Buscar

AD1 2009.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Administração
AD1 – Avaliação a Distância
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador: Prof. Carlos J. G. Cova D.Sc.
GABARITO
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
 
No conceito de logística, existem múltiplas idéias associadas às suas características. Contudo, é possível identificar alguns aspectos gerais, que estão sempre presentes nessas caracterizações. Enuncie esses aspectos e diga porque a Logística possui uma grande importância para os negócios atualmente. (2,5 pontos)
Resposta: Os aspectos que estão associados ao conceito de logística, seja qual for o conteúdo da sentença que se propõe a defini-la, são:
1° - A referência ao fluxo de materiais, produtos e informações.
2°- A importância de reduzir os custos associados a este fluxo.
3°- A atuação da administração neste processo.
A importância da logística para os negócios é o resultado de sua conexão com a estratégia da organização, ou seja, a gestão logística faz parte da estratégia do negócio. A Logística assume uma dimensão estratégica para os negócios porque atua sobre os custos dos produtos e serviços, o que se reflete na formação dos preços finais, e, conseqüentemente, na competitividade da empresa. Além disso, ao ser capaz de impactar diretamente o cliente final dos produtos e serviços, na medida em que os prazos e a qualidade do atendimento são componentes da função logística, esta assume um papel fundamental na estratégia do negócio, que tem sempre como componente de sua missão atender às necessidades dos seus clientes.
2 – Explique qual a relação dos transportes com a logística. Diga como podemos definir o transporte e qual a suas importância para as atividades logísticas. Diga também qual a abrangência do sistema de transportes e quais as suas principais funções. “(2,5 pontos)
Resposta: O transporte é uma das atividades primárias da logística. O transporte é definido como sendo o conjunto de meios que viabilizam o deslocamento físico de pessoas, informações e bens de um ponto para outro. A importância do transportes nas atividades logísticas está relacionada com o custo deste serviço, uma vez que o mesmo pode comprometer de um a dois terços dos custos logísticos. 
Um sistema de transportes compreende todo o conjunto integrado de trabalho, facilidades e recursos que compõem a capacidade de movimentação de cargas e pessoas num espaço econômico. O transporte é um elemento que pode ser facilmente percebido no contexto das operações logísticas. Basicamente, ele tem como principais funções a movimentação e a armazenagem temporária de produtos. 
	
3 – Explique as distinções existentes entre os conceitos de transporte multimodal e transporte intermodal, definindo cada um deles: (2,5 pontos)
Resposta: O transporte multimodal é definido como sendo a movimentação de cargas, por parte de apenas um agente (empresa), mediante a combinação de distintos modos de transporte, tais como o rodoviário, aéreo, ferroviário, dutoviário e hidroviário.
Já o transporte intermodal também compreende o emprego de múltiplos modos de transporte, contudo com a participação de vários agentes distintos para a movimentação das cargas.
4 – Explique o que são as atividades de apoio e enuncie quais são elas. (2,5 pontos)
Resposta : As atividades de apoio são atividades que dão suporte ao sistema logístico de forma a garantir que as atividades primárias sejam desenvolvidas de forma a atingir o nível de serviço desejado. As atividades de apoio são as seguintes: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção de informação.

Outros materiais

Outros materiais