Buscar

CIENCIA POLITICA CASO CONCRETO PlanoDeAula Semana 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - Plano de aula 5 
CASO CONCRETO 1
Tema: Unidade política e soberania
Leia o texto e justifique a afirmação de Lord Cannig tendo como referência o conceito clássico de soberania e o imperialismo inglês no século XIX.
Na década de 1820, a maioria dos países latino-americanos obtém a Independência política. A emancipação política foi, antes de mais nada, resultado da ação dos “crioulos”. Em 1824, referindo-se a Independência, Lord Cannig - ministro das relações exteriores da Inglaterra – afirmou: “A América Espanhola é livre, se nós não planejarmos mal nossos interesses, ela é inglesa”.
A afirmação de Lord Cannig diz respeito à grande oportunidade gerada pela emancipação política dos países latino-americanos que eram colônias da Espanha no século XIX. Agora, negociaria diretamente com os países emancipados e poderia consolidar o controle econômico através de uma forte aliança comercial. Essa emancipação só teve sucesso porque a Inglaterra, que tinha grandes interesses comerciais com as colônias, ajudou a elite da América Espanhola, representada pelos “crioulos” (descendentes de espanhóis nascidos na América) a romper com a metrópole monopolista, pois essa lhes dificultava as transações mercantis, sobretudo com a própria Inglaterra.

Continue navegando