Buscar

exercicios de trabalho e potencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTUDUAL PAULISTA - UNESP
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
 Provinha de física I civil seg sem 30/10/2013
Nome:______________________________________________no_________________
Questão 01. - Qual a força constante que dever ser exercida pelo motor de um automóvel cuja massa é 1500 kg a fim de aumentar sua velocidade de 4,0 km/ para 40 km/h em 8 s? (b) Calcule a potencia média do motor. Tome 9 = 10 m/s2.
Questão 02 - Um corpo de massa 2 kg passa num ponto 1 (x1=0, y1 = 0), com uma velocidade 2 m/s, e passa num ponto 2 (x2= 2, y2 = ?) com uma velocidade m/s. O corpo está submetido a duas forças, uma das quais tem componentes F1x = 6x + 1 e F1y = 0 e a outra com componentes F2x = 0 e F2y = -2y + 6. As forças são dadas em newtons; x e y em metros.
a) Qual foi o trabalho total realizado sobre o corpo quando ele se deslocou do ponto 1 para o ponto 2? b) Qual foi o trabalho realizado sobre o corpo pela força F1?
c) Qual foi o trabalho realizado pela força F2 e d) Qual valor de y2.
Questão 03 - Um corpo escorrega ao longo do eixo dos x sob ação de duas forças, F1 e F2 figura. a. A força F1 varia com a abscissa x de acordo com a figura.b e F2 é constante e igual a 100 N. a) Determine o trabalho realizado por F1 quando o corpo se move de xi = 0 até xf = 30m.
b) Qual o trabalho correspondente da força F2?
c) Qual é a velocidade do corpo no ponto xf = 30 m, se ele parte do repouso em xi = 0 e sua massa é de 80 kg?
Questão 04 - Na figura a seguir um trabalhador cuidadoso aplica uma força F ao longo do cabo de um esfregão. O cabo faz um ângulo θ com a vertical, sendo μe e μc os respectivos coeficientes de atrito estático e cinético entre o esfregão e o chão. Despreze a massa do cabo e suponha que toda a massa m esteja no esfregão.
a) Faça o diagrama de força.
b) Qual o valor de F, se o esfregão se move pelo chão com velocidade constante?
c) Mostre que se θ é menor que um determinado valor θ0 então F (ainda aplicada
ao longo do cabo) é incapaz de mover o esfregão. Determine θ0 .
Questão 05 - Um garoto quer atirar um pedregulho de massa igual a 50 g num passarinho pousado num galho 5 m a sua frente e 2 m acima do seu braço. Para isso, utiliza um estilingue em que cada elástico se estica de 1 cm para uma força aplicada de 1 N. O garoto aponta numa direção a 30º da horizontal. De que distância deve puxar os elásticos para acertar no passarinho?
Questão 06 – Um bloco de massa m1 está sobre um segundo bloco de massa de massa m2 que por sua vez está sobre uma mesa horizontal sem atrito, como mostra a figura. A força é aplicada ao bloco de baixo, conforme está na figura. Os coeficientes de atrito estático e cinético, entre os blocos, são e (a) Faça os diagramas de força (b) Achar o valor máximo de para o qual os blocos são escorregarão, um em relação ao outro. (c) Achar a aceleração de cada bloco quando for maior que este valor máximo. 
Observação: Faça o melhor, a prova é sua, faça os diagramas de força, escreva as questões de modo compreensivo e numerada.
Boa Prova
Prof. Dr. Edinilton Morais Cavalcante

Outros materiais