Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703868208)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(DEFENSORIA PÚBLICA/MA ¿ FCC/2009) Relativamente à possibilidade de extradição de indivíduos sujeitos a investigação ou processo criminal perante autoridades estrangeiras, a Constituição da República prevê que o estrangeiro que se encontrar em território nacional (0,5)
		
	
	c) será extraditado apenas na hipótese de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
	
	e) não poderá ser extraditado, exceto nas hipóteses de cometimento dos crimes de racismo ou tortura.
	 
	b) não será extraditado na hipótese de cometimento de crime político ou de opinião.
	
	a) não será extraditado em hipótese alguma.
	
	d) poderá ser extraditado, no caso de prática de crime comum, desde que a condenação seja anterior à sua entrada no país.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703125678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As normas constitucionais não autoexecutáveis
		
	
	equivalem a uma lacuna constitucional.
	
	acarretam obrigatória supressão de lacuna pelo juiz
	 
	caracterizam dever constitucional de legislar.
	
	implicam uma exigência constitucional de ação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703787146)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leonídio Henrique Correa Bouças, ex-secretário do município de Uberlândia, segundo informações prestadas na mídia, teria utilizado a máquina pública municipal em favor de sua candidatura a deputado estadual, razão pela qual foi condenado ao pagamento de multa, ressarcimento dos danos causados ao erário e restituição dos bens irregularmente incorporados a seu patrimônio pessoal, segundo decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Ocorreu, assim, o indeferimento da candidatura de Leonídio Henrique Correa Bouças por cometimento de improbidade administrativa, decisão essa confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e pelo Tribunal Superior Eleitoral, ambos determinando a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa. No Recurso Extraordinário nº 633.703, Leonídio Henrique Correa Bouças pleiteou a não aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) à sua situação pessoal, procurando, assim, afastar os regramentos de referida lei complementar sobre sua pessoa. Observando-se o atual posicionamento do Supremo Tribunal Federal, pode-se validamente afirmar que:
		
	
	Leonídio Henrique Correa Bouças, em função do cometimento de atos de improbidade administrativa, perdeu definitivamente seus direitos políticos, permanecendo inelegível, em caráter absoluto, sendo desnecessário se aguardar um ano para aplicação da Lei da Ficha Limpa.
	 
	o Supremo Tribunal Federal, apesar de considerar materialmente constitucional o conteúdo informativo da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), afastou a aplicação imediata de referido diploma legal, sob a justificativa de que o princípio da anterioridade eleitoral constitui verdadeira cláusula pétrea, não podendo ser modificada, nem mesmo por emenda constitucional ou mesmo lei complementar, razão pela qual somente poderia ser aplicada a partir de 04.06.2011, ou seja, após 1 (um) ano da vigência de referido diploma legal, respeitando-se, assim, o princípio da anualidade, também denominado princípio da anterioridade eleitoral.
	
	a condenação pelo cometimento de improbidade administrativa não provocará quaisquer efeitos sobre os direitos políticos de Leonídio Henrique Correa Bouças.
	
	houve a perda dos direitos políticos do ex-secretário municipal de Uberlândia, posto que a gravidade dos fatos cometidos, reunidos à confirmação da condenação pelo Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral, apresentam-se suficientes para impugnação à candidatura de Leonídio Henrique Correa Bouças, sendo considerado inelegível relativamente ao cargo de Deputado Estadual.
	
	a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, segundo orientação jurisprudencial do STF, ao caso Leonídio Henrique Correa Bouças se mostra adequada, posto que a Lei Complementar nº 135/2010 visa proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato eletivo e a regularidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta e indireta, sendo considerada materialmente constitucional.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703946538)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando o texto da Constituição da República e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta: I. Considerando a supremacia e a força normativa da Constituição, o seu preâmbulo adquire extrema relevância jurídica, criando direitos e obrigações. II. O poder constituinte originário é inicial, autônomo, ilimitado juridicamente e soberano em suas decisões, sendo certo que poderá, inclusive, estabelecer a pena de morte. Por sua vez, o poder constituinte derivado deve obedecer às regras colocadas e impostas pelo poder constituinte originário, sendo limitado e condicionado aos parâmetros impostos a ele. III. A desconstitucionalização é o fenômeno por meio do qual as normas da Constituição anterior, desde que compatíveis com a nova ordem constitucional, permanecem em vigor com status de lei infraconstitucional. No sistema jurídico pátrio, o fenômeno somente será percebido quando a nova Constituição expressamente o prever. IV. As normas constitucionais de eficácia contida estão aptas a todos os seus efeitos desde a promulgação da Constituição da República, podendo a norma infraconstitucional reduzir sua abrangência. Porém, enquanto isso não ocorrer, a norma tem eficácia plena.
		
	 
	Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
	
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
	Somente as proposições I e III estão corretas
	
	Somente as proposições I e II e IV estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703125799)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 60 - Exame 29 - OAB-RJ) - Analise as assertivas abaixo relativas à teoria geral do Direito Constitucional e assinale a única correta:
		
	
	 
Sob o ponto de vista estritamente jurídico, toda vez que um novo conjunto de normas constitucionais originárias é promulgado, todas as normas constitucionais preexistentes serão automaticamente recepcionadas pelo ordenamento jurídico superveniente;
	
	 
Tendo em vista o caráter rígido da Constituição da República Federativa do Brasil é válido afirmar que os processos de reforma de seu texto não sofrem limitações de natureza formal, sendo apenas possível a incidência de limitações materiais e circunstanciais.
	 
	 
Não obstante o decreto lei não subsista com espécie normativa no devido processo legislativo constitucional atual, inúmeros decretos leis continuam produzindo efeitos válidos, posto que para efeito de recepção são irrelevantes os aspectos formais da norma preexistente;
	
	 
A concepção normativa da Constituição de 1988 permite a convivência harmônica de suas normas com dispositivos de constituições pretéritas sempre que o princípio da razoabilidade autorizar expressamente;

Outros materiais