Buscar

Filosofia AVA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação - Fórum [AVA 1]
119119 respostas não lidas.225225 respostas.
LINGUAGEM E HUMANIZAÇÃO 
 
O homem é um ser cultural que transforma a natureza e se desenvolve a partir de três pilares fundamentais e indissociáveis: linguagem, cultura e trabalho.
Considerando a importância da linguagem para o desenvolvimento do homem, vamos discutir:
É possível pensar em um processo de humanização independente dos símbolos linguísticos? Sim ou não? Por quê? Apresente exemplos. Poste links que podem enriquecer seus argumentos.
Troque ideias e comente, no mínimo, duas respostas dos colegas de turma. 
Indicação de leitura: MATTAR, João. Filosofia. São Paulo: Pearson, 2012 (página 115).
Roteiro de Estudos: Unidade 1, aula 1.
RESPOSTA:
Bom meus amigos, minha resposta será um tanto quanto polêmica, no entanto a filosofia abre um caminho para que eu possa pensar diferente, aliás seguindo nosso texto de apoio somos todos diferentes, certo? E pensando por esse lado, utilizo-me da famosa frase de Voltaire para construir uma resposta oposta à dos colegas "Posso não concordarcom o que você diz, mas defenderei o seu direito de dizê-lo"
Então vamos lá !
SIM, é possível.
         A pergunta do fórum AVA1 começa assim: " É possível pensar... " Sempre é possível pensar! e para isso, vou utilizar um processo de construção da minha resposta baseado em alguns fatos recentes...
          Tudo mudou em 1996, com a clonagem da ovelha mais famosa do mundo "Dolly", vocês lembram dela? Na época as pessoas falavam que era o fim dos tempos, outras que ninguém poderia realizar tal feito, pois bem a clonagem de um mamífero foi um sucesso e o avanço tecnológico  tão importante, que hoje já se discute a criação de uma BioImpressora, isso mesmo! uma impressora que através das células-tronco poderá realizar cópias de partes do corpo humano, deixo o link da Revista "VEJA" para os interessados aprofundarem o conhecimento. Seguindo esse processo de evolução tecnológica  a Revista "SUPER INTERESSANTE" desmente o antigo mito que: "USAMOS 10% DE NOSSO CÉREBRO" na verdade foi comprovado que: "todo o cérebro trabalha o tempo inteiro", o que abre espaço para acreditarmos que nosso cérebro é realmente incrível! e continuando nessa linha de raciocínio, a Universidade de Göttingen, na Alemanha, em uma pesquisa que assusta à primeira vista mostrou que:  "voluntários receberam pulsos magnéticos e pequenos choques no cérebro e surpreendente o resultado foi uma melhora de 10% em testes de aprendizado de tarefas motoras", simplesmente fenomenal!
              Sendo assim, finalizo minha opinião com a ambiciosa frase do bilionário russo Dmitry Itskov, que promete dedicar seu tempo e fortuna para o projeto de transferir mentes humanas para um computador, "O objetivo final é transferir a personalidade da pessoa para um corpo completamente novo", Confirmando que SIM, é possível PENSARem um processo de humanização independente de símbolos linguísticos, pois com os recentes avanços em pesquisa e tecnologia poderemos pensar na utilização de novos padrões que ainda não conhecemos, pois o que ontem era impossível hoje já é comum. E assim sendo quem sabe, daqui a alguns anos, você poderá escolher, antes mesmo da concepção de seu filho, qual o tipo de humanização ele terá. Deixe seu comentário!
https://veja.abril.com.br/ciencia/a-fabrica-de-orgaos-humanos/ (Links para um site externo)Links para um site externo
https://super.abril.com.br/ciencia/a-revolucao-do-cerebro/ (Links para um site externo)Links para um site externo
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html (Links para um site externo)Links para um site externo
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160314_bilionario_russo_imortal_fd (Links para um site externo)Links para um site externo
não, pois para que haja humanização é necessária a criação de símbolos que servem a comunicação, posteriormente criando a linguagem. Por exemplo o Tarzan, na história o personagem fictício foi criado por uma gorila fêmea que o achou após a morte dos pais, portando viveu a maior parte de sua vida cercado por gorilas, comendo e agindo como um. Caso os caçadores ingleses não tivessem chegado aquela selva, ele nunca teria sido humanizado, uma vez que não teria entrado em contato com a língua inglesa. Seu processo comunicativo ficaria restrito a emissão e recepção dos sons que os gorilas fazem (tão importante para eles como o português para nós, pois ambos permitem a comunicação em suas respectivas comunidades de fala), não seria capaz, então, de trazer significados diferentes para o mesmo significante. Sem a linguagem, não seria possível a criação de cultura e sem a cultura não haveria processo de humanização.
“O homem descobriu, por assim dizer, um novo método para adaptar-se ao seu ambiente. Entre o sistema receptor e o efetuador [emissor], que são encontrados em todas as espécies animais, observamos no homem um terceiro elo que podemos descrever como sistema simbólico. Essa nova aquisição transforma o conjunto da vida humana. Comparado aos outros animais, o homem não vive apenas em uma realidade mais ampla; vive, pode-se dizer, em uma nova dimensão da realidade. ” (CASSIRER, 2001, p. 47-48)

Outros materiais