podemos afirmar que:
		
	
	Existem pessoas, como a que expressou essa frase, que revelam em suas atitudes a preocupação com a saúde da população.
	 
	Este é um exemplo claro de etnocentrismo, porque o autor da frase não reconhece, estabelecendo hierarquia, o saber do outro.
	
	Quem usa uma afirmativa deste tipo está certo, uma vez que atitudes deste tipo, como a realizada pela família de João, podem acabar matando as pessoas.
	
	Este é um exemplo claro de uma postura tolerante em relação ao outro.
	
	Este é um exemplo claro de relativismo cultural, porque o autor da frase reconhece, sem estabelecer hierarquias, o saber do outro.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707777142)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Vendo-se obrigado a explicar as sucessivas derrotas de suas tropas durante a Guerra do Vietnã, o comandante das Forças Armadas norte-americanas, declarou à imprensa que os 'amarelos comunistas' estavam ganhando a guerra porque, ao contrário dos ocidentais, não davam valor à vida e, por isso, lutavam sem nenhum temor. Segundo o militar, os destemidos vietnamitas sequer expressavam dor por ocasião da morte de amigos e parentes". 
Disponível em: <http://www.cefetsp.br/edu/eso/comportamento/etnocentrismoexemplos.html>. Acesso em: 28 fev. 2014.
 
Qual é o conceito das ciências sociais que melhor explica o discurso do comandante americano?
		
	
	etnografia.
	
	difusão cultural.
	
	cultura.
	 
	etnocentrismo.
	
	relativismo cultural.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201707312659)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
		
	
	carismática, racional-legal e ideológica.
	
	carismática, total e legal.
	 
	carismática, racional-legal e tradicional.
	
	carismática, simbólica e racional-legal.
	
	carismática, carismático-legal, tradicional.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201707455834)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como a tríade Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau definem a criação do Estado?
		
	
	O Estado é criado naturalmente pois o homem é um ser gregário; até mais que a abelha.
	 
	O Estado é criado pelos homens através do contrato social.
	
	O Estado é uma acaso da História.
	
	O Estado é criação de um artífice metafísico, de um Deus.
	
	O Estado não existe, nem nunca existiu; é apenas algo imaginário.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201707429186)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Positivismo foi uma diretriz filosóficaque Augusto Comte desenvolveu na segunda metade do séc. XIX e influenciou o Brasil no lema de um de seus símbolos mais importantes. Estamos falando:
		
	
	Da bandeira de Brasília;
	 
	Da bandeira nacional;
	
	Da constituição brasileira.
	
	Da bandeira do Rio de Janeiro;
	
	Do brasão da república;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201707861131)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A transposição dos conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e do comportamento humano promoveu desvios interpretativos graves, que acabaram por prestar uma garantia de cientificismo a ações guiadas por preconceito e interesses oarticulares. Um desses desvios ocorreu com o conceito de espécie em Darwin para o estudo das diferentes sociedades e etnias" (COSTA, C. 2005) Considerando uma perspectiva crítica acerca do darwinismo social, marque a única afirmativa INCORRETA:
		
	
	A aplicação leviana do conceito de espécie à análise da sociedade serviu, no século XIX, como justificativa para ação política e econômica de dominação da Europa sobre a África e Ásia.
	
	A conquista, a dominação e a transformação da África e da Ásia pela Europa revestiram-se de aparência humanitária que ocultava a violência da ação colonizadora, e a transformava em "missão civilizadora".
	
	Inspirados nas concepções evolucionistas, os cientistas sociais entendiam que as sociedades mais simples deveriam evoluir em direção ao progresso até atingir o estágio mais avançado semelhante à sociedade europeia.
	
	O darwinismo social, além de justificar o colonialismo da Europa no resto do mundo, refletia o grande otimismo com que o progresso material da industrialização era percebido pelo europeu.
	 
	A necessidade de abastecer e buscar matérias-primas em regiões cada vez mais distantes levou à invenção e popularização do trem e do navio a vapor.

Continue navegando