Buscar

AP2 2010.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP2
Período - 2º sem/2010
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos J. G. Cova D.Sc.
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
 
Questão 1 (2,0 pontos):Explique e caracterize o Transporte Dutoviário e diga quais são os principais dutos em operação no Brasil.
 
R:O modal dutoviário é aquele que utiliza a força da gravidade ou pressão mecânica, através de dutos para o transporte de granéis. É uma alternativa de transporte não poluente, não sujeita a congestionamentos e relativamente barata.
Em geral, os produtos que possuem maior viabilidade para serem transportados em dutos são o petróleo e os seus derivados. Existe também a possibilidade de transportar produtos sólidos suspensos em líquido, mas com algumas restrições decorrentes da erosão do duto.
Embora a movimentação de produtos seja lenta (entre 5 Km/h  a 7 Km/h), ela ocorre durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, o que torna a sua velocidade efetiva até maior do que as outras modais.
Com relação ao tempo de trânsito, trata-se de um dos modais mais confiáveis, haja vista que são praticamente nulas as interrupções causadoras de variabilidade nesse tempo. 
No Brasil, os principais dutos existentes são: Gasodutos: destina-se ao transporte de gases, destacando-se a recente construção do gasoduto Brasil-Bolívia, com quase 2000 Km de extensão, para o transporte de gás natural; Minerodutos: aproveita a força da gravidade para transportar minérios entre as regiões produtoras e as siderúrgicas e ou portos. Os minérios são impulsionados por um forte jato de água; Oleodutos: utilizam-se de um sistema de bombeamento para o transporte de petróleo bruto e seus derivados aos terminais portuários ou centros de distribuição.
.
 
 
Questão 2 (2,0 pontos): Todo produto é o resultado de um processo ou atividade qualquer. O produto é composto por uma parte física perceptível, e uma outra intangível, que se complementam. Explique e caracterize essas partes física e intangível e diga por que a parte intangível é tão valorizada atualmente.
 
Resposta: A parte física é composta por características tais como o  peso, a forma, o volume e também aspectos referentes à performance e à durabilidade.
Já os aspectos intangíveis são relacionados com: o suporte pós-venda, a reputação da empresa, a capacidade de adaptação das operações com as necessidades do cliente, a comunicação que permite disponibilizar informação correta e atualizada (o rastreamento de uma encomenda, por exemplo), ou mesmo a disposição de assumir e se responsabilizar por erros.
Verificamos que, atualmente, é atribuído muito valor aos aspectos intangíveis. Isto ocorre porque é este componente intangível do produto que contribui em muito com a fidelização do cliente e a manutenção de relacionamentos já existentes.
 
            
Questão 3 (2,0 pontos): Explique o que é necessário para que o gestor logístico possa tomar decisões acerca de qual modelo de gestão de estoques adotar e quais os trade-offs que devem ser enfrentados.
 
Resposta:  Para se tomar uma decisão acerca de qual modelo de gestão de estoques deve ser adotado, é necessário preliminarmente identificar as principais características das operações de produto e/ou distribuição. As decisões de estoque devem estabelecer o fluxo do reabastecimento e devem também ser consideradas sempre como decisões de alto risco, uma vez que os itens mantidos em estoque podem sofrer deterioração, obsolescência ou outras causas de perda, além de ocuparem um espaço que, se bem planejado, poderia estar sendo utilizado para outros fins, isso sem contar o custo do capital investido. Sendo assim, sempre haverá o trade-off entre custo e disponibilidade, que definirá quanto pedir, quando pedir, como pedir e quais as tecnologias que serão utilizadas para o controle do estoque.
.
 
Questão 4 (2,0 pontos): Caracterize o que vem a ser estoque de flutuação e diga qual é a sua função:
 
Resposta: A função do estoque de segurança é proteger a empresa contra imprevistos na demanda e no suprimento. Funciona como um pulmão contra as variabilidades na demanda e nos prazos de reposição. É um acréscimo ao estoque normal necessário para suprir as condições de demanda média e do prazo de entrega médio. Este estoque é concebido a partir de procedimentos estatísticos que trabalham com a natureza aleatória da variabilidade presente. É necessária uma previsão bastante precisa para minimizar os níveis do estoque de segurança. Muitas vezes a falta do produto acarreta uma perda real de venda, sobretudo quando se trata de produtos de alto consumo, tais como sabonetes, biscoitos ou margarina. Em geral, quando o produto não estiver disponível, o consumidor acaba levando um similar da concorrência, ainda que em menor quantidade.
 
 
Questão 5 (2,0 pontos): Suponha que uma empresa tenha realizado um estudo para fins de elaboração de uma curva ABC. Suponha também que o número de itens diferentes no estoque seja de 12. Considerando que 25% dos itens tenham sido responsáveis por 80% das vendas, e dado que as vendas totais tenham sido no valor de $ 50.000, identifique o parâmetro A da curva que descreve a relação 80-20:
 
 
Resposta: 
                                                           A = X . (1 – Y)                 
                                                                    (Y – X)
Onde X é o percentual dos itens e Y é o percentual das vendas.
 
 
                            A = 0,25 . (1 – 0,80) / ( 0,80 – 0,25) = (0,05) / ( 0,55) = 0,091

Outros materiais

Outros materiais