Buscar

UVA - SOCIOLOGIA - AVA1

A contribuição principal de Comte à filosofia positivista foi sua adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial moderna. O estado positivo corresponde à maturidade do espírito humano. O termo positivo designa o real em oposição ao ideal, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago. É o que se opõe às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.Analisem o positivismo de Comte, tendo em vista a sua relação com as ciências e as mudanças na vida social do século XIX.

💡 2 Respostas

User badge image

Karin Cadilhe

Comte (1798-1857) promovia o conhecimento como base educacional da sociedade, elevando a qualidade do convívio. Baseando-se nos fundamentos da filosofia positiva, Auguste Comte tentou provar ter a chave para a reorganização social, e as crises política e moral à época. Por isso, se fazia necessária a implantação de uma doutrina com o objetivo da ordem social.Criou-se assim a corrente filosófica que busca explicação para as leis sociais com fundamentos nas ciências exatas e biológicas, sistematizando a sociologia e a dividindo em dinâmica e estática.Com a criação da Teoria do Três Estados (teológico, metafísico e científico ou positivo), o autor consegue definir, filosoficamente, o momento da vida em que o ser passa a questionar e buscar respostas científicas para suas questões. É no estado positivo que rompemos com as questões teológicas e filosóficas, e passamos à posição de observadores.Este, segundo essa linha de pensamento, é o momento onde a ciência se desenvolve através da busca de explicações dos eventos e fenômenos naturais ou sociais. Referência:https://www.infoescola.com/educacao/auguste-comte-o-positivismo-e-a-escola/ (Links para um site externo.)https://www.theoria.com.br/edicao0611/a_postura_do_positivismo.pdf (Links para um site externo.)
1
Dislike0
User badge image

null

Comte (1798-1857) promovia o conhecimento como base educacional da sociedade, elevando a qualidade do convívio. Baseando-se nos fundamentos da filosofia positiva, Auguste Comte tentou provar ter a chave para a reorganização social, e as crises política e moral à época. Por isso, se fazia necessária a implantação de uma doutrina com o objetivo da ordem social.Criou-se assim a corrente filosófica que busca explicação para as leis sociais com fundamentos nas ciências exatas e biológicas, sistematizando a sociologia e a dividindo em dinâmica e estática.Com a criação da Teoria do Três Estados (teológico, metafísico e científico ou positivo), o autor consegue definir, filosoficamente, o momento da vida em que o ser passa a questionar e buscar respostas científicas para suas questões. É no estado positivo que rompemos com as questões teológicas e filosóficas, e passamos à posição de observadores.Este, segundo essa linha de pensamento, é o momento onde a ciência se desenvolve através da busca de explicações dos eventos e fenômenos naturais ou sociais. Referência:https://www.infoescola.com/educacao/auguste-comte-o-positivismo-e-a-escola/ (Links para um site externo.)https://www.theoria.com.br/edicao0611/a_postura_do_positivismo.pdf (Links para um site externo.)
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais