Buscar

Avaliação Parcial av 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: 
	Aluno(a):
	Matrícula: 201502194066
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 19/04/2018 21:54:47 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502308633)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Saint-Just, em seu discurso pronunciado na Convenção, em 24 de abril de 1793, disse: "Brevemente as nações esclarecidas colocarão em julgamento aqueles que até aqui têm governado os seus destinos. Os reis fugirão para os desertos, para a companhia dos animais selvagens que a eles se assemelham. A Natureza recuperará os seus direitos". (HOBSBAWM, 2005). 
Sobre a influência da Revolução Francesa para o mundo ocidental, avalie as afirmações abaixo: 
I. A política e a ideologia do século XIX foram formados fundamentalmente pela Revolução Francesa, a ponto de praticamente todas as nações emergentes do mundo, até 1917, colocarem como tema político a luta a favor ou contra os princípios liberais, radicais democráticos e nacionalistas. 
II. Mostrando seu alcance atlântico ocidental, as repercussões da Revolução francesa influenciaram significativamente os levantes que levaram à libertação da América Latina no decorrer do século XIX. 
III. A sociedade proposta pela burguesia liberal, que saiu vitoriosa na guerra civil francesa, adotou um modelo de sociedade democrático e igualitário, mantido por governo constitucional que defendia a participação política direta e a propriedade coletiva dos meios de produção, influenciando as revoluções socialistas do século XX. 
Assinale a alternativa correta.
		
	 
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502315291)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo". (Napoleão Bonaparte) Sobre o Período Napoleônico (1799 - 1815), podemos afirmar que:
		
	
	Sofreu inúmeras resistências e motins no interior do exército francês.
	
	Extinguiu inúmeras conquistas do período revolucionário como a igualdade entre os indivíduos e o direito à propriedade privada.
	 
	Conteve monarquistas e jacobinos, consolidando a revolução burguesa na França.
	
	Estabeleceu alianças econômicas e militares com vários países europeus, como a Inglaterra e a Espanha.
	
	Restaurou as perseguições religiosas contra o clero católico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502309053)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considere o trecho abaixo de autoria de Aléxis Tocqueville acerca da cidade inglesa de Manchester,em 1835 ao responder a questão. 
"Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem." 
(Tocqueville, Aléxis In: HOBSBAWN, Eric J. A. A Era das Revoluções: Europa 1789 - 1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 43). 
Relacionando o trecho acima às transformações sociais e econômicas que se operaram na Inglaterra nesse período histórico, pode-se afirmar que:
		
	
	historicamente a industrialização capitalista implantou-se sem violência social na Inglaterra e França harmonizando as relações entre civilização e povos pré-feudais.
	
	a Revolução Industrial inglesa levou à regressão econômica imensas áreas de terra que retomaram as características da barbárie feudal.
	
	o texto reflete sobre o papel do ouro descoberto na Califórnia no financiamento das mudanças industriais ocorridas no capitalismo inglês nesse período.
	 
	o processo de Revolução Industrial teve altíssimos custos sociais na Inglaterra enquanto em outros países pode realizar-se no modelo de ¿Estado do bem-estar-social¿.
	 
	o salto civilizatório correspondente à expansão do capitalismo industrial inglês realizou-se sob a égide de novas relações sociais marcadas pela da superexploração da mão-de-obra.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502308999)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Então os filhos de Urizen deixaram o arado e o ancinho, o tear, o martelo e o cinzel, a régua e o compasso... E todas as artes da vida foram trocadas pelas da morte. A ampulheta foi condenada porque sua arte Era semelhante à habilidade do lavrador e da roda d¿água Que levava água às cisternas, hoje quebradas e queimadas Porque sua arte era similar à dos pastores E, em seu lugar surgiram rodas complicadas, roda sem roda, Para confundir os jovens em formação e para submeter ao trabalho, Dia e noite, as miríades por toda a Eternidade, que devem limar E polir o bronze e o ferro, hora após hora, num acabamento laborioso, Deixando-as na ignorância do sábio uso que poderiam dar a seus dias Envolvidas em tarefas tristes e enfadonhas por uma mísera pitança de pão, Imersas numa ignorância que as leva a tomar a parte pelo todo, E chamar a isso demonstração, cegas a todas as regras simples da vida." 
(Texto de um artesão inglês. In: E.P. Thompson. A Formação da classe operária inglesa. Trad. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. v.2, p 346). 
O depoimento do artesão inglês: 
I. expressa, por meio de sua experiência pessoal, um sentimento de satisfação pelo fim da coesão comunitária que existia no interior da Inglaterra antes do século XVIII. 
II. deixa claro a sua crítica ao sistema industrial doméstico ou familiar que vigorou em quase todas regiões da Inglaterra até o século XVII. 
III. revela sua indignação total com as péssimas condições de vida e de trabalho advindas do sistema manufatureiro inglês do século XVII. 
IV. expressa o processo de deterioração das condições de vida e de trabalho engendradas pelo sistema fabril inglês no fim do século XVIII e início do século XIX. 
É correto o que se afirma APENAS em:
		
	
	I e III.
	
	II e IV.
	 
	IV
	
	III.
	
	I e II.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502456222)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Afirma-se que Marx, ao conceber a formação de uma revolução socialista que levasse os trabalhadores ao controle dos meios de produção, imaginava que a revolução ocorreria na Inglaterra, local onde as contradições do capitalismo eram mais alarmantes. Dentre essas contradições, podemos apontar as que estão abaixo, exceto:
		
	
	Busca constante pela mais valia
	
	Fortalecimento da burguesia, em detrimento dos trabalhadores, que apresentavam condições cada vez mais degradantes
	 
	Acirramento das lutas entre trabalhadores e patrões, expressas nos vários movimentos ocorridos nas principais capitais europeias
	
	Exploração da mão de obra dos trabalhadores
	 
	Divergências entre os burgueses industriais acerca das formas de lidar com o mundo do trabalho.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503122301)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Fatec) "A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis (...). Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos". Esse trecho, extraído do Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto histórico marcado
		
	
	d) pelo confronto entre vassalos e suseranos, no momento de ápice da crise do modo de produção feudal e de enfraquecimento da autoridade religiosa.
	
	c) pela afirmação dos Estados Unidos como potência imperialista com interesses econômicos e políticos em várias regiões do planeta.
	
	e) pelo incremento das contestações populares às diretrizes políticas implantadas pelos regimes autoritários que floresceram na Europa, na primeira metade do século XX.
	 
	a) pelo acirramento das contradições políticas, econômicas e sociaisdecorrentes do processo conhecido como Revolução Industrial.
	
	b) pelos conflitos entre trabalhadores e patrões que começaram a pontuar os países capitalistas a partir da ocorrência da Revolução Russa.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502315295)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em A formação da classe operária inglesa E.P. Thompson afirma que "O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". Esta afirmativa relaciona-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam:
		
	
	O triunfo da ideologia liberal e a revolução comercial.
	 
	A Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
	
	A restauração monárquica e a consolidação do capitalismo.
	
	A formação do movimento operário e da ideologia anarquista.
	
	A formação do socialismo científico e a Revolução Russa.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503298921)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os movimentos revolucionários que ocorreram em parte da Europa, entre 1830 e 1848, foram influenciados pelo avanço de ideias:
		
	
	sindicalistas.
	 
	liberais.
	
	comunistas.
	
	socialistas.
	
	monárquicas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502340467)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Adaptada de concurso público) No século XVIII, a Inglaterra transformou-se "na primeira oficina mecânica do mundo". A Revolução Industrial que implicou no processo de mecanização da produção, teve dois efeitos bastante visíveis: transferiu gradativamente o ritmo da produção, anteriormente sob o controle do homem, para o controle da máquina, e significou a falência das oficinas caseiras dos antigos artesãos, que passaram a se aglomer nas fábricas. Foi nesse contexto que surge o "movimento de trabalhadores" denominado:
		
	
	comunista
	
	capitalista
	
	socialista
	
	anarquista
	 
	ludista
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502456240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No século XIX, devido à necessidade de estarem aptos à adentrarem o processo de expansão imperialista, tivemos a unificação alemã, que se deu em torno do seu estado mais poderoso e militarmente ativo. Esse estado era:
		
	
	A Bavária
	
	A Áustria
	 
	A Prússia
	
	A Suécia
	
	A Alemanha
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando