Buscar

TAE 1 CULTURA AFRO

Prévia do material em texto

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
NOME DA DISCIPLINA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA
E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
PROFESSOR: STELA MARIS SCHUTZ HOFFMANN
ALUNO: MAILON DOUGLAS CORREIA
TURMA DO 1ºB DE ENGENHARIA CIVIL
SINOP/MT
07/10/2014
O que é cultura?
Cultura está ligada ao o que houve no passado, o que está acontecendo no presente que poderá está relacionado ao futuro.
A cultura de uma forma geral está em constante movimento, cada povo, país, cidade tem sua cultura, mas com a globalização, nós nos encontramos em uma constante fundição destas culturas, se não tem fronteira existe uma troca de experiência que acarreta no surgimento de uma possível nova cultura.
No passado encontrávamos os valores sociais e familiares em destaque onde a mulher respeitava seu marido e os filhos respeitavam os pais, no meio social o respeito era mutuo, podiam existir suas particularidades, pois as pessoas não pensam da mesma forma, ai que entra o em baralhamento cultural.
Pense assim, eu sou do sul do país, e hoje vivo aqui no centro oeste, trouxe comigo minha cultura, as roupas de frio, tipos de comida, maneira de conversar e formas de trabalhar, já aqui onde moro atualmente faz muito calor, os tipos de comidas são muito variadas, a maneira de se trabalhar também, com tudo como eu sou a menor parte desta situação eu tive que aprender todas essas coisas para que eu pudesse viver bem.
A transformação da cultura é inevitável e incerta, essas mistura é feito mesmo antes de nascermos somos a junção de DNA e RNA dos nossos pais que pertenciam a grupos diferentes e se encontraram e deu-se uma nova personalidade cultural ‘’ você ou eu’’.
Podemos dizer que não há uma definição clara de cultura, mas sim um breve conceito porque pessoas de cultura diferente possuem visões diferentes que gera o então chamado etnocentrismo que o modo de pensarmos que apenas nosso estilo de vida é o mais correto.
Diversidade cultural.
 A diversidade cultural é a consequência das diversas relações entre passado e presente, em uma mesma região podemos encontrar muito tipos de cultura, sendo os negros, alemães, asiático, e tudo isso interagindo como uma só sociedade, a diversidade não traz apenas uma confusão de cultura, também no da à oportunidade de adquirir conhecimento pessoal e interpessoal, hoje com a era da informatização, onde tudo esta ligado ficou mais fácil aprender algo sobre determinado assunto, crença, ritmo, culinária e interação social.
Mas com toda essa diversidade social, traz também, problemas de identidade de muitos grupos sociais, tais como os indígenas, cultural asiática, a nossa cultura está perdida, pois já não se sabe como é o verdadeiro brasileiro.
Em nosso país a emigração de povo de outras nações é quase inevitável, pois somos um povo livres de guerras e de fome, estamos sendo vistos como berço das nações e para isso cria-se adaptações praticas para que essa diversidade consiga se estabelecer. É importante lembrar que as ‘‘culturas ultrapassam seus criadores’’.
O contingente de mudanças culturais hábitos e costumes.
Esse contingente cultura geralmente tem mais foça quando grupos sociais começam por si só criar habito, um exemplo são aquelas pessoas que vem do sul trazem um habito deles que é tomar chimarrão, com o passar do tempo esse simples habito se torna um costume por que já aprendeu a ter o habito de preparar suas cuias e garrafas de água quente. O habito pode ser também um ato isolado assim como aquelas pessoas as quais obedecem a uma religião ou crença e da se isso a um costume individual.
Como aprendemos a nos adaptar em nosso ambiente social.
Como um meio de sobrevivência todo o individuo tem um extinto de sobrevivência aflorado fica mais fácil uma pessoa aprender outro idioma se ela sair do país de origem em direção a algo novo, uma pessoa sem dizer nenhuma palavra consegue mais de mil tipos de simbologias. Pessoas que saem de casa para irem para tentar ter uma vida melhor. Assim como diz o texto proposto, conseguiram mostrar como ambiente em que vivemos pode dirigir comportamentos que praticamos de forma não consciente através de um processo de dois estágios: (1) percebermos algo no ambiente de maneira espontânea, não intencional e então (2), automaticamente, desenvolvemos tendências comportamentais através do vinculo que se estabelece entre percepção e comportamento.
Baseando se na percepção e comportamentos surgem os estereótipos, nos faz criarmos rótulos para determinados grupos, os estereótipos são ideias fixas sem analise sobre o que é proposto pelo grupo, isso pode trazer para o individuo algumas percepções negativas, os estereótipos são formas mal adaptadas de categoria porque seus conteúdos não correspondem ao que está realmente presente ou acontecendo no ambiente, provavelmente, por uma boa razão, uma razão adaptativa, pois nos torna prontamente aptos a agir diante de situações recorrentes da vida cotidiana.
Para uma boa adaptação devemos encontrar um método que nos faça economizar tempo, energia, mais ainda assim os homens não podem viver sozinhos, eles dependem da sociedade. Nenhum sistema social pode funcionar se as ações de seus membros não forem previsíveis. E a continuidade sociocultural é um requisito de previsibilidade de comportamento no ambiente da vida coletiva.
Fatores que influenciam as mudanças culturais
No campo da tecnologia, por exemplo, a inovação leva, em geral, a uma maior eficiência no uso da energia e do tempo humano, a uma melhoria no padrão de vida e amplia as possibilidades em diversas áreas. Especialmente no mundo moderno e contemporâneo, após a Revolução Industrial e o desenvolvimento da ciência moderna, a mudança sociocultural tornou-se permanente e intensa.
As mudanças no ambiente acabam por forçar mudanças na sociedade. As sociedades, ao longo da história, tiveram necessidade de ajustar-se às mudanças no ambiente. Esse é um processo de adaptação inquestionável. O ambiente a que uma sociedade deve adaptar-se inclui, também, outras sociedades com as quais ela mantém contato.
A dinâmica das forças no interior das sociedades, que fazem parte da própria condição do ser humano, impede que a sociedade permaneça estável permanentemente. Em primeiro lugar, na transmissão da herança cultural de uma geração para outra ocorrem alterações de vários tipos.
Muitas vezes, a motivação é a simples curiosidade que pode ser intensificada pelo mundo cultural. Ou, então, a motivação pode ser o simples auto interesse material Quanto maior for o relacionamento com outros povos e culturas maiores são as oportunidades para incorporar suas descobertas e inovações. É sempre possível incorporar a herança cultural de outras sociedades.
Assim outros fatores que influenciaram as mudanças culturais foram às guerras, na primeira guerra mundial entre Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), com isso os Estados Unidos da América se torna o país mais rico na potencia mundial, neste período os norte americanos encontraram uma forma de mudar radicalmente sua própria historia.
Muitas vezes pensamos que confrontos trazem apenas destruição, muitas vezes sim, mas também nos da à oportunidade de criar variações de sobrevivência cultural. Socialização: uma aprendizagem permanente. O processo através do qual aprendemos a cultura da sociedade em que vivemos é o que chamamos de socialização. De um modo geral, os seres humanos são dotados de uma grande capacidade para aprender a agir de maneira socialmente responsável. A socialização é um processo sócio psicológico bastante complexo que se inicia no momento do nascimento. O objetivo principal de tal processo é adaptar o indivíduo aos costumes, comportamentos e modos da cultura do seu ambiente social para que possa aprender a sobreviver por si mesmo e ser capaz de, gradativamente, controlar seu comportamento de acordo comas exigências da vida em sociedade.
O processo de socialização é o principal mecanismo que uma sociedade possui para a transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização, além de estar diretamente relacionada com as identidades sociais, deve ser vista como um processo que dura à vida toda na medida em que as nossas ideias e o nosso comportamento são continuamente influenciados pelos relacionamentos sociais e pelo ambiente em que vivemos. É através da socialização que aprendemos e incorporamos os hábitos, os costumes, valores e normas da vida cultural de nossa sociedade.
O papel socializador da família
É importante reconhecer como desde o nascimento somos socializados na cultura de nossa família e como a infância é um período de intensa aprendizagem cultural. Aprendemos a falar com aqueles que cuidam de nós na primeira infância. Nesse primeiro período da vida é quando as crianças aprendem a língua e os padrões básicos de comportamento que formam a base para toda a socialização posterior. É de destaque a importância da família nessa fase primária da socialização.
A família é quem nos instrui como interagir na sociedade, o primeiro aprendizado do que iremos encontrar do lado de fora da vida familiar, acaba que por se dizer que ao nascermos entramos em uma escola preparatória para a vida.
Uma das muitas situações que estraga esse papel socializador familiar são os divórcios, que assim desintegra o que seria a vida familiar, afetando o comportamento sócio cultural das crianças que desenvolvem complexidades emocionais.
Papel socializado da escola
Outro agente fundamental na socialização é o sistema escolar. O papel socializador da educação escolar está relacionado com a formação intelectual e cultural das novas gerações no sentido de prepará-las para a vida social, seu desenvolvimento pessoal mais amplo e para o mundo do trabalho.
Com o estudo e aprendizagem de costumes, hábitos e os valores culturais ficam cada vez mais fáceis de ser introduzido em um meio social, através dos tempos – nas artes, nas ciências, desenvolvendo habilidades e proporcionando atividades que contribuam para a formação nos modos do bem viver com os outros. Esses são conteúdos, valores e costumes culturais que expressam as formas civilizadas da vida.

Continue navegando