Buscar

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA SOCIAL
	
	Ref.: 201801304353
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	 
	Ref.: 201801099312
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
		
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	 
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	 
	Ref.: 201801696652
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Sociologia surge a partir da contribuição de um importante filósofo francês positivista. Segundo esse pensador, considerado o pai da Sociologia, "a Sociologia deveria se orientar no sentido de conhecer e estabelecer as leis imutáveis da vida social, abstendo-se de qualquer consideração crítica, eliminando também qualquer discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça e da liberdade." (2001, p. 31)
Assinale a alternativa que corresponde ao nome desse filósofo:
		
	
	( ) Pierre Bourdieu
	 
	( ) Augusto Comte
	
	( ) Karl Marx
	
	( ) Max Weber
	
	( ) Levi Strauss
	
	 
	Ref.: 201801672352
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil)   Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços.
Qual a  ÚNICA  opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
		
	
	Suas conclusões são obtidas e testadas através do método científico
	
	Fundamenta-se no estudo sistemático e racional não permitindo "achismos"
	
	Tomou para si as explicações de mundo rompendo com o mito
	
	Pela pesquisa busca critérios de verdades rompendo com o senso comum
	 
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	
	 
	Ref.: 201801696609
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais.
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos.
III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	 
	Ref.: 201801693988
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual pensador definia a sociologia como a física social:
		
	
	Karl Marx.
	
	Piaget.
	
	Paulo Freire.
	 
	Auguste Comte.
	
	Émile Durkheim.
	
	 
	Ref.: 201801895463
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
		
	
	Sistematização
	
	Educação exclusivamente formal
	
	Fatos Sociais
	 
	Socialização
	
	Positivismo
	
Explicação: Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social. Para entender o que é Sociologia, precisamos compreender quem é o ser humano e por que é necessária uma ciência para estudá-lo em sociedade. O homem não é apenas um conjunto de componentes físicos e orgânicos, ele é também um ser que pensa, sente, relaciona-se com outros homens, modifica a natureza à sua volta e cria coisas novas. Para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. O homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. A esteprocesso chamamos de socialização.
	
	 
	Ref.: 201801305289
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
		
	
	Humanismo
	
	Iluminismo
	
	Liberalismo
	 
	Racionalismo
	
	Renascimento

Continue navegando