Buscar

Resenha - Diretrizes de gordura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRISCILLA SIMPLICIO DE MELLO - RA: 2001405
RESENHA DO ARTIGO: POSICIONAMENTO SOBRE O CONSUMO DE GORDURA E SAÚDE CARDIOVASCULAR - 2021
Nas últimas décadas, a base para a prevenção de eventos cardiovasculares é o controle rigoroso dos fatores que levam a risco cardiovascular. Sendo de extrema importância a recomendação de redução de consumo de gorduras. Assim, os padrões alimentares interferem no desenvolvimento de eventos ateroscleróticos. A ingestão de gordura saturada e gordura trans, geralmente estão associadas a níveis elevados de LDL-c plasmático e aumento do risco cardiovascular. A substituição da gordura saturada da dieta por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas é considerada uma estratégia para melhor controlar a hipercolesterolemia e, assim, reduzir as chances de eventos clínicos. No entanto, os efeitos da ingestão de gordura não se limitam ao metabolismo lipídico; o tipo de gordura consumida também afeta outros fatores de risco, como resistência à insulina e pressão arterial.
O controle da pressão arterial reduz efetivamente o risco de eventos cardiovasculares, principalmente o AVC3. Com relação às dislipidemias, vários estudos epidemiológicos e de intervenção, principalmente com tipos de medicamentos como a estatina que bloqueia a ação da enzima hepática que ajuda a produzir colesterol, mostram claramente que a redução dos níveis plasmáticos de LDL-c reduz as chances de eventos cardiovasculares.
Pesquisas em torno de ensaios clínicos apoiam a redução das concentrações séricas de triglicerídeos. No que diz respeito ao componente inflamatório, embora não haja evidências claras de que tratamentos especificamente direcionados à redução da inflamação reduzam o risco cardiovascular, pode-se supor que estratégias farmacológicas ou mudanças no estilo de vida que limitem o processo inflamatório limitariam a progressão da inflamação.
Já está claro que diferentes padrões alimentares modulam diferentes aspectos do processo aterosclerótico e fatores de risco cardiovascular, como níveis de lipídios no sangue, resistência à insulina e metabolismo da glicose, pressão arterial, fenômenos oxidativos, função endotelial e inflamação vascular.
Fonte: Diretriz%20de%20Gorduras%202021%20(1).pdf

Outros materiais