Buscar

ATPS Administracao Financeira Orcamentaria

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
Curso: Administração
 Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária
Professor: Wagner Luiz Villalva
Tutora: Maria Moezia
 
 Antonio Maik Miranda RA: 421043 
 Eduardo Welker Santana Lima RA: 422114 
 Poliana Silva e Sousa da Costa RA: 7598639864
 Rafael Martins Noronha RA: 419896
Rayanna da Silva Pereira RA: 430031
Administração Financeira e Orçamentária
São Sebastião-DF, 21 de setembro de 2015.
Introdução
Neste trabalho iremos analisar os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação, com foco na análise de investimentos, potencializando o conhecimento em elaborar o controle administrativo financeiro de uma organização. Por fim saberemos como avaliar e conduzir obstáculos financeiros nas organizações.
A administração financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo. A área da administração financeira e orçamentária ocupa-se de todo o processo de transferência de fundos entre as organizações sendo responsável pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito e de investimentos, captação de recursos. O gestor financeiro precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa de tal forma que o retorno aos acionistas seja suficiente para mantê-los como investidor, além de preocupar-se com a satisfação de seus clientes, consumidores e fornecedores internos e externos.
Principais conceitos da administração financeira e orçamentária e melhores investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro.
Administração Financeira e Orçamentária
 Podemos definir a administração financeira orçamentária como a arte e ou ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia.
  A administração financeira e orçamentária está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo. 
Possui ainda as principais funções abaixo também de forma isolada e maximizada:
 • Analisar, planejamento e controle financeiro;
 • Tomada de decisões de investimentos; 
• Tomada de decisões de financiamentos;
 Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritas as realidades do processo:
 • Demonstração do Resultado do Exercício 
• Fluxo de Caixa 
• Balanço Patrimonial 
O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas diárias que o setor ou o macro da empresa está gerando. 
Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.
“Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com os dobros dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.”
Taxa de 6%
 PERÍODO
 VPJUROS%VF=VP(1+R) ³VF TAXA DE JUROS 
3 R$100.000,00 6% 100.000(1+0,06) ³ 119.101,60 19.101,60 
Taxa de 12% 
PERÍODO
 VP JUROS% VF=VP(1+R) ³ VF TAXA DE JUROS 
3 R$ 100.000,00 12% 100.000(1+0,12) ³ 140.492,80 40.492,80 
O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.
Relação entre o risco e o retorno
Sabe-se que as decisões financeiras são tomadas em um ambiente de incerteza em referência ao futuro. Alguns investimentos remuneram retornos altos e outros baixos, quanto mais arriscado maior deverá ser o retorno. Para esta análise, deverá ser calculada a fórmula:
 K = Rf + B X (Rm – RF) 
Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamento e não o contrário. Mas há inúmeras opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis, seja ele moderado, conservador ou agressivo. As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros. 
Fundo de investimento também pode ser denominado por comunhão de recursos financeiros, isto é, todo o valor investido é utilizado na compra de bens, seja mobiliários ou títulos, que são todos passados ao investidor. Por tanto, o fundo de investimento é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos.
 Os fundos de investimentos são classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente usam-se os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.
 Principais características: 
 Um fundo é compartilhado, isto é, sua composição é feito com recursos de diversos investidores. 
 O objetivo é tentar maximizar os lucros (retorno) com menor risco 
 Geralmente os fundos exigem um investimento mínimo, cujo valor dependerá da instituição e das características do fundo 
 Eles podem ser classificados em: Renda fixa, renda variável, Multimercado e outros
 Em uma classificação mais específica eles podem ser destinados a investimentos em: ações, câmbio, imóveis, ouro, títulos do governo, entre outros.
 Caderneta de poupança
 Classificado por conservador, a caderneta de poupança é muito conhecida, principalmente por poder ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas ir a um banco juntamente com seu CPF, RG, Holerite ou qualquer comprovante de renda e um comprovante de residência atual. A poupança é um investimento muito tradicional e conservador, paga juros bem baixos mais é seguro. Geralmente a taxa de juros da poupança gira em torno de 0,5% (meio por cento). 
Principais características: 
 Rendimento: TR + 0,5% 
 Isenção de imposto de renda 
 Não há limite mínimo para aplicação ou quando há é apenas simbólico 
 Menores de idade poderão ter Caderneta de Poupança 
Câmbio
 Investir em câmbio significa comprar moedas estrangeiras, como o Dólar, Euro ou Libra, por exemplo. Na compra de uma moeda o investidor espera que esta tenha uma valorização em relação à moeda corrente, o Real, e assim vendê-la por um valor acima do valor de compra. Mas a compra de moeda também poderá ter outras finalidades, como viagens para o exterior onde a mesma será usada ou para investimento de longo prazo. 
No caso do Dólar as cotações em relação ao Real podem ser classificadas em: 
 Comercial: é a cotação oficial usada nas operações comerciais e nas remessas de moeda de empresas com sede no exterior. 
 Turismo ou Flutuante: é usado como referência para compra de moeda estrangeira para viagem, tanto em espécie quanto em travellers.
 Paralelo: Não é reconhecido pelo mercado, mas é usado em operações do chamado mercado negro, geralmente pelos conhecidos “doleiros”.
 Ouro 
O ouro é um investimento reconhecidamente como seguro e pode ser feito através dos bancos. As barrasde ouro compradas podem ficar com o comprador ou ele poderá contratar um serviço de custódia ou guarda nos bancos. Diariamente são informados os valores do grama do ouro para compra e venda. 
CDB e RDB 
O CDB-Certificado de Depósitos Bancários, é o mesmo que financiar um valor para o banco, em que ao final do prazo estabelecido o banco pagará o valor que foi emprestado acrescido de juros, ou seja receberá o dinheiro investido mais um lucro do tempo passado. Uma das vantagens do CDB, é que o investidor poderá realizar outra proposta antes do fim do prazo, porém isso implicará ou poderá implicar na perda de parte do que foi emprestado. E o RDB-Recibo de Depósitos Bancários funciona da mesma forma, a diferença é que não há a opção de negociar após ter fechado o acordo, entretanto, no CDB e no RDB, o risco de prejuízo é mínimo, a menos que o banco quebre, pois ai não receberá seu dinheiro de volta e muito menos os juros combinado.
 Títulos os Públicos
 Este tipo de investimento criado pelo governo federal com o intuito de financiar as atividades do governo. Por outros lado é uma opção de investimento. A venda de títulos públicos geralmente é feita por leilão ou diretamente no Tesouro Nacional. 
Clubes de Investimentos
 Geralmente são investimentos realizados em comunhão de recursos por um grupo que não ultrapassa 150 pessoas com a finalidade de realizar investimentos no mercado financeiro, os clubes de investimentos sempre estão em conformidade com as normas da CVM, da Bovespa e ainda possuem um Estatuto Social, que abriga as diretrizes de funcionamento referentes aos investimentos e a companhia. Os clubes de investimentos são pessoas jurídicas e tem um gestor responsável pelo clube e a administração dos recursos do mesmo.
Ações 
Ações são ativos de empresas com capital aberto ou S.A Sociedades Anônimas, que são negociados em bolsas de valores, em outras palavras podem dizer que ações são pedaços ou partes das empresas que são vendidas na bolsa de valores. Quando uma pessoa compra um grupo de ações de uma empresa, significa que ela estará se tornando sócia daquela empresa, cuja participação dependerá da quantidade de ações compradas. As ações não são vendidas diretamente na bolsa, mas através das corretoras de valores mobiliários que são empresas credenciadas a operar no mercado de ações. Essas corretas fazem a intermediação entre o investidor e a bolsa. 
As ações podem der ordinárias ON ou preferenciais PN. 
 ON: As ações ordinárias dão o direito a participação nos lucros da empresa e ainda confere o direito a voto nas assembleias da empresa. 
 PN: As ações preferenciais também permite a participação nos lucros, porém, sem direito a voto.
Taxas Selic de 18/09/2015 a 18/09/2015
	Data
	Taxa (%a.a.)
	Fator diário
	Base de cálculo (R$)
	Estatísticas
	
	
	
	
	Média
	Mediana
	Moda
	Desvio padrão
	Índice de curtose
	18/09/2015
	14,15
	1,00052531
	408.827.039.488,28
	14,15
	14,14
	14,15
	0,02
	576,78
Calcule a os juros reais utilizando os juros nominais (Selic) e inflação encontrados.
 Para o cálculo da Taxa de juros real utilizamos a fórmula:
 (1 + taxa nominal) = (1 + taxa real) * (1 + taxa de inflação). 
Taxa selic vigente: 14,15% 
Inflação efetiva: 6,50% 
(1+0,109)= (1+TR)*(1+0,65) 
1,109 = (1+TR)*(1,65) 
1,109= 1,65+1,65TR 
1,109-1,65=1,65TR 
Calcular retornos esperados
10+(50−22 ) 22
10 = 1,72*100= 172% 
Investimentos em ações na companhia Água Doce período aplicação taxa de desconto taxa nominal (selic) valor presente pv = fv / (1+i)n valor futuro 
1 R$ 50.000,00 5,28% 12,00% R$ 53.191,48 R$ 56.000,00 
2 R$ 50.000,00 4,83% 11,50% R$ 53.181,34 R$ 55.750,00
 3 R$ 50.000,00 3,77% 11,00% R$ 53.483,66 R$ 55.500,00 
4 R$ 50.000,00 2,73% 10,50% R$ 53.781,75 R$ 55.250,00
 5 R$ 50.000,00 2,52% 9,75% R$ 53.526,14 R$ 54.875,00 
6 R$ 50.000,00 1,86% 9,00% R$ 53.504,81 R$ 54.500,00 
7 R$ 50.000,00 1,42% 8,50% R$ 53.490,43 R$ 54.250,00 
8 R$ 50.000,00 0,98% 8,00% R$ 53.475,93 R$ 54.000,00 
9 R$ 50.000,00 0,90% 7,50% R$ 53.270,56 R$ 53.750,00 
10 R$ 50.000,00 0,90% 7,25% R$ 53.146,67 R$ 53.625,00 
Interpretar o balanceamento entre risco e retorno. 
Retorno Anual Desvio Padrão = 38 22
 Riscos e Retornos 10+28 22 FV = PV (1 + I) N 
Calcular Coeficiente de Variância
 Projeto A 
CV= 0,60 
Projeto B 
CV=0,46
Mesmo com retornos dos projetos A e B serem iguais, o risco e o desvio padrão do projeto B são menores sendo assim tendo um melhor índice de balanceamento. 
O projeto A é melhor que o B, pois apresenta menos risco.
O valor de um ativo
No método de avaliação começaremos pelo conceito do valor que tem três fatores importantes, são: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incertezas do fluxo de caixa. Esses fatores são fundamentais na avaliação de um ativo, a responsabilidade da gestão financeira é aumentar o fluxo de caixa amenizando riscos.
O valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros, aplica-se essa regra a qualquer ativo financeiro inclusive os títulos, que é uma obrigação de dívida a longo prazo, emitida por um tomador de empréstimo, em um determinado período serão recebidos pelo detentor juros acrescidos em seu preço. Um dos fatores mais difíceis de lidar é o fator de risco em consequência das incertezas, a avaliação de um ativo é indispensável toda atenção no cálculo da Companhia
 A: o Beta é 1,5, o retorno da carteira de mercado é de 14%, título do governo rende atualmente 9,75%, a companhia tem mantido historicamente uma taxa de crescimento de dividendos de 6%, e os investidores esperam receber R$ 6,00 de dividendos por ação no próximo ano. 
Ks= Rf + B(Rm-Rf)
Ks=0,0975+1,5(0,14 - 0,0975) 
Ks=0,0975+1,5(0,0425) 
Ks=0,0975+0,063750 
Ks=0,16125*100 
Ks= 16,12% 
P 0= D1/(Ks-8)= 6/ 0,1612− 0,06 = 6/ 0,1012 =59 ,28 
Companhia Z: tem um Beta de 0,9, o retorno da carteira de mercado é de 14%, título do governo rende atualmente 9,75%, a companhia tem mantido historicamente uma taxa de crescimento de dividendos de 5%, e os investidores esperam receber R$ 8,00 de dividendos por ação no próximo ano. 
Ks= Rf + B(Rm − Rf ) 
Ks=0,0975+0,9(0,14 - 0,0975) 
Ks=0,0975+0,9(0,0425) 
Ks=0,0975+0,3825 
Ks=0,135750*100 
Ks= 13,58% 
P 0= D1/(Ks-8)= 8/ 0,1358− 0,05 = 8/ 0,08580 =93,24
A Companhia Y anunciou que os dividendos da empresa crescerão a taxa de 18% durante os próximos três anos, e após esse prazo, a taxa anual de crescimento deve ser de apenas 7%. O dividendo anual por ação deverá ser R$ 4,00. Supondo taxa de retorno de 15%, qual é o preço mais alto oferecido aos acionistas ordinários?
P 0= D1 /(Ks−8) = 4 /0,15−0,07 = 4/ 0,08 =50,00
 ANO FLUXO DE CAIXA (R$) FVPA 11,75 a.a. FVPA = 1 / (1+i) n VP FC . FVPA ACUMULADOS
 1 250.000,00 0,8949 223.725,00 223.725,00 
2 250.000,00 0,8008 200.200,00 423.925,00 
3 250.000,00 0,7166 179.150,00 603.075,00
4 250.000,00 0,6412 160.300,00 763.375,00 
5 250.000,00 0,5738 143.450,00 906.825,00 
6 250.000,00 0,5135 128.375,00 1.035.200,00 
7 250.000,00 0,4595 114.875,00 1.150.075,00 
8 250.000,00 0,4112 102.800,00 1.252.875,00 
9 250.000,00 0,3679 91.975,00 1.344.850,00 
10 250.000,00 0,3292 82.300,00 1.427.150,00 
Calcular a viabilidade VPL 
VPL = valor presente líquido 
I = investimento inicial 
Projeto A 
VPL = 1.427.150,00 – 1.200.000,00 = 227.150,00 
Projeto B
 VPL = 1.427.150,00 – 1.560.000,00 = - 132.850,00 
Índice de Lucratividade: IL =___VPEC___ 
INVEST. INICIAL 
Projeto A
IL = 1.427.150,00 = 1,1893 1.200.000,00 
Projeto B IL = 1.427.150,00 = 0,9148
1.560.000,00 
O projeto A é viável, pois o IL é maior que 1.
Análise de orçamento de capital
MÉTODO DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: COM RISCO
COMENTÁRIO DO ARTIGO DA METODOLOGIA DE CÁLCULO DE CAPITAL 
Esta metodologia de cálculo é medida pela relação entre a covariância dos retornos de mercado e da companhia e a variância dos retornos da empresa. São discutidos os principais indicadores financeiros do mercado brasileiroe justificada, por meio de fundamentos estatísticos, a inconsistência dos resultados. É um conceito essencial para toda decisão financeira, e pode ser entendido como o retorno médio exigido para toda a empresa.
DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DOS RISCOS NAS TOMADAS DE DECISOES DOS ATIVOS
 PROJETO X FVPA 14% FVPA = 1 / (1+ i) n VP 
ANO FLUXO DE CAIXA 
1 70.000,00 0,8772 61.403,51 
2 70.000,00 0,7695 53.865,00 
3 70.000,00 0,675 47.250,00 
4 130.000,00 0,5921 76.973,00 
5 130.000,00 0,5194 67.522,00 
Σ 307.013,51 k= 61. 402,71 – média
 σ = 11,586,59 – desvio padrão 
CV = _σ_ = _11.586,59_ = 0,1887 . 100 = 18,87 %
K 61.402,71 
PROJETO X FVPA 10% FVPA = 1 / (1+ i) n VP MÉDIA DESVIO PADRÃO CV = σ / K 
ANO FLUXO DE CAIXA 
1 70.000,00 0,9091 63.637,00 CV = 15418,56 / 68.716,60 . 100 = 22,44 
2 70.000,00 0,8264 57.848,00 
3 70.000,00 0,7513 52.591,00 
4 130.000,00 0,6830 88.790,00 
5 130.000,00 0,6209 80.717,00 68.716,60 15.418,46 
343.583,00 
PROJETO Z FVPA 14% FVPA = 1 / (1+ i) n VP MÉDIA DESVIO PADRÃO CV = σ / 
K ANO FLUXO DE CAIXA 
1 180.000,00 0,8772 157.896,00 CV = 36.510,20 / 114.352,00 . 100 = 31,93% 
2 180.000,00 0,7695 138.510,00 
3 180.000,00 0,6750 121.500,00 
4 130.000,00 0,5921 76.973,00 
5 130.000,00 0,5194 76.882,00 114.352,20 36.510,20 
571.761,00 
PROJETO 2 FVPA 10% FVPA = 1 / (1+ i) n VP MÉDIA DESVIO PADRÃO CV = σ / 
K ANO FLUXO DE CAIXA 
1 180.000,00 0,9091 163.638,00 CV = 36.815,60 / 123.426,20 . 100 = 29,83% 
2 180.000,00 0,8264 148.752,00
3 180.000,00 0,7513 135.234,00 
4 130.000,00 0,6830 88.790,00 
5 130.000,00 0,6209 80.717,00 123.426,20 36.815,60 
617.131,00 
UTILIZAR A FÓRMULA GORDAN
 β = 1,5 
RF = 8% 
RM = 16% 
Ks = RF + β (RM – RF) 
Ks = 8 + 1,5 (16 – 8) 
Ks = 8 + 1,5 . 8 
Ks = 8 + 12 = 20 
 CALCULAR A VIABILIDADE QUE A COMPANHIA DOCE SABOR TRAÇOU PARA CINCO SIMULAÇÕES SOBRE O PROJETO X, Y E Z 
PROJETO X PROJETO Y PROJETO Z 
ANO VPL DESVIO PADRÃO VPL DESVIO PADRÃO VPL DESVIO PADRÃO 
1 200 12 150 34 250 10 
2 300 17 300 41 380 35 
3 400 21 450 27 430 54 
4 500 20 550 30 640 68 
5 600 23 670 20 720 62
 TOTAL 2000 93 2120 152 2420 229
 PROJETO X 
PL – retorno esperado 
X = Σ VPL = 2000 = 400 
N 5 
σ – desvio padrão
 x = Σ σ = 93 = 18,6 
n 5 
CV = σ . 100 = 18,6 = 0,0465 . 100 = 4,65 % 
X 400 
PROJETO Y 
PL – retorno esperado 
X = Σ VPL = 2120 = 424 
N 5 
σ – desvio padrão
 x = Σ σ = 424 = 84, 8 
n 5 
PROJETO Z 
PL – retorno esperado 
X = Σ VPL = 2420 = 484 
N 5 
σ – desvio padrão
x = Σ σ = 229 = 45,8 
n 5 
O projeto Z tem uma rentabilidade maior, é mais viável investir neste
Bibliografia. 
 http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/12/bsvp.html
 http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/content/view/full /9502 
 http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-calcular-vpl 
 http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analiseinvestimentos. html 
 PLT Administração financeira- Autor A.A Groppelli – Ehsan Nikbakht 
 http://aprovadonovestibular.com/probabilidade-como-calcular-e-exercicios. html 
 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034- 75901981000100008&script=sci_arttext 
 http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Investindo/ Tipos_Investimento/index_Tipos_Investimento.html 
 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034- 75901981000100008&script=sci_arttext

Continue navegando