Buscar

SIMULADO CIENCIAS SOCIAIS 1 GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0100_SM_201402014571 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): WELBE PEREIRA DA MATA
	Matrícula: 201402014571
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 27/04/2014 18:09:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402027699)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
		
	 
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402027690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo: Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. Ao comparar os hábitos culinários dos habitantes do Rio de Janeiro com os de sua terra natal, tomando esses como referência, o autor expressa uma postura chamada de:
		
	
	Relativismo Cultural
	
	Positivismo
	 
	Etnocentrismo
	
	Diversidade Cultural
	
	Identidade Cultural
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402024951)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento ¿ costumes, usos, tradições, feixes de hábitos ¿, como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle ¿ planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas) ¿ para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento.¿ Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
		
	
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	 
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	As funções básicas dos sistemas de valores são organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402025243)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
		
	 
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402025204)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que:
		
	
	Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais.
	 
	Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais.
	
	Os positivistas se baseavam no materialismo histórico.
	
	A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.
	 
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402024360)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
		
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	 
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	 
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402024359)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidosnuma guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		
	
	Nobreza e Clero
	
	Nobreza e Plebe
	
	Proletariado e Nobreza
	 
	Burguesia e Proletariado
	
	Burguesia e Nobreza
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402028699)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402034555)
	
	 
Veja os quadrinhos abaixo:
 Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo tomar como certa a superioridade de sua cultura. "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas". "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica". "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. A partir das informações prestadas e da leitura dos textos sugeridos, responda se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista? Justifique.
		
	
Sua Resposta: ETINOCENTRICA
	
Compare com a sua resposta:  
Proposta sugestiva de resposta. O aluno deve avaliar como etnocêntrica e justificar a sua escolha de forma coerente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402026702)
	
	Em 1920, o reverendo Joseph Singh viajava numa missão espiritual pela Índia quando soube da lenda de duas meninas que viviam com uma matilha daqueles animais. Intrigado, partiu atrás delas. Ao encontrá-las, ficou impressionado: ambas andavam de quatro e, antes de sair da caverna em que se escondiam, colocavam só a cabeça para fora e olhavam desconfiadas para os lados. Capturadas, foram encaminhadas ao orfanato da cidade indiana de Midnapore. O reverendo Singh, que as criou junto com sua mulher, era o diretor da instituição. Kamala tinha cerca de 8 anos e Amala, apenas 1 ano e meio. Carnívoras, bebiam água lambendo e tinham horror à luz. Passavam o dia todo arredias, mas à noite uivavam e grunhiam. A menor sobreviveu dez meses longe dos bosques e morreu, um ano depois, de nefrite (inflamação nos rins). Foi quando Kamala chorou pela primeira vez desde que chegara ao orfanato. (Por Flávia Ribeiro http://historia.abril.com.br/comportamento/humanos-criados-como-animais-coracao-selvagem-434572.shtml )
 Será que o homem já nasce pronto?  Analise o caso das meninas Amala e Kamla procurando responder a pergunta anterior através das contribuições da Antropologia para o estudo das culturas.
 
Fundamentos de
 
		
	
Sua Resposta: A CULTURA E O MEIO EM QUE O HOMEM VIVE INFLUENCIA NO SEU DESENVOILVIMENTO.
	
Compare com a sua resposta: O homem não nasce pronto. O homem precisa do convívio em sociedade para adquirir comportamentos sociais. As Antropologia considera que os habitos, os costumes e as tradições irão modelar o homem de acordo com o contexto social no qual ele está inserido.

Outros materiais