Buscar

Catálogo de Raças Leiteiras modificado

Prévia do material em texto

Catálogo de Raças Leiteiras
Isabella de Mello 
Rafaela Freitas
Principais raças utilizadas no Brasil
Holandesa
Origem:Holanda
Raças base: Holandês PB, Frissian Black Pied
Aptidão:Leite
Descrição morfológica:Altura na cernelha de 1,23 a 1,30m e garupa, 1,33m; Comprimento do tronco de 1,60m, com da garupa 0,55m; Perímetro torácico 1,65m; perfil subcôncavo; Pelagem preta e branca ou vermelha e branca; Vacas pesam entre 550 a 600kg e machos 900 a 1000kg. Média de produção Brasileira 6595kg;
Características: Gado pesado de grande porte e com uma ampla caixa óssea; Sua cabeça apresenta uma parte superior ampla; parte fronto nasal estreita e pouco alongada; Chifres para a frente, tendo pontas escuras; Pescoço bem implantado e articulado nas paletas e na cabeça;úbere bem conformado com tetas simétricas, macias, flácidas e separadas;
Vantagens:Excelente capacidade leiteira; Dócil; Lucratividade; Adaptação a variações climáticas; 
Desvantagem:Tamanho; exigência nergética; Longevidade; Distocia; 
Pardo Suíço
Origem:Suiça
Raças base: Pura
Aptidão: Mista
Descrição morfológica: boa pigmentação;
- pelo curto, que é capaz de crescer ou se manter de acordo com o clima; 
- cascos: pretos e fortes;
- bons aprumos;
- adultas pesam de 600 a 1000kg
Características: produção leiteira: mais de 2.500 quilos de leite em 200 dias
- possuem cascos pretos e chifres brancos com pontas pretas
Vantagens: alta conversão alimentar; 
- alta fertilidade de machos e fêmeas;
- precocidade sexual: as novilhas entram no cio aos 332 dias;
- rusticidade: tolerância ao frio e calor; 
Desvantagem: Os fatores que mais limitam a criação desta raça no Brasil são: o calor, a radiação solar, a umidade, a alimentação (especialmente no período de seca) e as doenças infecciosas e parasitárias.
Girolando 
Origem: Brasil
Raças base: Cruzamento 5/8 de grau de sangue Holandês, ou (62,5% de sangue Holandês)
- 3/8 de grau de sangue Gir (37,5% de sangue Gir);
- O cruzamento de Girolando 5/8 com outro animal 5/8 resulta em um animal puro sintético.
Aptidão: Leite
Descrição morfológica:média de produção 5.061 kg por período de lactação; Peso ao nascer 35kg; Peso adulto Fêmas 400kg a 600kg e Machos 700kg a 900kg; Altura fêmeas 1,30 a 1,40cm e machos 1,40 a 1,50cm
Características: Caract.fisiológicase morfológicas perfeitas para produção de leite; Capacidade e suporte de úbere, tamanho de tetas; fatores intrínsecos à lactação; pigmentação; capacidade termorreguladora; aprumos e pés fortes; conversão alimentar e eficiência reprodutiva; Fertilidade; Docilidade.
Vantagens: Longevidade; Capacidade de auto-regulação do calor do corpo; ótima adaptação ao clima; ótima fertilidade; Precocidade;
Desvantagem:Período curto de lactação; pouco dócil; Dificuldade de descer o leite quando não há o bezerro no pé.
Gir
Origem:Índia
Raças base: Gir indiano
Aptidão:Mista
Descrição morfológica:Presença de cupim; Orelha em forma de folha seca; barbela e umbigo desenvolvidos; Úbere desenvolvido com tetos maiores e mais adiantados; Produções médias de 3.198 kg de leite(305 dias, 2 X), sendo comuns lactações acima de 4.000 kg ou até 5.000 kg leite, em alguns casos ultrapassando 10.000kg de leite;
Características:Pelagem vermelha; Temperamento dócil;Perfil craniano ultra-convexo (com fronte larga, lisa e proeminente); animal rústico; longevidade produtiva e reprodutiva, facilidade de parto.
Vantagens: Alta produção de leite; Docilidade; resistência a endo e ectoparasitas; menor reposição alimentar.
Desvantagem:Menor velocidade de ganho de peso; Não são totalmente dóceis
GIR LEITEIRO
Origem:Índia
Raças base: Pura
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: Pelagem preta ou escura, o que proporciona tolerância à incidência solar, devendo ser solta, fina e flexível, macia e oleosa; Chifres escuros, simétricos, grossos na base, saindo para baixo e para trás, de seção elíptica se dirigindo para cima; Vaca Gir Leiteiro apresenta ossatura forte e limpa; Quanto a angulosidade deve ter formato triangular, visto de lado, de frente e por cima, com grande capacidade respiratória, cardíaca e digestiva, com garupa ampla.
Características: Zebuíno de maior produtividade leiteira em clima tropical; Produz leite com grande porcentagem de gordura e proteína, sendo um produto bastante apreciado pela indústria de laticínios
Vantagens: A vaca tolera altas temperaturas sem entrar em estresse térmico; rusticidade; longevidade produtiva e reprodutiva; docilidade; baixo custo de mantença; facilidade de parto; produção de leite a pasto (excelente conversão alimentar)
Desvantagem: Ainda produz pouco leite se comparado com raças européias
Gir Mocho 
Origem:índia
Raças base: Gir brasileiro + RedPoll, Mocho Nacional
Aptidão:Mista
Descrição morfológica:Produção ultrapassam 18.000kg em um ano de lactação. As fêmeas pesam entre 400 e 650 kg, com recorde de 815 kg; os machos pesam entre 750 e 950 kg, com recorde acima de 1.100 kg; animal não apresenta chifres.
Características:apresentando as mesmas características e funções que o Gir tradicional; mocho;
Vantagens: Alta produção de leite; obtem crias pesadas; Docilidade.
Desvantagem:Ainda esta em crescimento
Jersey 
Origem:Inglaterra
Raças base: Brasil + Jersey 
Aptidão:Mista
Descrição morfológica:Peso ao nascer 22 a 27kg; Peso adulto das vacas 320 a 450kg e touros 600 a 700kg; Altura em média 115cm a 120cm; Idade de cobertura 13 a 17 meses; 
Características:Pelagem amarela fosca e pode ir do cinzento ao parto até quase negro; Focinho e língua são pretos ou cor de chumbo; Pele fina e pêlos curtos; Cabeça delicada, curta e côncava; Orelhas médias e finas; Corto tipicamente leiteiro; Úbere bem irrigado, volumoso, com tetas pequenas e espaçadas.
Vantagens: Rusticidade; Alta qualidade de leite, gordura e proteína; Precocidade novilha leiteria; Ótima conversão alimentar; Alta herdabilidade e Elevada tolerância ao calor.
Desvantagem:Alto custo da novilha; Não possui dupla aptidão; Limitação genética.
Guzerá
Origem:Índia/Paquistão
Raças base: Kankrej
Aptidão:Mista
Descrição morfológica: Machoschegam a atingir 1.300kg e fêmeas 950kg; Produção de leite de 4.500kg na lactação.
Características: Pelagem variando do cinza claro ao cinza escuro; Chifres em forma de lira; Pêlos curtos e pele escura; Regiao Norte do país, raça extrema rusticidade.
Vantagens: Reprodução; Animais fortes; Resistente as secas; Dupla aptidão; Conversão alimentar; Habilidade materna; Rendimento de carcaça.
Desvantagem:Garupa excessivamente inclinada e curta; Vulva despigmentada e/ou atrofiada; Defeitos de aprumos;
Guzolando 
Origem:Brasil
Raças base: 9/16 Holandesa + 7/16 Guzera
- 11/16 Holandesa + 5/16 Guzera
Aptidão:Mista
Descrição morfológica: Animal de porte médio;3.500kg de leite por lactação, podendo atingir 5.000kg de leite; 4,5 a 5,5% de gordura. 
Características: Temperamento vivo, mas dócil e pelagens variadas que resultam das combinações das duas raças de que eles se originam. As fêmeas têm elevada aptidão leiteira e ostentam a forma tradicional de cunha, úbere bem inserido e desenvolvido. Os machos são musculosos, com altos índices de ganho de peso e rusticidade.
Vantagens: Alto desempenho; Grande aceitação em todo o Brasil; Custo menor que a Holandesa; Utilizados como reprodutor;
Desvantagem:desvantagem genotípica em relação aos puros sobre a fertilidade. 
Jersolando 
Origem:Brasil
Raças base:½Holandesa + Jersey
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: Peso vivo médio de 428 kg, renderam 3.710 litros de leite em 223 dias, com 5,01% de gordura e 3,91% de proteína.
Características: Holandês, superior em produção de leite, e Jersey, conhecido pela alta concentração de sólidos no leite, rápida maturidade e maior fertilidade, novilhas que produzem muito leite e com muitos sólidos.
Vantagens:vacas mestiças e Jersey apresentaram maior consumo de matéria seca como percentagem de peso vivo em relação às puras Holandês.
As vacas jersolandaspodem ser uma alternativa para que os sistemas de produção de leite brasileiros registrem menores emissões de gases.
Desvantagem:Baixa rusticidade.
Girsey
Origem:Brasil
Raças base:Gir, zebuína, e Jersey, taurina
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: Peso vivo médio de 500 k.
Características: Leite com maior quantidade de sólidos.
Altissima conversão alimentar.
Vantagens: Menor tempo entre partos, parem em média 2 bezerros a mais durante a vida.
Desvantagem:Baixa rusticidade.
RAÇA NORMANDO
Origem:Normandia
Raças base: Pura
Aptidão:Mista
Descrição morfológica: Novilha atinge o seu primeiro parto com produção diária superior de 28 e 35kg, e vacas multíparas de mais de 40 kg/dia
Características: Leite de alto teor de gordura; com ótimas condições para produção de queijos finos; Alta precocidade sexual.
Vantagens: leite caracterizado por abundantes glóbulos de gordura e balanço de Cálcio – Fósforo; considerada a rainha da Kappa Caseína
Desvantagem: Rendimentos são altamente dependentes das condições ambientais e genéticas (trópicos, clima temperado , deserto , etc ).
RAÇA RED POLLED
Origem:Inglaterra
Raças base: Gado Mocho De Suffolk E O Gado Vermelho Chifrudo De Norfolk
Aptidão: Mista
Descrição morfológica: As vacas produzem, em condições normais, de 3.000 a 3.500 kg/lactação
Características: São animais de estatura mediana. Possuem uma pelagem vermelha
Vantagens:ossatura fina, crescimento rápido, altamente precoce e boa aceitação no mercado consumidor de carne
Desvantagem:E em clima tropical, como no Brasil, ela perde em produção e rusticidade para outras raças.
Ayrshire, Polled 
Origem:Estados Unidos
Raças base: Ayrhire + Mocho
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: De tamanho médio;A vaca adulta pesam de 450 a 600 kg; Produção de leite em média de 3.900 litros por lactação; 3,8% de gordura; Medem 129cm de altura; 
Características: normalmente têm marcas vermelhas e brancas; o vermelho pode variar de um tom de laranja a um marrom escuro; Eles são conhecidos por sua resistência e sua capacidade de converter grama em leite de forma eficiente; Facilidade de parte e Longevidade.
Vantagens: fortes e adaptáveis ​​a muitos métodos agrícolas; sobrevivem com pouca alimentação; capacidade de converter grama em leite de forma eficiente.
Desvantagem:Dominante; pouco dócil;
Guernsey
Origem:Estados Unidos
Raças base: Guersey + Mocho
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: Porte médio; Peso das fêmeas 400 a 500kg e dos machos 600 a 800kg; Alta porcentagem de gordura; 
Características: Pelagem amarelada, podendo ser clara, pardo ou avermelhado; Extremidades dos membros, úbere e vassoura da cauda brancas; Constituição esquelética forte; Ossatura sólida e proporcional; Fronte em forma de escudo; Mucosa do focinho alaranjada;
Vantagens: Rústica; Alta produção leiteira; Dócil; Suporta altas temperaturas
Desvantagem:Requer boa pastagem, suplementação alimentar e manejo adequado.
Pitangueiras 
Origem:Brasil
Raças base: Guzerá + RedPoll
Aptidão:Mista
Descrição morfológica: Tourospesam 700 a 800 quilos. As vacas450 quilos, aumentando com a idade, até alcançarem 500 a 600 kg; Estatura média; touros adultos com 1,45 a 1,50 m. de altura; Vacas com produtividade média entre 4.000 a 5000 kg por lactação em 300 dias.
Características:Pelagem vermelha, uniforme, com pequenas variações de tonalidade, podendo ir de vermelho escuro e vermelho claro; Geneticamente mocho; Tronco musculoso; Garupa larga e longa.
Vantagens:Mansidão; Rusticidade; Gado para regime de campo; Conversão alimentar; 
Desvantagem:Encontra-se mais em regiões mais secas
Caracu
Origem: Brasil
Raças base: Gado aquitânico e lusitano
Aptidão: Mista
Descrição morfológica:Vacas pesam em torno de 550kg a 650kg podendo chegar até 750kg; Touros pesam em torno de 1000kg, podendo chegar aos 1200kg; pelagem curta nos vários tons de amarelo, sem pêlos pretos ou manchas brancas;
Características: resistência ao calor; resistência a endo e ectoparasitos;facilidade de locomoção (bons aprumos);cascos resistentes; umbigo curto e sem prolapso prepúcio;capacidade de digerir fibras grosseiras; facilidade de parto;Produção leiteira em torno de 2.100kg por lactação; Produz um leite com alto teor de gordura (5%).
Vantagens: Menor exigência alimentar; resistência a parasitas; adaptação ao clima tropical e subtropical; Dócil; 
Simental
Origem:Suiça
Raças base: SwissSimmental
Aptidão:Mista
Descrição morfológica: De tamanho médio; Produção leiteira de 5.500litors por lactação; 4,2% de gordura; Fêmeas pesam entre 600 a 750kg e machos entre 900 a 1.00kg.
Características: Segunda maior do mundo; Gado de coloração amarelada ou vermelha; Manchas brancas em distribuição características; Cabeça, ventre, parte baixa do peito, patas e a vassoura da cauda são brancas; Pelo suave e pele ligeiramente pigmentada, de grossura médiaflexível; Focinho claro; Chifre finos de cor branca amarelada e se curva para fora; com pontas avermelhadas para cima; Úbere bem ligado.
Vantagens: Alta produção de leite; Alta fertilidade; Maior teor de sólidos totais; Compactos; Rústico;Economicidade.
Desvantagem:Úbere médio; mais utilizado para produção de carne em alguns países
Lavínia 
Origem:Brasil
Raças base: Guzera + Brown Swiss
Aptidão:Mista
Descrição morfológica: 2.300 litros por lactação; Peso ao nascer 36,5kg para os machos e 32,2kg para as fêmeas e são desmadas com 180kg e 160kg respectivamente; Vacas pesam 450 a 550kg e touros entre 950 a 1.050kg; 
Características: Rusticidade e boa capacidade na produção de leite; Pelagem é parda cinzenta, sendo os machos mais escuros. A pelagem da cabeça é semelhante a do gado Pardo Suíço, tendo nas orelhas tonalidades mais claras; Ao redor do focinho possui uma auréola clara; Cupim é bastante reduzido.
Vantagens: Utilizado nos semi-áridos; Rusticidade; Ganho de peso em pasto;
Desvantagem:Mais utilizado em regiões secas
Sindi Leiteiro
Origem:Brasil
Raças base: Sindi (RedSindhi)
Aptidão:Mista
Descrição morfológica: Lactação emmédias de 2.560 a 3.600 kg em 305 dias, com recordes acima de 4.000 kg e teor de gordura perto de 5,0%; Vacas pesam de 350 a 450 kg e os machos entre 500 – 600 Kg.
Características: Pequena estatura, porém com grande profundidade, possui pelagem avermelhada, com pequenas manchas brancas na barbela, testa e no ventre. É um animal rústico;cabeça é pequena e bem proporcionada, de perfil convexo;Chifres são grossos na base crescem para os lados, encurvando-se para cima; Orelhas caídas; Cupim tamanho médio; 
Vantagens:  adquirindo rusticidade e facilidade de adaptação; adequados para regiões de poucos recursos alimentares; Rápida adaptação; Prolificidade .
Desvantagem: Membros curtos, finos, de ossatura delicada;
Outras raças utlilizadas no mundo
Drakensberger 
Origem: África do Sul 
Raças base: Gado local + Friesian, Africânder, Nguni, Basuto
Aptidão: Mista
Descrição morfológica:De cor preta com casaco liso, médio e profundo para gado grande emoldurado. Touros pesam de 820 kg a 1100 kg, e vacas de 550 kg a 720 kg, os bezerros pesam aproximadamente 35 kg ao nascer; novilhas de 210 kg e machos de 240 kg;
Características: Boa produção de leite; Fertilidade 90%; Baixa mortalidade; Peso alto atingido pelos bezerros recém-desmamados; fácil manuseio; vida produtiva longa; excelente habilidade materna e estrutura forte da perna e do osso com um casco duro de “búfalo”, garantindo uma marcha fácil mesmo em terrenos mais acidentados;
Vantagens: Características femininas, como facilidade de parto, fertilidade, leite, instintos materno; Capacidadede cruzar bem com as raças Bosindicus e Bostaurus ; adequada como raça materna em sistemas de cruzamento; Capacidade de adaptação em todas as condições
Desvantagem: Se sai melhor nas áreas mais agreste
Angeln (Angler)  
Origem: Alemanha 
Raças base: gado antigo local
Aptidão: leite
Descrição morfológica: Cabeça de comprimento médio, larga na testa e ligeiramente côncava; Chifres brancos com pitões pretos e com pontas voltadas para dentro; Peito profundo, costela bem arqueada e tronco largo, forte e bem musculoso; Lombos largos e região pélvica média; Úbere pele fina e glândula grande e proporcionando e firmemente preso ao corpo. Peso vivo dos touros adultos é em média 800 a 850kg e das vacas pesando de 450 a 500kg.
Características: De cor avermelhada, sem marcas brancas pronunciadas; pelo curto, fino e brilhante; sua cor varia entre marrom a vermelho ou vermelho escuro; conhecida pela grande quantidade de leite que produz; 
Vantagens: São fortes; resistentes; aproveitam a alimentação com eficiência o que lhes permite adaptar-se a uma ampla variedade de condições ambientais.
Desvantagem: Os machos geralmente não são mantidos após os três meses de idade; média conformação
Braunvieh (German Brown)
Origem:Alemanha
Raças base: Allgauers + Brown Swiss, Austrian Brown
Aptidão: mista
Descrição morfológica:As vacas pesam entre 500 e 700kg, os touros chegaram a pesar até 1000kg; É utilizada para produção de carne e leite; Longevidade; Robusto e adaptável.
Características: A cor característica varia do cinza ao marrom; pernas fortes com duros cascos que garantem a longevidade; excelente saúde e forma do úbere; Alta capacidade de produzir o leite.
Vantagens: Ganhos; Porcentagem de abate e a vitalidade; Se adapta a diferentes áreas habitacionais; Resiste ao calor tropical e ao frio extremo sem dificuldades; Alta qualidade e produção de leite; Excelente sabor e capacidade de produção de queijo.
Desvantagem:não encontrada
FleckviehGerman (Simmental) 
Origem: Alemanha 
Raças base: Gado local de Wurtemberg
Aptidão: Mista
Descrição morfológica: Gado robusto e saudável, com rápida adaptabilidade a todas as condições climáticas; Boa condição corporal; Pele fina e clara, com manchar marrons em todo o corpo.
Características: Raça de dupla finalidade com alto desempenho de leite e carne bovina; 
Eficiência econômica alcançando por meio de bezerros em rápido crescimento e baixo requisitos ambientais; Raça para cruzamento com raça leiteira pura; 60% leite e 40% carne; temperamento calmo; construção de corpo forte.
Vantagens: 100% de rentabilidade; bem sucedida nas diferentes regiões com as diferentes ofertas de alimentos; temperamento calmo; 
Desvantagem: Sua vitalidade de crescimento na inseminação depende do desenvolvimento físico e não da idade do animal
Gelbvieh, GermanYellow
Origem: Alemanha 
Raças base: gado local vermelho + Simental (Bernese), Brown Swiss
Aptidão: mista
Descrição morfológica:A cor da pelagem desses bovinos musculosos é como o nome já indica: amarelo, de cor palha a avermelhado, com um anel de pêlos claros ao redor dos olhos e um focinho rosado. A altura das vacas na cernelha é de 140 cm, e o peso varia de 650 a 850 kg; os touros têm uma média de 148 a 156 cm e pesam de 1.100 a 1.300 kg; Vacas controladas tem uma média de 4.884 kg de leite, com 4,12% de gordura e 3,52% de proteína. 
Características: As fêmeas foram selecionadas para serem muito maternais, com forte fertilidade, instintos maternais, bons úberes e forte produção de leite. Eles também são conhecidos por terem filhos menores, permitindo a facilidade de parto; 
Vantagens: São capazes de se adaptar a muitos diferentes tipos de terras e condições climáticas; Dóceis; De crescimento rápido.
 Desvantagem:Não encontrado
GermanRedPied  
Origem: Alemanha 
Raças base: gado local (Hinterwalder, Vorderwalder) + Meuse-Rhine-Yjssel
Aptidão: Leite
Descrição morfológica:As vacas têm em média 135 cm de altura e pesam 700 kg. Os touros têm 145 cm e uma média de 1.000 kg de peso.
Características: A cor característica da raça é vermelho ou preto; malhadas; são utilizadas tanto para produção de leite quanto para carne; alta produção de leite, alto teor de gordura do leite e desempenho suficiente da carne bovina. 
Vantagens: altamente valorizado por sua influência láctea; 
 Desvantagem:Animal muito caro.
Hinterwald  
Origem: Alemanha 
Raças base: Vosges + Simental
Aptidão: Mista
Descrição morfológica: São vacas pequenas, com apenas 115 a 125 centímetros de altura e pesando entre 380 e 480 quilos, o que a torna a menor raça de gado ainda existente na Europa Central. A cabeça é na maior parte branca, o restante do pêlo é amarelo claro a vermelho-marrom escuro; Utilizadas para a produção de leite e obtenção de carne.
Características: Tendo sido criados para lidar com condições extremas, como invernos frios, pastagens íngremes e uma dieta frugal, estão bem adaptados ao clima alpino. Eles são usados ​​para a produção de carne e leite.
Vantagens: Econômicas; Falta de dificuldade de parto e longevidade.
 Desvantagem: Raça em extinção; tamanho.
Vorderwald  
Origem: Alemanha 
Raças base: Vosges + Simental
Aptidão: Mista
Descrição morfológica: Pernas e pés fortes, permitindo que eles pastem nas montanhas; A cabeça e as pernas são geralmente brancas e o corpo tem manchas vermelhas, castanhas ou mesmo pretas; Eles têm chifres curvos para a frente; As vacas têm tipicamente 135 cm de altura na cernelha e pesam cerca de 600 kg; Os touros têm tipicamente 150 cm de altura na cernelha e pesam cerca de 1.050 kg.
Características: Animal de duplo propósito, são usados ​​para produção de leite e carne.
Vantagens: muito resistente; bem adaptados às condições montanhosas; animais de vida longa
 Desvantagem: Raças estão diminuindo no mercado; pesadas.
Vosges 
Origem: Alemanha 
Raças base: Gado nativo francês
Aptidão: Leite
Descrição morfológica: É de tamanho médio: 135 cm na cernelha para um peso médio de 600-650 kg para a vaca e 800 kg para o touro.
Características: Reconhecível pela faixa branca mais ou menos regular que cobre as costas, assim como a barriga mas também pelas manchas pretas na face que dão e a ela uma marca pessoa; 
Vantagens:  leite de alta qualidade e em quantidade honrosa, cerca de 4.200 kg N 1 por ano; raça autorizada a fornecer o leite para a produção de queijo de Munster; baixa proporção de gordura; Raça fértil e longeva
Desvantagem: Raça frágil
Criollo Argentino  
Origem: Alemanha 
Raças base: local antigo + Nelore + Sta.Gertrudis + Brahman
Aptidão: Leite
Descrição morfológica:A garupa possui inserção de cauda saliente e alta, um pouco para frente e oblíqua, o que determina uma largura maior do canal de parto; A cauda é longa, não muito grossa e móvel, sendo muito característica que repouse sobre a garupa do animal; A cabeça é longa na fêmea e um pouco menor no macho; Os pesos médios foram 290,6 kg. para fêmeas e 473,2 para machos. Todos os animais apresentavam chifres de lira.
Características: Para a coloração do pêlo, 54% apresentaram como pigmento básico o castanheiro, 38% o branco e 8% o preto; Gado de tamanho médio; manso e possui alto teor de gordura no leite.
Vantagens: adaptabilidade aos meios muito ásperas baixa infra-estrutura e disponibilidade de pastagens.
Desvantagem:úbere de desenvolvimento médio e bem modelado e com mamilos médios.
AustralianMilking Zebu  
Origem: Austrália 
Raças base: local Zebu Sahiwal + Jersey
Aptidão: Leite
Descrição morfológica:Carrega as marcas de cor e a forma geral do Jersey, mas também mostra a influência tropical das raças Sahiwal e RedSindhi através da capacidade de suar e descartar carrapatos de uma pele altamente móvel e solta.
Características: vacas maduras de raça pura AMZ produzem uma média de 2.700 litros de leitepor lactação; Qualidade do leite é muito alta e o nível de proteína é de aproximadamente 3,5 a 4%.
Vantagens: rigorosa de tolerância ao calor, produção de leite e resistência a carrapatos 
Desvantagem: não encontrado
Shorthorn, Illawarra 
Origem: Austrália 
Raças base: Gado Britânico
Aptidão: Leite
Descrição morfológica:Excelente formação pélvica; Úbere grande; Os tetos são de 65 a 75 milímetros de comprimento, colocados de forma uniforme, na cor marrom, e debaixo dos vasos sanguíneos; Produzem mais de 40 litros por dia em 300 dias de lactação;
Características: unhas fortes e pele de pigmentação vermelha com algumas manchas brancas; Excelente temperamento; Ótima habilidade materna; Pelefina, elástica e de uma tonalidade laranja, coberta de pêlos curtos de seda e veias pronunciadas e visíveis.
Vantagens: Se desenvolvem em pastagens e não são alojadas em nenhuma época do ano; se adaptam bem em países situados nos trópicos, como o Brasil; Alta produção de leite; Longevidadee dóceis.
Desvantagem: são animais menores
Grauvieh (TyrolGrey)  
Origem: Áustria
Raças base: Nativo de Tyrol + Braunvieh
Aptidão: Mista
Descrição morfológica: Gado cinzento; Fêmeas crescem até o seu tamanho total dentro de três anos e atingem um peso de 550 - 600 kg; Tamanho de 300com pesando em torno de 1050kg. 
Características: raça de duplo propósito com um ótimo desempenho de leite e carne bovina; bom instinto forrageiro e conversão alimentar; Robustos, longevos e muito férteis; Pelagem sólida cinza a cinza-ferro e um focinho preto; Tons de cor mais escuros ocorrem na área dos ombros, olhos e pescoço, bem como nas pernas externas; Touros são muito mais escuros do que as vacas e carregam uma linha colorida mais clara nas costas.
Vantagens: Animais poucos exigentes e perfeitamente adequado para a vida nas montanhas; Muito ativos, resistentes, robustos e de vida longa.
Desvantagem: De tamanho pequeno a médio
Lucerna 
Origem:Colômbia
Raças base: Gado ibérico + Holstein, DairyShorthorn
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: Tamanho médio com altura média de 1,28m;Peso ao nascer, macho 39kg e fêmeas 37kg; Machos adultos entre 750 e 850kg e fêmeas 450 a 500kg; Média de 276 dias de lactação com 2.193kg de produção de leite em 305 dias de lactação; Teor de gordura 3,8%. 
Características:Cor do castanho a vermelho; pelo fino, curto e pele pigmentada; Muco e cascos de cores escuras; Robusto; Baixa mortalidade; Alta adaptabilidade; 
Vantagens: Resistência a doenças; Boa produção de leite; Excelente fertilidade
Desvantagem:Se adaptam em temperaturas mais baixas.
Shorthorn, Milking (EUA) 
Origem:Estados Unidos
Raças base: Shorthorn + Red Holstein
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: raça de tamanho médio;Medindo 140 cm de altura na cabeça da cauda e pesando 640 a 680 kg; Produção média de leite cerca de 7.000 kg em uma lactação anual de 305 dias; 3,8% de gordura de manteiga e 3,3% de proteína.
Características: Pelagemvermelha com marcas brancas; Altos níveis de fertilidade; Eficiência de pastoreio;Durabilidade; Longevidade e facilidade de parto, bem como sua versatilidade em vários ambientes de produção;
Vantagens: Alta produção leiteira; Facilidade de manejo; Dócil; Versatilidade em vários ambientes de produção.
Desvantagem:Menos útil para cruzamentos;
DutchBelted (Lakenvelder)
Origem:Holanda
Raças base: Gado local
Aptidão:Leite
Descrição morfológica: Vacas com tamanho médio de 410 a 680 kg e touros pesando até 910 kg; Produção de9.100 kg de leite por ano; Teor de gordura varia de 3,5-5,5%;
Características: O gado de cor preta (mais comum) ou vermelho escuro;característica distintiva da raça é o largo "cinturão" de branco ao redor do meio, colocado entre os ombros e os quadris; Habilidade de ordenha; 
Vantagens: Fertilidade; “simpática”; Alta produção de leite no ano; Dócil; Ótima habilidade materna; Viável para todos os fins
Desvantagem:Rara 
Senepol  
Origem:Ilhas Virgens
Raças base: N'Dama + RedPoll mista
Aptidão: Mista
Descrição morfológica: O Senepol tem tamanho moderado, cor padronizada e mocho; Período de lactação de 268 dias e média em pico de lactação de até 11,3 Kg leite.
Características: Animal mocho; pelagem na cor amarela claro à vermelha; homogeneidade no tamanho; possui cascos pretos, fortes e resistentes; Tetas assimétricas; 
Vantagens:Desmama bezerros mais pesados que a média obtida de outros cruzamentos; Docilidade; Facilidade de ordenha; resistente a ectoparasitas;
Desvantagem: Quando não cruzado com raça europeia tem baixa produção de leite
Sahiwal  
Origem:Índia
Raças base: RedSindi, Gir
Aptidão:mista
Descrição morfológica: A pelagem dos animais pode variar de castanho escuro (quase preto)  ao vermelho, sendo esta última a cor predominante, com manchas brancas na barriga
Características: pouco conhecida
Vantagens: Melhor gado leiteiro da Índia. 
Desvantagem: pouco conhecida
Istoben 
Origem:Rússia
Raças base: Gado russo + Kholmogor, Yaroslavl
Aptidão: Leite
Descrição morfológica: As cores vão desde o preto e vermelho claros ao preto e vermelho fortes.
Características: dócil e adaptável
Vantagens: É forte e resistente às enfermidades e aos diferentes tipos de clima.
Desvantagem:pouco utilizado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes