Buscar

sniffy :0 rato virtual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sniffy – O Rato Virtual
Resumo: Sniffy Pro - O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental. O objetivo do presente artigo é analisar Sniffy Pro no tocante aos aspectos concernentes à sua pertinência e adequação como material de ensino. Segundo os autores de Sniffy Pro, este aplicativo seria atraente pelo que representa em termos de tecnologia informatizada, pelo seu baixo custo, pela sua facilidade de uso e pela economia de tempo que propicia. Entretanto, tomados vários aspectos da concepção de Sniffy Pro, seu conteúdo e estrutura, bem como alguns aspectos éticos relacionados, demonstra-se que a sua utilização como recurso didático deve muito provavelmente ocorrer às custas de prejuízos na formação científica do estudante de Psicologia.
Palavras-chave: Condicionamento.
O objetivo do experimento é fazer com que o rato desenvolvesse uma associação entre o som e o alimento.
Sniffy – O Rato Virtual
O Sniffy é um programa virtual, que foi criado para proporcionar uma maneira acessível e humana de proporcionar os alunos um acesso pratico aos principais fenômenos de condicionamentos operante e clássico que o curso de Psicologia da Aprendizagem normalmente discutem. Embora os psicólogos acreditem que os fenômenos simulados pelo programa Sniffy desempenhem um papel preponderante nos comportamentos humano e animal, os cursos que discutem esses tópicos usualmente se desenvolvem por meio de preleções que não proporciona aos alunos a possibilidade de obter prática de laboratório. 
Existem duas razões principais para essa omissão.
A primeira razão é o custo. O dispositivo mais comum que os psicólogos usam para estudar o condicionamento clássico e operante é a câmera operante, um compartimento especial que contém uma barra que um rato pode ser treinado a pressionar e com dispositivos para proporcionar alimento e água além de outros estímulos. Um computador ligado à câmera registra automaticamente as respostas do rato e controla a apresentação de estímulo.
Um segundo motivo pelo qual os alunos de cursos em faculdades raramente possuem acesso a animais é que algumas pessoas consideram que o uso de animais vivos para fins de ensino, em que o resultado de cada experiência pode ser previsto com confiança baseando-se em resultados anteriores, viola os princípios éticos de tratamento humano dispensados aos animais.
Estudar a aprendizagem dos animais sem ter condições de observar como os experimentos são preparados e os dados são colhidos mantém os alunos isolados de um importante e fascinante conjunto de fenômenos comportamentais. O programa Sniffy Pro foi criado para acabar com esse isolamento.
O programa permite que você prepare e execute uma grande variedade de experimentos de condicionamento clássico e operante, e lhe permite colher e dispor dados de uma maneira que simula o modo como o psicólogo trabalha em seu laboratório. Além disso, em razão de o programa simular e mostrar simultaneamente alguns dos processos psicológicos que os psicólogos acreditam ser empregados pelos animais e pelas pessoas. O Sniffy apresenta-lhe alguns aspectos da aprendizagem que você não poderia observar caso estivesse trabalhando com um animal vivo.
Em um rato real, a aprendizagem é o resultado de interações bioquímicas entre bilhões de neurônios no cérebro. Como consequência desses processos fisiológicos, os animais adquirem informações a respeito de eventos no mundo externo e a respeito de como seu comportamento afeta esses eventos. Um aspecto da aprendizagem envolve a aquisição de informações sobre sequências de eventos no mundo. Quando um estímulo precede regularmente em outro e, desse modo, o prevê, os animais modificam seu comportamento sob certos aspectos, os psicólogos denominam esse tipo de aprendizagem condicionamento clássico. Um segundo aspecto da aprendizagem envolve a aquisição de associações entre comportamentos (respostas) e eventos externos (estímulos), os psicólogos denominam esse tipo de aprendizagem condicionamento operante.
Embora acreditemos, em última instância, pelas mudanças de comportamento aprendidas após observação, os psicólogos geralmente discutem os condicionamentos operante e clássico em termos de aquisição e modificação de associações. Em certo grau, descrevemos a aprendizagem em termos associativos porque não compreendemos suficientemente bem os processos fisiológicos para explicar plenamente nossas constatações em termos fisiológicos. No entanto, os processos psicológicos e fisiológicos também constituem diferentes níveis de explicação. Portanto, não precisamos compreender os processos fisiológicos em detalhes a fim de explicar a aprendizagem em termos psicológicos.
Seu computador contém o equivalente a diversos milhões de transistores que, de certo modo, são análogo aos neurônios no cérebro do rato. O programa Sniggy usa o conjunto de circuitos eletrônicos de seu computador para simular os mecanismos psicológicos que muitos psicólogos utilizam para explicar a aprendizagem em animais e pessoas reais. Uma vantagem da simulação pelo computador é que podemos programar um computador não apenas para simular certos processos psicológicos, mas também para exibir os processos simulados.
Essa possibilidade nos permitiu desenvolver um conjunto de telas que denominamos janelas da mente. Essas janelas da mente mostram como o comportamento de Sniffy interage com os eventos na câmara operante para criar, fortalecer e enfraquecer as associações que o modificam.
O programa Sniffy Pro não lhe permite apenas experimentos e registrar e mostrar dados comportamentais de modo similar aos dos psicólogos, ele também lhe permite observar como os processos psicológicos de Sniffy operam.
Uma outra diferença entre o Sniffy e um rato real é que você pode determinar a natureza do processo de aprendizagem de Sniffy em algumas situações. Em virtude dos processos psicológicos de animais reais não serem observáveis, frequentemente os psicólogos executam experimentos criados para lhes permitir inferir quais de dois ou mais processos psicológicos plausíveis são efetivamente envolvidos em uma situação de aprendizagem especifica. 
O programa é o resultado de inovação na tecnologia computacional que permitem a simulação e a exibição de processos complexos; exibe um rato em uma caixa de Skinner e inclui 40 sequências de movimentos adaptadas a partir de 600 quadros extraídos do vídeo de um rato movimentando-se no interior de uma caixa de Skinner.
Dois dos vários aspectos em que Sniffy difere de um rato real: (1) ele não demonstra saciação, o que o faz estar sempre pronto a comer; (2) ele aprende mais rapidamente do que um rato real. Estas alterações são mostradas como positivas, uma vez que, segundo os autores de Sniffy, (1) raramente a motivação está entre os temas abordados em um curso sobre aprendizagem, tornando-a, assim, um fator de distração e (2) uma acelerada aprendizagem permite o estudo de um número maior de tópicos curriculares durante o período letivo.
Sniffy oferece uma característica nova, a qual não é encontrada em um rato real - a ''Janela da Mente'' - que mostra os princípios elementares que forneceriam a base dos fenômenos comportamentais demonstrados nos exercícios feitos em laboratório. A aprendizagem da resposta de pressionar a barra é representada na Janela da Mente por duas associações, Som-Comida e Barra-Som, representando, respectivamente, a formação das associações entre o som do funcionamento do mecanismo do comedouro e a apresentação de comida (associação som-comida presente no treino ao comedouro) e também a associação entre a resposta de pressionar a barra e o som do comedouro (associação barra-som presente no condicionamento da resposta depressionar a barra). A Janela da Mente exige que explicitemos algumas possíveis implicações negativas de seu uso. À exceção de Sniffy, um processo de aprendizagem pode ser identificado pelos alunos ao observarem mudanças comportamentais funcionalmente relacionadas com a interação entre um organismo e o seu ambiente. Em se tratando do Sniffy, todavia, a Janela da Mente – e não o comportamento do organismo – identifica e mostra aos alunos se a aprendizagem ocorreu, em que momento e em que medida.

Outros materiais