Buscar

Ensino de lutas no contexto escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ensino de lutas no contexto escolar
O ensino de lutas nas aulas de Educação Física
    As lutas podem ser inseridas no contexto escolar não somente como outra modalidade como as tradicionais (futsal, basquetebol, voleibol e handebol), mas também a partir de atividades que possuem elementos da luta, como por exemplo, as brincadeiras de cabo-de-guerra, braço de ferro e outras. Sendo assim, o conteúdo lutas pode contribuir para o esporte competitivo e de alto rendimento, como, no caso da escola, colaborar na formação de um indivíduo cooperativo, disciplinado e que utilize os seus ensinamentos e fundamentos de forma positiva junto da sociedade em que vive, Segundo Ruffoni (2000, p. 2):
 Ao se propor e defender uma educação física voltada para a cultura corporal, para a prática das lutas, é imprescindível que se compreenda que será somente por meio da cultura que o esporte possuirá significados. A relação corpo-educação, por intermédio da aprendizagem significa aprendizagem da cultura, dando ênfase aos sentidos dos acontecimentos e a aprendizagem da história, ressaltando assim a relevância das ações humanas
 Fazendo parte da cultura, as lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos para Educação Física escolar que, infelizmente, ainda é pouco utilizada como recurso pedagógico.
Vale destacar ainda que o conteúdo de lutas não se resume apenas ao ensino das modalidades tidas como tradicionais (Judô, Karatê, Kung Fu, dentre outras), mas, também, a prática da luta informal, visto que existe uma gama de atividades inerentes à luta que despertam o interesse das crianças.
 Não é função da educação física escolar a preparação exímia de lutadores. Da mesma forma, também nos cursos de formação de professores (as) de educação física o que se espera é a preparação para atuação como educador e não como um lutador profissional! Neste sentido, pensamos que a educação física escolar ao tematizar as lutas, precisa necessariamente lidar com esse conhecimento de maneira particular e diferente do que ocorre nos campos específicos dessas práticas.
    De acordo com Nascimento (2007) e Santos (2009) o conteúdo aparece na escola por intermédio de terceiros, o que não justifica a não utilização das lutas na educação física escolar, pois quando abordadas por terceiros, por vezes em forma de oficinas, esta é feita a partir de um único tipo de luta, e de forma técnica, sem planejamento escolar que vise às necessidades pedagógicas dos alunos.
    Além disso, o conteúdo é tratado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's (BRASIL, 1997) como cultura humana e deve ter ser abordado nas aulas de educação Física escolar de maneira lúdica, sendo o professor de Educação Física o profissional mais indica, uma vez que, se ensinado por terceiros, a prioridade poderá assentar-se no aspecto técnico das lutas, fugindo assim das recomendações e da essência da Educação Física escolar.
    Partindo deste entendimento, propiciada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (BRASIL, 1997), as lutas devem ser abordadas com estratégias metodológicas que não visem apenas à técnica pela técnica, mas sim que o aluno a vivencie de uma maneira que lhe proporcione prazer, respeitando suas características de crescimento, pois o organismo humano, principalmente nessa fase está em constantes transformações, que são úteis à vida e as adaptações ao mundo externo.
 Esta prática pode trazer inúmeros benefícios ao usuário, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da idéia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação.
    É comum encontrarmos professores sem a formação adequada ensinando as lutas, muitas vezes de forma impensada e irresponsável, dando ênfase apenas ao caráter técnico/ competitivo, desviando assim o objetivo mais amplo da educação Física que é contribuir para o processo de formação plena dos alunos, assim como outros componentes curriculares que estão presentes na escola.
Lutas versus violência
    Segundo Oliveira e Santos (2006), um dos pontos levantados por alguns professores de educação física que não foram contemplados em sua formação acadêmica com a disciplina de Lutas, é que a utilização de elementos das práticas de lutas nas aulas de educação física escolar poderia favorecer o aumento de agressividade entre os escolares. Tal insegurança ocorre frequentemente entre aqueles que não puderam vivenciar em sua formação as possibilidades de se trabalhar os conceitos e procedimentos das diversas formas de lutas para o enriquecimento cinestésico-corporal e cultural de quem às pratica.
    Oliveira e Santos (2006) diz:
    Ao invés de aumentar a agressividade, ela contribuirá eficientemente, como comprova a literatura e a práxis educativa de quem trabalha com lutas aplicadas a mais de 28 anos, que as lutas são preponderantes no ato de refreamento do comportamento de agressividade e ainda estudos comprovam que as lutas atuam na formação do caráter das crianças e adolescentes os tornando perseverantes com a auto estima positiva e altamente seguros de sua capacidade de vencer sem ter medo de perder (OLIVEIRA e SANTOS, 2006, p 5).
    Dessa forma, deve-se ter consciência que durante o desenvolvimento desse conteúdo na escola, a explicação e aplicação das regras devem partir do professor e, porque não, construídas pelo professor e pelo aluno. O professor justifica os motivos de utilização desse conteúdo, tornando-o compreensível ao aluno, que por sua vez, poderá auxiliar o professor na organização e desenvolvimento do mesmo.

Outros materiais

Outros materiais