Buscar

Cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de quantia certa contra devedor SOLVENTE e INSOLVENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O CUMPRIMENTO DE SENTENÇA (execução fundada em título judicial)
Cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de quantia certa contra devedor SOLVENTE. Artigo 523 e ss
O início do cumprimento de sentença. Artigo 523, primeira parte do caput. São dois requisitos fundamentais do cumprimento de sentença: o título executivo judicial e o inadimplemento do devedor. 
Constituído o titulo executivo judicial, a pedido do exequente, o executado terá prazo de 15 dias para que efetue voluntariamente o pagamento. Caso não o faça, dar-se-á inicio à fase de cumprimento de sentença, com mandado de penhora e avaliação. O valor total da condenação será acrescido de multa de 10%.
O prazo (art. 523, caput) e forma (art. 513, §2°) para pagamento voluntário. O devedor tem o prazo de 15 dias úteis para adimplir voluntariamente a obrigação. Dentro deste prazo não se admite penhora ou busca e apreensão, pois a execução ainda não se iniciou.
O cumprimento de sentença definitivo da sentença se dará a partir do requerimento do exequente, devendo intimar o executado para efetuar o pagamento do débito, acrescido das custas, se houver, no prazo de 15 dias úteis.
FORMA/ HIPÓTESES DE INTIMAÇÃO: Pelo Diário da Justiça na pessoa do advogado constituído nos autos; Por carta com AR, quando o devedor for representado por Defensor Público ou se não tiver procurador constituído nos autos; Por edital, se citado por edital e tiver sido revel na fase de conhecimento; Por via eletrônica, se empresa de grande porte, empresa pública ou privada, isto apenas se não tiver procurador constituído nos autos; Por carta com AR, se o requerimento do credor para inicio do cumprimento de sentença for feito após 1 ano do transito em julgado da sentença.
A multa. Artigo 523, §1°. A multa será de 10% em cima do valor principal, juros, correção monetária, custas e honorários advocatícios, ou seja, na hipótese de não pagamento no prazo de 15 dias.
Caso o executado deposite fora do prazo o valor, (página 821)
A iniciativa do credor. Artigo 523, segunda parte do caput. Cabe ao credor dar início à fase de cumprimento de sentença, bastando que, para tanto, apresente petição requerendo a intimação do devedor para pagamento do debito no prazo de 15 dias úteis, sob pena de ser expedido mandado de penhora e avaliação de bens. 
Nesta petição, deverá conter: 
O demonstrativo discriminado e atualizado do calculo do debito, indicando o índice de correção monetária, os juros e as respectivas taxas aplicados, o termo inicial e final dos juros e da correção monetária utilizados, se for o caso, a periodicidade da capitalização dos juros, a especificação dos eventuais descontos obrigatórios realizados, e sempre que possível for, indicar quais os bens passíveis de penhora; 
Recolher as custas iniciais da execução, quando a lei estadual de custas o exigir;
Indicar se possível, quais os bens que deseja ver penhorados, o credor tem a prioridade de indicar quais os bens deseja que recaia a penhora, mas, se não fizer a indicação, o oficial de justiça diligenciará.
Protesto da decisão judicial transitada em julgado. A decisão judicial transitado e, julgado poderá ser levada a protesto, nos termos da lei, depois de transcorrido o prazo para pagamento voluntário. É necessário primeiro que se trate de decisão judicial transitado em julgado. Então para haver o protesto, é indispensável o transito em julgado. O protesto ficará restrito às decisões que reconheçam a obrigação do pagamento de quantia liquida, certa e exigível.
EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR INSOLVENTE (está disposto no ANTIGO CPC)
Caso seja decretada a insolvência do devedor, todo seu patrimônio servirá para o pagamento dos credores, respeitadas as suas forças e as preferencias de credito.
O processo de execução contra devedor insolvente é autônomo e resulta de uma previa declaração de insolvência do devedor, requerida por 1 ou mais credores.
A peculiaridade desta é de não ser feita de modo individual, em beneficio de 1 ou alguns credores, mas de forma coletiva em proveito da universalidade deles.
Não há previsão legal no NCPC;
Realiza de forma coletiva;
Processo autônomo – previa declaração insolvência;
Pode ser requerida por 1 ou mais credores;
Não é possível converter a execução contra devedor solvente em insolvente.
PROCEDIMENTO – 2 FASES
DIFERENÇA ENTRE OS REQUISITOS DA FALÊNCIA
Basta os requisitos da lei de falência (Lei 11.101/02005) = dívida liquida, certa e exigível de valor acima de 40 salários mínimos	
NA INSOLVENCIA PRESSUPÕE, QUE OS DEBITOS DO DEVEDOR ULTRAPASSAM A SEU ATIVO. Na insolvência pressupõe que os débitos do devedor ultrapassem o seu ativo
1ª FASE= DECLARAÇÃO DE INSOLVENCIA
NATUREZA COGNITIVA;
CREDOR QUIROGRAFÁRIO; é o credor que não tem preferência; é o que não tem natureza alimentar (artigo 753, antigo CPC)
CREDOR PREFERENCIAL; ele também pode requerer a insolvência, desde que renuncie a ordem de preferencia; o seu direito deve ser renunciado e se tornará credor quirografário.
É OPCIONAL; pois não é obrigatório declarar insolvência e sim uma opção.
CITAÇÕES DO DEVEDOR PARA EM 10 DIAS OPOR EMBARGOS; citação do devedor para em 10 dias opor embargos (artigo 755, antigo CPC) – o prazo é diferenciado.
MATERIA DE DEFESA:
1. Artigo 475, antigo CPC, caso seja judicial e artigo 745, antigo CPC, caso seja extrajudicial;
2. alegar que não está em estado de solvência, ou seja, 	que possui bem suficiente;
3. que pagará e depositará em juízo o valor.
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO; tendo o credor requerido a insolvência, o juiz mandará citar o devedor para, em 10 dias opor embargos.
INSOLVENCIA REQUERIDA PELO DEVEDOR OU SEU ESPÓLIO; poderá ser declarada a pedido do espólio, bastando que apresente uma petição dirigida ao juiz, indicando a relação dos credores, de seus bens, acompanhada de um relatório de seu estado patrimonial, com a indicação das causas que determinaram a insolvência (art. 760, antigo CPC).
DECLARAÇÃO JUDICIAL OU INSOLVENCIA: nomeia um administrador (arts. 763 a 767 do antigo CPC) da massa dentre os maiores credores, publica o edital, reúne todos os processos judiciais em 1 único processo no prazo de 20 dias, a sentença provocará o vencimento das dívidas antecipadamente para o devedor pagar todos os credores.
2ª FASE= EXECUÇÃO COLETIVA
Arrecada os bens do devedor; verifica e classifica os créditos de acordo com a preferencia; por último, aliena judicialmente e só assim, os credores serão pagos.

Continue navegando