Buscar

3ª Ciclo AVALIANDO O APRENDIZADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201806053960)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A condição humana compreende algo mais que as condições nas quais a vida foi dada ao homem. Os homens são seres condicionados: tudo aquilo com o qual eles entram em contato torna-se imediatamente uma condição de sua existência. O mundo no qual transcorre a vita activa consiste em coisas produzidas pelas atividades humanas; mas, constantemente, as coisas que devem sua existência exclusivamente aos homens também condicionam os seus autores humanos. Além das condições nas quais a vida é dada ao homem na Terra e, até certo ponto, a partir delas, os homens constantemente criam as suas próprias condições que, a despeito de sua variabilidade e sua origem humana, possuem a mesma força condicionante das coisas naturais. O que quer que toque a vida humana ou entre em duradoura relação com ela, assume imediatamente o caráter de condição da existência humana". Com inspiração no texto de Hannah Arendt indique a afirmação incorreta.
		
	
	O que reside, o que mora dentro das máquinas, o que habita o mundo artificial é a realidade humana.
	 
	A existência humana é a manutenção da objetividade e da espontaneidade do tempo natural. Formula-se apenas como presente e nega o vivido.
	
	A negação da espontaneidade do tempo se estabelece na negação da naturalidade, do isolamento e da abstração do homem.
	
	A civilização resulta do acumulo do viver originado na relação entre informação e formação, é ao mesmo tempo forma e conteúdo, sempre em um efetivo laço entre pensamento, conhecimento e linguagem.
	
	A existência Humana compreende toda a maquinaria, todas as descobertas científicas, as formas de Estado, a constituição da cultura, ou seja, compreende tudo o que é tocado pelo pensamento e pela mão do homem.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806055285)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Sociologia passa a ter mais importância a partir de dois eventos que são a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Essas duas revoluções favoreceram:
		
	
	O surgimento das sociedades tribais
	 
	O surgimento das sociedades capitalistas
	
	O surgimento das sociedades feudais
	
	O surgimento das sociedades midiáticas
	
	O surgimento das sociedades intelectuais
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806054144)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A questão fundamental da antropologia foi sempre, desde o seu surgimento, estabelecer as bases científicas do conhecimento da relação entre o eu ¿ o pesquisador ¿ e o outro ¿ o pesquisado, encarados, por princípio, como entidades diferentes e autônomas. (Cristina Costa. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2000). O fragmento de texto acima expressa a necessidade, por parte do antropólogo, do exercício da alteridade, que pressupõe a valorização do(a):
		
	 
	Diversidade cultural
	
	Senso comum
	
	Etnocentrismo
	
	Preconceito
	
	Padronização cultural
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806055165)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1ª Questão: (1.0 PONTO) marque com um X a questão correta. Os problemas sociais são do interesse da Sociologia porque são fenômenos sociais, isto é, fatos passíveis de observação e, portanto, de explicação cientifica. Problemas sociológicos, que dizer os problemas de explicação teórica do que acontece na vida social. Neste sentido, tanto o funcionamento fluente da família quanto a sua desorganização entram no campo de interesse também da Sociologia. Neste sentido é correto afirmar que quanto ao objetivo da Sociologia. ( RODRIGUES, 2003)
		
	 
	A ( ) É o Estudo objetivo das relações que surgem e se reproduzem, especificamente, com base na coexistência de diferentes pessoas ou grupos em uma sociedade mais ampla, bem como das instituições, normas, leis e valores conscientes ou inconscientes que essas relações tendem a gerar no seio do grupo.
	
	E ( ) Com a sociologia a ciência poderia avançar, sem o que permite o conhecimento cientifico, sendo este o diferencial de outras espécies de conhecimento.
	
	D ( ) Tem no conhecimento cientifico a predominância do método dedutivo, baseado na observação dos fatos, comportando, porém, o concurso da dedução quando se trata de áreas pouco ou nada investigadas, nas quais não é possível avançar senão através de hipóteses formuladas dedutivamente.
	
	C ( ) Não possui como teoria cientifica a explicação de algum fenômeno, ou conjunto de fenômenos, ou conjunto de fenômenos, com base na observação, direta ou indireta, dos fatos que a confirmam.
	
	B ( ) As doutrinas sociais se baseiam nas observações dos fatos, mas em ideias sobre como a realidade presumivelmente é, ou, principalmente como a realidade deve ser. De uma doutrina não se exige a sua demonstração pelos fatos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806054894)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os acontecimentos abaixo quais estão relacionados com o surgimento da sociologia?
		
	
	I Guerra mundial e Revolução Industrial
	
	Revolução Russa e Revolução Francesa
	
	Revolução Russa e I Guerra Mundial.
	
	Revolução Inglesa e Revolução Russa
	 
	Revolução Industrial e Revolução Francesa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais