Buscar

Sintese e questoes 2a aula PROT 12ago16

Prévia do material em texto

Prof. Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior - UNOESTE, 2016.
Curso de Educação Física
Bioquímica Aplicada à Educação Física
Segunda aula (12 ago 2016)
PROTEÍNAS
	As proteínas podem ser consideradas as moléculas fundamentais da vida, pois determinam o funcionamento das células e têm diversas funções fora das células. O número de proteínas diferentes em nosso corpo é de 90 mil e cada uma delas é encontrada aos milhares em nossas células.
	As proteínas são produzidas a partir do código genético (DNA) do núcleo das células. O código do DNA é transcrito para o mRNA, que sai do núcleo em direção ao retículo endoplasmático rugoso (RER), onde é traduzido para que os aminoácidos (aa) possam ser ligados (sempre o grupo carboxila de um aa com o grupo amina do outro aa) em sequência e formar a proteína. A matéria prima para produção das proteínas são 20 diferentes aa que se combinam em número de uma dezena até quase 30 mil em diferentes proteínas. O que diferencia as proteínas é: (1) número total de aa e (2) sequência dos aa. Portanto, mesmo que duas proteínas tenham o mesmo número de aa, podem ser diferentes se alguns aa estiverem em sequencias diferentes.
Estrutura dos aminoácidos			H		R – cadeia lateral. É diferente para cada um dos 20
						|			aminoácidos.
					 NH2 – C - COOH
						|
						R 
	Quanto à composição, há dois grupos de proteínas: (1) simples – são constituídas apenas por uma sequencia de aa e (2) conjugadas – são constituídas por sequência de aa mais um grupo prostético que pode ser a glicose, uma vitamina ou um mineral.
A estrutura das proteínas pode ser simples como uma sequência linear ou mais complexa. A função delas depende da estrutura, portanto, se a estrutura é perdida (desnaturação) a função também é perdida. Agentes que provocam a desnaturação são o calor, ácido ou base fortes e agitação. Os tipos de estruturas são:
- Primária – sequência linear simples dos aa
- Secundária – duas sequências lineares paralelas formando uma dupla hélice
- Terciária – uma sequência linear enovelada com configuração tridimensional
- Quaternária – duas ou mais sequências lineares enoveladas com configuração tridimensional
	Cada uma das 90 mil diferentes proteínas que temos em nosso corpo desempenha uma função específica. Porém, de maneira geral elas podem ser agrupadas em funções gerais:
- Estrutural – proteínas que formam estruturas em nosso corpo. Ex. actina e miosina dos músculos, colágeno da pele e tendões, queratina das unhas e do cabelo.
- Transporte – proteínas que transportam outras moléculas no sangue e para dentro/fora das células. Ex. albumina que transporta ácidos graxos e lipoproteínas que transportam colesterol no sangue, GLUT que transporta glicose, MCT que transporta lactato e canais que transportam íons para dentro/fora das células.
- Regulação – proteínas que regulam o funcionamento corporal e celular. Ex. insulina e hormônio do crescimento que são hormônios protéicos, receptores de hormônios e enzimas.
- Defesa – proteínas que protegem o corpo contra antígenos. Ex. anticorpos e citocinas produzidos pelos leucócitos e sistema complemento do sistema imune, fibrinogênio e fibrina, responsáveis pela coagulação do sangue.
- Energética – alguns dos aa podem ser desaminados e o esqueleto de carbono utilizado para produção de energia nos músculos. 
Utilize os livros abaixo (disponíveis na biblioteca) e responda as questões.
Champe PC, Harvey RA, Bolner AR. Bioquímica ilustrada. 4ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.
Marzzoco A & Torres BB. Bioquímica básica. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007.
5. Os aminoácidos (aa) são utilizados para síntese de proteínas e também para síntese de outras moléculas que contém nitrogênio (as moléculas nitrogenadas). O que diferencia os aminoácidos? E como é chamada a ligação entre eles?
6. O que são aminoácidos essenciais e quais são eles? O que são aminoácidos não-essenciais e quais são eles?
7. Aprendemos que existem aproximadamente 90 mil proteínas e apenas 20 aminoácidos diferentes para síntese de todas essas proteínas. Quais são os dois principais fatores que diferenciam todas as proteínas existentes em nosso corpo? 
8. Uma proteína que tenho em meu corpo (a actina, por exemplo) tem a mesma estrutura e função que a actina que você tem em seu corpo? Por que?
9. Quais são as funções gerais das proteínas? Dê dois exemplos de proteínas para cada função.

Continue navegando