Buscar

respostas Unidade 4 saude e meio ambiente

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	“A definição de uma política de formação e desenvolvimento para o SUS, seja no âmbito nacional, estadual, regional e mesmo municipal, deve considerar o conceito de Educação Permanente em Saúde e articular as necessidades dos serviços de saúde e, as possibilidades de desenvolvimento dos profissionais, a capacidade resolutiva dos serviços de saúde e a gestão social sobre as políticas públicas de saúde. A Educação permanente é no trabalho, ondo o aprender e o ensinar se incorporam no cotidiano do trabalho.”
BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 20.
Sobre o Programa de Educação Permanente em Saúde, julgue as premissas a seguir.
I. O programa constitui uma alternativa de formação de novos profissionais de saúde para a ocupação dos postos de trabalho ociosos no mercado.
II. O programa pretende desconstruir alguns paradigmas sobre gestão de serviços médicos, mudando, gradativamente, a estrutura hierárquica de vertical para horizontal.
III. O programa tem como objetivo sustentar ações públicas de promoção do bem-estar que atendam às demandas específicas, por meio da intervenção dos profissionais da saúde que estão em contato direto com a população.
Assinale as opções corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	b. 
II e III, apenas.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, pesquisa do biólogo Renato Bacchi avaliou as atividades de educação ambiental que acontecem durante as práticas de ecoturismo no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia, que tem sua sede localizada em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba (interior de São Paulo).
O estudo mostra que os visitantes do parque não apenas esperam saber mais sobre o ambiente local, mas recebem as informações dos monitores. O biólogo recomenda o aprimoramento do trabalho educativo de modo a sensibilizar os visitantes e trazer discussões sobre o ambiente global e questões sociais.
Segundo o pesquisador, os principais resultados mostram a grande aceitação dos visitantes pela educação ambiental no ecoturismo. “Praticamente 99% dos participantes de rafting e 98% das trilhas disseram que devem existir educação ambiental durante atividades de ecoturismo. Ainda estes disseram que a motivação para realizar o ecoturismo é o contato com a natureza em primeiro lugar e a vontade de aprender algo novo em segundo lugar. Mostrando assim um grande interesse na prática educativa em contato com a natureza”.
ALBUQUERQUE, C. Educação ambiental pode ter mais espaço no ecoturismo. Exame.com, São Paulo, 3 abr 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/educacao-ambiental-pode-ter-mais-espaco-no-ecoturismo>. Acesso em: 2 dez 2015 (adaptado).
Sobre a educação ambiental, pode-se afirmar que:
I. É uma disciplina presente apenas nos currículos de instituições de educação formal que objetiva a aplicação de conhecimentos da biologia para a preservação da natureza.
II. É uma ação interdisciplinar, que envolve preceitos pedagógicos, biológicos e dos estudos sociais para a reflexão soluções sobre os problemas do meio ambiente e da sociedade.
III. É uma estratégia pedagógica exclusiva da educação informal que pretende conscientizar as pessoas sobre os impactos ambientais sobre a saúde das pessoas.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
II, apenas.
	Resposta Correta:
	a. 
II, apenas.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	Pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela organização WWF-Brasil, aponta que 82% dos brasileiros acreditam que a natureza do país não está protegida de forma adequada e 56% dos entrevistados não estão satisfeitos com as áreas verdes existentes nas grandes cidades – a maior taxa de insatisfação é da população do Sudeste (62%). Os dados foram divulgados no dia 18 de novembro de 2014, durante o Congresso Mundial de Parques, que aconteceu em Sydney na Austrália.
De acordo com a pesquisa, grande parte do público já ouviu falar da existência de áreas protegidas e 55% dos entrevistados afirmam que as áreas verdes ajudam na proteção das nascentes e rios. Outros 65% creem que a diversidade de plantas e animais fica mais protegida com a manutenção das florestas, independente de onde elas estiverem.
CARVALHO, E. 82% dos brasileiros dizem que natureza do país não está protegida. G1, São Paulo, 18 nov. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com./natureza/noticia/2014/11/82-dos-brasileiros-dizem-que-natureza-do-pais-nao-esta-protegida.html>. Acesso em 2 dez 2015 (adaptado).
Sobre as unidades de conservação, observe as afirmativas a seguir.
I. As unidades de conservação de proteção integral têm como objetivo principal a manutenção dos ecossistemas sem intervenção humana direta.
II. As unidades de uso sustentável têm como objetivo principal conciliar a presença humana e a preservação ambiental, incentivando o uso sustentável dos recursos naturais.
III. Todas as áreas protegidas pelo poder público não admitem a presença humana e/ou a exploração dos recursos naturais, sob nenhuma hipótese.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	e. 
I e II, apenas.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	“A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. As ações de inclusão social, por meio da saúde, são realizadas com a prevenção e controle de doenças e agravos ocasionados pela falta ou inadequação nas condições de saneamento básico em áreas de interesse especial, como assentamentos, remanescentes de quilombos e reservas extrativistas”.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Conheça a Funasa: Competências. Brasília: Funasa, 2011. Disponível em: <http://www.funasa.gov.br/site/conha-a-funasa/competencias/>. Acesso em: 2 dez 2015.
A partir do trecho apresentado, analise as seguintes premissas:
I. Uma das competências da Funasa é a atuação no controle e combate da mortalidade infantil causada por adoecimento pela má qualidade da água ou pela falta de saneamento básico.
II. São de competência da Funasa o controle dos impactos ambientais e a promoção de minimização do bem-estar da população.
III. Uma das competências da Funasa é a intervenção de promoção e proteção à saúde ambiental, articulando setores ambiental e social.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	c. 
I, II e III.

Continue navegando