Buscar

PROFESSORES E PROFESSAUROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROFESSORES E PROFESSAUROS
ANTUNES. Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
	A obra intitulada “Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas”, é uma obra do autor Celso Antunes, que faz uma reflexão das muitas maneiras diferentes de dar aula e não apenas a escravidão ou aula expositiva, as formas de trabalhar o conteúdo contextualizando a prática, a vida do aluno e a leitura do mundo que ele faz, o modo de avaliar conservador que percebe o progresso do aluno e não apenas os resultados que ele tira.
O livro orienta e sugere o tipo de professores e professauros e invade daquilo que é ironia e sarcasmo, por aquela comparação entre o que é indispensável e aquele que poderia vim a ser e não é. Um livro muito interessante no qual ele coloca a diferença do "ensinar" e do "aprender", ele chama de Professauro não como termo pejorativo, mas de um modo carinhoso, um professor tradicional que pensa que pode ensinar coisas aos seus alunos e que se mantém estático e imutável, enquanto ao professor como aquela figura que estimula, desafia, propõe, interroga e faz pensar, e essa é a diferença, não ocorre em função da idade, da região onde vive nem do gênero.
Durante muito tempo acreditava-se que o professor deveria ser o centro do processo de aprendizagem, e o aluno apenas um receptor. Esta maneira de pensar atravessou os séculos e sobrevive até hoje em muitas escolas.
Existe porém uma outra forma na qual o professor atua como um mediador, ou um problematizador, no qual desperta no aluno a vontade de aprender e de buscar soluções.
O aluno é efetivamente um protagonista e durante a aula são desenvolvidas estratégias em que necessite perguntar, responder, analisar e aplicar. Segundo o autor Celso Antunes, existem algumas diferenças bem acentuadas entre o professor e o professauro. O início do ano letivo é uma oportunidade ímpar de aprender a crescer, um momento mágico de revisão crítica e decisões corajosas; para os professauros, o angustiante retorno a uma rotina odiosa, o eterno repetir amanhã tudo quanto de certo e de errado se fez ontem.
Pode-se dizer que para os professores sempre é um grande desafio a superar, a esperança a aguardar, conhecimento para cada vez mais aprender, afim de fazer da arte de amar o segredo do viver. E para os professauros a rotina de se trabalhar por imposição, casar por obrigação, fazer filhos por tradição e aposentar o quanto antes.

Continue navegando