Buscar

SISTEMA PROPORCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA PROPORCIONAL
O Sistema Proporcional é um sistema eleitoral responsável pela eleição no âmbito brasileiro de deputados federais (art.45 da CF), deputados estaduais (art.27, § 1º, CF), deputados do Distrito Federal (art. 32 § 3º, CF) e os vereadores (art. 29, IV, CF). Observa-se que o sistema proporcional elege todos os membros do Poder Legislativo, menos os Senadores. O Objetivo desse sistema, é garantir o direito das minorias. É notório que quando saímos do âmbito jurídico e vamos para a prática, as coisas não funcionam assim, pois hoje no Brasil existem 35 partidos políticos, e dentro do Congresso Nacional só existem 18 partidos representando alguma causa. 
Quando votamos aqui no Brasil, nosso voto é direcionado ao partido, ao qual o candidato é filiado, isso é uma exigência da nossa Constituição Federal que se encontra no art. 14, § 3º, V. Nota-se, ainda mais isso, quando o cidadão vai votar e no âmbito da sua escolha, quando digita os dois primeiros números, aparece o nome do partido. No art. 5º da Lei 9.504 que trata do sistema proporcional (Art. 5º: “Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias. ”) Daí começa a grande discussão, pois se vota primeiro no partido e facultativamente no candidato, porém na prática 90% do cidadão acha que está votando no candidato e isso gera uma série de consequências.
Diante de várias discussões sobre esse sistema, assim como em todo meio político, temos vantagens e desvantagens. Algumas desvantagens:1ª) dá-se por decorrência das várias ideologias, há uma composição distinta governamental, tornando sua eficácia mais difícil, devido a dissolução da responsabilidade ocorrida em razão do fácil acesso ao parlamento. 2ª) outra desvantagem é a complexidade do próprio sistema eleitoral, e acaba se tornando um ponto negativo, em virtude de a grande parte da população que tem o direito ao voto não entender o seu funcionamento. Por haver uma extensa lista partidária e enorme quantidade de candidatos por legenda, ficando evidenciado a maior distância entre o eleitor e o candidato. 3ª) E uma das maiores desvantagens até agora evidenciada é a dificuldade de conseguir eleger candidatos que não tem grandes propósitos e melhorias, em seus projetos, para a melhoria da sociedade. 
Na prática as coligações são montadas no intuito de facilitar a vitória na eleição com um maior número de candidatos. Ocorre que, muitas vezes essas coligações são compostas de partidos com ideologias totalmente diferentes, trazendo ao eleitorado desconfiança e certo receio para com aquele que poderia ser o seu candidato, por este estar unido a outro mal visto pelo eleitor.
Entretanto tem suas vantagens: 1ª) é que devido a quase todos os votos serem utilizados par a eleger um candidato, quando do seu aproveitamento na legenda para a distribuição das cadeiras do parlamento, a efetividade do voto torna-se um efeito positivo do sistema. 2ª) existe também a questão de ser um sistema flexível e aberto, caso o candidato (de preferência do eleitor) não seja escolhido, o voto ajuda a eleger o candidato do mesmo partido dele. 3º) há também um grande incentivo do pluripartidarismo, o que é ótimo para uma democracia, pois existe a grande diversidade de ideologias. 
Contudo, compreende-se que não só o sistema eleitoral proporcional brasileiro atual, desenvolveu-se gradativamente, passando por um processo histórico de desenvolvimento. Entretanto, analisando o sistema eleitoral proporcional, depreende-se que o mesmo possui mais pontos negativos do que positivos, vindo a ensejar, oportunamente, um outro sistema eleitoral que possua maior quantidade de vantagens em relação as desvantagens.

Outros materiais