Buscar

AP1 2011.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2º sem/2011
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): Atualmente vemos o conflito em torno da fusão da rede de supermercados Carrefour com a rede Pão de Açúcar. É um processo de ampliação que está de acordo com a estratégia de globalização das empresas, que procuram ampliar seus mercados e operações. Diga qual a relação entre este fenômeno e o gerenciamento das Cadeias de Suprimentos e comente sobre a aparente contradição entre uma abrangência global e uma customização local: 
R: Esta tendência das organizações se tornarem globais destaca a importância vital da logística e do gerenciamento da cadeia de suprimentos como elemento fundamental para a lucratividade. 
	A complexidade da tarefa logística é aumentada por fatores tais como: a variedade maior de produção, os ciclos de vida mais curtos dos produtos, o crescimento do mercado, e o número de canais de suprimentos e de mercados.
	Atualmente, a globalização das atividades industriais se tornou um aspecto relevante para os negócios, que passaram a ter também uma abrangência global. Um negócio global é aquele que faz mais do que exportar. É aquele que vai obter suas matérias primas e componentes em mais de um país, e que terá vários locais de montagem ou de manufatura geograficamente dispersos, o que possibilita a comercialização de seus produtos no mundo todo. 
	A globalização, contudo, não conseguiu promover uma convergência das preferências dos consumidores, pois a realidade do marketing global ainda evidencia muito as necessidades locais. Verifica-se que a marca pode ser global, mas o produto de um modo geral precisa de uma customização para atender as necessidades específicas dos clientes de um determinado país, tais como o padrão de transmissão de TV ou o volante do automóvel à direita ou à esquerda.
	Nas empresas globais as fábricas produzem em quantidades maiores para atender à demanda global, em vez de apenas atenderem a uma demanda local, graças à redução de barreiras ao comércio e ao desenvolvimento de infra-estrutura global de transporte.
	Não obstante, as empresas terão que melhorar seus serviços e baixar custos constantemente para se manterem competitivas nesse ambiente globalizado. Para isso a cadeia de suprimentos tem que ser cada vez mais eficiente e eficaz. (aula 7 – o fluxo na Cadeia de Suprimentos Global)
Questão 2 (2,0 pontos): Existem vários problemas que são criados no contexto das organizações convencionais, que impedem ou dificultam a implementação bem-sucedida de um planejamento logístico integrado. Explique qual é o problema decorrente do fato de que os estoques tendem a aumentar nas fronteiras funcionais:
Resposta: O fato de que os estoques aumentam nas fronteiras funcionais ocorre porque há uma tendência por parte das funções em otimizar o custo por unidade, seja comprando em maior quantidade, seja fabricando em grandes lotes. Em ambos os casos acabam gerando estoques desnecessários, que produzem encargos financeiros sob a forma de custos de capital de giro e outros, nas fronteiras da organização e entre as organizações, fazendo com que as atividades à montante não tenham uma visão clara da demanda real à jusante. (aula 8 – a integração sistêmica na Cadeia de Suprimentos)
Questão 3 (2 pontos): A adoção de práticas de “enxugamento”, a opção pela terceirização e a tendência geral à redução da base de fornecedores, aumentam de forma potencial a vulnerabilidade da cadeia de suprimentos. Explique a razão pela qual estas circunstâncias ampliam o nível de risco sistêmico suportado pelas organizações. 
Resposta: Todas estas manifestações no ambiente de negócios aumentam consideravelmente os riscos envolvidos, pois ampliam a incerteza acerca do futuro, numa aparente contradição, pois: a TIC não seria um fator de redução da incerteza na tomada de decisão? Ocorre que, se por um lado a TIC amplia a visão de um tomador de decisão em particular, permitindo que ele leve em consideração uma ampla gama de informações e aspectos, por outro, na ação conjunta de milhares de tomadores de decisão bem informados, a velocidade com que as transformações ocorrem altera profundamente a capacidade de percepção e manejo das mesmas, gerando um novo patamar de incertezas e ambigüidades. Com este processo, aumenta a volatilidade do ambiente de negócios, ou seja, aumentam os riscos em suas múltiplas formas. (aula 9 – a gestão de riscos logísticos)
Questão 4 (2,0 pontos): O ciclo do pedido compreende todos os eventos mensuráveis em tempo ao longo do prazo total para a entrega do produto. Caracterize o componente do ciclo de pedido representado pelo processamento e montagem: 
Resposta: processamento e montagem: No tempo de processamento estão incluídas as seguintes atividades: preparação da documentação de embarque, atualização dos registros de estoques, coordenação da liberação de crédito, checagem dos pedidos para verificação de erros, atualização do status dos pedidos tanto para os clientes quanto para os setores da organização envolvidos no negócio, e o encaminhamento de informações pertinentes aos setores de vendas, produção e contabilidade. Já a montagem do pedido inclui todo o tempo necessário para proceder a liberação do embarque para despacho desde a recepção do pedido e a disponibilização dessa informação para o armazém. (aula 10 – A caracterização do serviço ao cliente)
Questão 5 (2,0 pontos): Explique o que é necessário estudar para que um gestor logístico possa escolher o meio mais adequado ao transporte dos seus itens de suprimento e diga qual o critério relevante para a tomada de decisão: 
Resposta: Ele deverá estudar todas as rotas possíveis, analisando os modais mais vantajosos em cada percurso. Isto ocorre porque um operador logístico possui uma ampla gama de serviços à sua disposição, conforme as modais que resolver adotar. Quanto à modalidade, os transportes podem ser classificados em: hidroviário; ferroviário; rodoviário; aeroviário; e dutoviário. No tocante ao seu emprego, os cinco modais citados podem ser usados em combinação, articulando suas conexões ao longo das rotas, ou então é possível usar uma única modal em caráter exclusivo. A partir dessas opções o usuário escolhe um serviço ou combinação que lhe proporcione a melhor relação de custo-benefício. Quando o operador logístico remete uma carga por uma determinada modal de transporte, ele é designado embarcador. (aula 11 – os fundamentos do transporte)
.

Continue navegando