Buscar

Apol temas contemporaneos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Por isso, parece necessário questionar o alcance desses programas, a radicalidade (ou não) de suas proposições e, principalmente, investigar as práticas escolares que, vinculadas a eles, de fato se realizam. Dispomos de poucas informações sobre as formas como as escolas brasileiras conduzem suas aulas ou atividades ligadas à educação sexual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do pensamento acima, mas principalmente dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre a questão da articulação entre os conceitos de gênero e a educação infantil, leia as sentenças a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) A maior parte dos estudos produzidos no Brasil sobre a criança pequena remete a temas como: desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança .
II. (  ) As estudiosas Marina Subirats, Valerie Walkerdine, Naima Browne e Pauline France realizaram profícuos trabalhos sobre o tema gênero na educação infantil fora do Brasil .
III.(  ) A produção acadêmica brasileira sobre o tema gênero na educação infantil possui uma razoável produção, isto é, não carecendo de novas produções sobre o referido tema.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	F – V – F
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – F – V
Questão 2/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“A escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar, porque é um espaço em que pode se dar a convivência entre estudantes de diferentes origens, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada um conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Nesse contexto, ao analisar os fatos e as relações entre eles, a presença do passado no presente, no que se refere às diversas fontes de que se alimenta a identidade — ou as identidades, seria melhor dizer — é imprescindível esse recurso ao Outro, a valorização da alteridade como elemento constitutivo do Eu, com a qual experimentamos melhor quem somos e quem podemos ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2017.
A partir do trecho acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos sobre a cultura na escola, analise as afirmativas a seguir.
I.  A cultura na escola e na sala de aula se manifesta somente de forma imaterial.
II. A cultura na escola e na sala de aula não é capaz de homogeneizar tudo e todos.
III.A cultura na escola e na sala de aula e o próprio currículo convivem de maneira tensa: valores, ideologias, interpretações, vivências e preconceito.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa I é correta.
Questão 3/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“O crime mais marcante ocorreu em 7 de abril de 2011, quando doze adolescentes com idades entre 12 e 14 anos foram mortos a tiros na escola municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro do Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. O atirador, Wellington Menezes de Oliveira, era um ex-aluno que teria sido vítima de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/violencia-nas-escolas-das-ruas-para-a-sala-de-aula.htm>. Acesso em: 29 mar. 2017.
A partir do fragmento acima e do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, quanto à história da violência no cenário escolar brasileiro, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) Na década de 1970, os pesquisadores procuravam explicações para as agressões interpessoais, principalmente entre alunos.
II. (  ) Na década de 1980, os pesquisadores enfatizavam as ações contra o patrimônio, como, por exemplo, as depredações.
III.(  ) Nos últimos anos do século XX e nos primeiros do século XXI, os pesquisadores preocupam-se com o aumento da violência, bem como com a relação dela com o problema do narcotráfico.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – F – F
Questão 4/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“O [que é] considerado atualmente pelo senso comum como violência nas escolas vai muito além de observáveis agressões físicas entre alunos, mas pode abordar questões que extrapolam as fronteiras escolares, tais como: diferenças de classe social nas escolas; padronização social da estética; formalização do comportamento; revolta à instituição escolar; casos de falta de entendimento da escola para com as necessidades dos alunos; intimidações e variadas formas de violência simbólica etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017.
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação Bernard Charlot amplia o conceito de violência escolar, classificando-a em três níveis. Sabendo disso, responda à seguinte questão: o conceito de violência escolar de Bernard Charlot apresenta quais níveis?
	
	A
	Violência, incivilidades e violência simbólica ou institucional.
	
	B
	Psicológica, estrutural e psicossocial.
	
	C
	Indisciplina, castigos e expulsão.
	
	D
	Endêmica, externa e extensiva.
	
	E
	Social, cultural e econômica.
Questão 5/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o texto a seguir:
“Não é possível fixar um momento — seja esse o nascimento, a adolescência, ou a maturidade — que possa ser tomado como aquele em que a identidade sexual e/ou a identidade de gênero seja "assentada" ou estabelecida. As identidades estão sempre se constituindo, elas são instáveis e, portanto, passíveis de transformação.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do comentário acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil sobre a construção de identidades de gênero e identidades sexuais, analise as afirmativas a seguir.
I.  A identidade de gênero liga-se à identificação histórica e social dos sujeitos.
II. As identidades sexuais são fixas e se instalam de forma automática nos indivíduos.
III.A identidade sexual está relacionada diretamente à maneira como os indivíduos experienciam seus desejos corporais.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.

Continue navegando