A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIANDO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA - PRINCIPAIS PERGUNTAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

PESQUISA EM PSICOLOGIA
Um estudo realizado em todos o Estado, com pais de crianças de 3 a 16 anos, para examinar suas preocupações a respeito de cuidado com as crianças e escolas e caracterizado como um estudo do tipo:
Levantamento
De acordo com os tipos de pesquisa identifique a que pesquisa está relacionada a frase: Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer.
Pesquisa de levantamento
Janete, pesquisadora do IBGE, participou de uma pesquisa que tinha como objetivo verificar a preferência musical da população brasileira. De acordo com o objetivo da pesquisa identifique o tipo de pesquisa no qual Janete trabalhou enquanto pesquisadora.
Pesquisa de levantamento
As pesquisas precedem da elaboração do problema e das hipóteses, sendo que problema e hipóteses são respectivamente:
interrogativas e afirmativas.
Um grupo de profissionais de uma ONG decidiu criar um projeto de orientação às mulheres vítimas de violência e para elaboração deste projeto foi preciso levantar nas delegacias das mulheres quais os principais tipos de violência para saber assim que tipo de projeto seria mais adequado. A partir da descrição acima identifique o tipo de pesquisa.
Pesquisa documental
De acordo com a descrição identifique o tipo de pesquisa mais indicado em função de seu objetivo. Marcos realizou uma pesquisa com o objetivo de analisar a quantidade de atendimentos que foram realizados no Serviço de Psicologia Aplicada de sua Universidade nos anos de 2009 a 2011.
Pesquisa documental
Uma pesquisa que vise responder questões fundamentais sobre a natureza do comportamento humano dedicando-se ao estudo de fenômenos tais como cogniçõa, emoção, aprendizagem etc, é caracterizada como sendo uma pesquisa:
Básica
Uma pesquisa que seja realizada com o objetivo de examinar questões práticas e suas potenciais soluções é caracterizada como sendo uma pesquisa:
Aplicada
De acordo com os tipos de pesquisa identifique a que pesquisa está relacionada a frase: É a pesquisa em que não se demonstra relação de causa e efeito, pois nela se examina como as variáveis se relacionam naturalmente.
Pesquisa correlacional
A etapa da pesquisa experimental que envolve a definição operacional das variáveis, ou seja, a definição específica das operações que serão realizadas para que o conceito seja medido denomina-se:
Operacionalização das variáveis
A etapa da pesquisa experimental que a determinação do número de variáveis e a forma de designação dos sujeitos, denomina-se:
Definição do plano experimental
A etapa da pesquisa experimental que envolve o estabelecimento de relações causais entre as variáveis denomina-se:
Construção de hipóteses
A etapa da pesquisa experimental que envolve a colocação clara, precisa e objetiva da pergunta a ser respondida pela pesquisa denomina-se:
Formulação do problema
A etapa da pesquisa experimental que envolve a determinação, com precisão, da população a ser estudada, a fim de generalizar os resultados encontrados, denomina-se:
Determinação dos sujeitos
Se alguém deseja estudar agressão precisamos saber exatamente o que se entende por este termo. Por exemplo, a agressão pode ser definida como (1) o número ou a duração de choques aplicados numa pessoa, (2) o número de vezes que a criança empurra um palhaço de brinquedo inflável, (3) o número de vezes que uma criança agride fisicamente outra durante o recreio, (4) as estatísticas de homicídio obtidas em registros de ocorrência policial, etc. A comunicação com outra pessoa fica mais fácil se concordarmos exatamente quanto ao significado usado para o termo agressão no contexto desta pesquisa. Este procedimento de determinação do significado de um termo é denominado:
Definição operacional
Numa pesquisa, o pesquisador deve decidir que método irá usar para estudar as variáveis de interesse. É importante saber que uma variável é um conceito abstrato, que precisa ser traduzida em formas concretas de observação ou manipulação, sendo definida em termos de um método específico usado para medi-la ou manipulá-la. Este procedimento é denominado:
Definição operacional
As pesquisas em Psicologia devem ser baseadas nas resoluções que envolvem as diretrizes para os procedimentos da pesquisa em Psicologia. O Conselho Federal de Psicologia elaborou a Resolução 016/2000, com o intuito de orientar os profissionais de Psicologia com relação aos procedimentos necessários para execução de uma pesquisa. De acordo com este documento muitas são as preocupações do pesquisador, EXCETO:
o caráter remunerado da pesquisa.
Enquanto técnica de pesquisa a observação pode assumir o formato de observação participante, que apresenta como principais características:
Participação real do pesquisador na vida da comunidade, organização ou grupo em que é realizada a pesquisa.
Enquanto técnica de pesquisa a observação pode assumir o formato de observação sistemática, que apresenta como principais características:
O pesquisador sabe quais os aspectos da comunidade, organização ou grupo são significativos para alcançar os objetivos pretendidos.
Enquanto técnica de pesquisa a observação pode assumir o formato de observação espontânea, que apresenta como principais características:
O pesquisador permanece alheio à comunidade, grupo ou situação que pretende estudar, observando os fatos que aí ocorrem.
Nem todas as hipóteses são testáveis, por isso muitas das hipóteses elaboradas pelos pesquisadores são descartadas. Para que uma hipótese seja considerada logicamente válida é importante que possua referência empíricas, esta característica se refere à:
A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação
Identifique, dentre as opções abaixo, as características do pré-teste em um delineamento de levantamento.
Assim que o instrumento a ser utilizado estiver pronto é necessário uma avaliação prática do mesmo. Esta não visa captar qualquer dos aspectos que constituem os objetivos do levantamento. Não pode trazer nenhum resultado referente a esses objetivos. Ele está centrado na avaliação dos instrumentos enquanto tais, visando garantir que mereçam exatamente o que pretendem medir.
Identifique, dentre as opções abaixo, as características da operacionalização dos conceitos em um delineamento de levantamento.
Muitos dos conceitos ou variáveis utilizados nos levantamentos sociais são empíricos, referem-se a fatos ou fenômenos facilmente observáveis e mensuráveis. Outros porém, não são passíveis de observação imediata e muito menos de mensuração tornando necessário sua definição operacional a fim de torná-los passíveis de observação e mensuração.
Identifique, dentre as opções abaixo, as características da seleção dos instrumentos em um delineamento de levantamento.
Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas técnicas de interrogação: o questionário, a entrevista e o formulário. O questionário constitui-se no meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato. A entrevista é aplicável a um número maior de pessoas, inclusive as que não sabem ler ou escrever. O formulário reúne vantagens das duas técnicas anteriores mas apresenta limitações como a de não garantir o anonimato e exigir treinamento de pessoal.
Identifique, dentre as opções abaixo, as características de especificação de objetivos em um delineamento de levantamento.
Os problemas propostos para investigação geralmente o são de maneira bastante geral. Entretanto, para realizar a pesquisa é necessário especificá-los. Os objetivos gerais são o ponto de partida, indicam uma direção a seguir mas não possibilitam que se parta para a investigação. Desta forma precisam ser redefinidos, esclarecidos, delimitados e assim surgem os objetivos específicos da pesquisa.
Identifique, dentre as opções abaixo, as características da seleção da amostra do delineamento de um levantamento.
De modo geral, os levantamentos abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.