Buscar

Resposta Celular e Humoral - Estudo Dirigido com Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA: RESPOSTA CELULAR E HUMORAL
Quais são os dois tipos de imunidade adquirida e que tipos de micro-organismos essas respostas imunológicas combatem?
A imunidade adquirida pode ser divida emhumoral e celular. A imunidade humoral é mediada pelos linfócitos B e é ativada por antígenos extra-celulares. A imunidade adquirida celular é mediada por linfócitos T e é ativada por fragmentos peptídicos de patógenos intra-celulares.
O que são moléculas de MHC?
Proteína especializada ligada a superfícies de determinadas células, responsável em exibir antígenos para o reconhecimento pelos linfócitos T.
Quais são as diferenças entre os antígenos que são apresentados pelas moléculas do MHC da classe I e da classe II?
A diferença entre MHC de classe 1 e MHC de classe 2, que fazem com que um apresente antígenos de dentro da célula e outro apresente antígenos que a célula produz: A defesa de linfócitos T CD8 acontece contra antígenos produzidos pela célula; a defesa mediada pelos linfócitos T CD4 é feita para antígenos que proliferam dentro da célula, mas que não são produzidos por ela.
Que população de linfócitos T reconhece os antígenos apresentados pelas moléculas do MHC classe I? E da classe II?
Célula T CD4 = só reconhece os antígenos apresentados pelo MHC declasse 2. - defesa extracelular; Ex:.bactérias (Entra na célula e prolifera no citoplasma. Mas a nossa célula não está sendo comandada pela bactéria).
Célula T CD8 = só reconhece especificamente os antígenos que são apresentados pelo MHC de classe 1.- defesa intracelular; Ex:. vírus (Integra seu DNA com o da célula. Usa a maquinaria dela para produzir proteínas virais).
Como ocorre o processo de apresentação via MHC classe II?
proteínas exógenas incorporadas por endocitose são fragmentadas por proteases em um endossomo. As cadeias alfa e beta do MHC classe II, junto com uma cadeia invariante, são sintetizadas, montadas no retículo endoplasmático e transportadas através do aparelho de Golgi e trans-Golgi para chegar no endossomo, onde a cadeia invariante é digerida, e os fragmentos de peptídios da proteína exógena são capazes de se associar com moléculas de MHC classe II, que finalmente são transportadas para a superfície da célula.
Quais são as diferenças entre os linfócitos T e B virgens, efetores e de memória?
	
	Células Virgens
	Células Efetoras
	Células de Memória
	Receptor de Antígenos
	SIM
	Células B: Reduzido Células T: Sim
	SIM
	Duração
	MESES
	Geralmente dias
	ANOS
	
Função Efetora
	
NENHUMA
	Excreção de anticorpos (B), secreção de citocinas (T auxiliares), citólise (T citolíticas)
	
NENHUMA
	Migração
	PARA LINFONODOS
	Para os tecidos periféricos/ locais de infecção
	Para os linfonodos e tecidos periféricos
Como as células T citotóxicas reconhecem as células infectadas por vírus?
TCLs expressam um tipo especial de antígeno nas suas superfícies chamado CD8. Essas células reconhecem antígenos do patógeno que são exibidos na superfície da célula infectada. 
Como os linfócitos T citotóxicos destroem as células infectadas por vírus?
O mecanismo de morte envolve a ativação de nucleases na célula infectada, que cliva o DNA do hospedeiro e o DNA viral. TCLs matam pela indução de apoptose na célula infectada.
Uma deficiência da resposta imune resulta em aumento do desenvolvimento do câncer. Essa afirmativa é verdadeira? Comente.
Sim, está correta. Pois o sistema autoimune produz proteínas e células que visam a defesa do organismo de células cancerosas, havendo uma deficiência na resposta imune essas proteínas não serão capazes de combater as células cancerosas. Exemplo de células que combatem e retardam o desenvolvimento do câncer são: perforinas, células NK, algumas citocinas. 
Como ocorre o reconhecimento do antígeno pelas células B independente de linfócitos T?
Células B reconhecem seus sítios de ligação com o antígeno em sua forma nativa. Elas reconhecem o antígeno livre (solúvel) no sangue ou linfa usando suas BCR ou sítio de ligação entre membrana e imunoglobunina.
Descrever a interação entre os linfócitos T, B e macrófagos na resposta humoral estimulada pelo antígeno.
Antígeno é processado pela célula B. Co-estimuladores são expressos. O peptídio antigênico processado é apresentado em associação com antígenos de MHC classe II. A célula T reconhece o peptídio juntamente com o antígeno de MHC e os co-estimuladores. A célula T expressa o ligante CD40. Este último se liga ao antígeno CD40 na célula B e as células B se dividem e se diferenciam. Anticorpos são produzidos pela célula B.
O que é memória imunológica?
Diz-se que as células produtoras de anticorpos possuem memória porque ao entrar em contato com um microrganismo (ou uma substância) que já fora prejudicial para o corpo, ela reconhece esse microrganismo/substância e consegue produzir respostas mais rápidas e eficientes.
Como as células T auxiliares estimulam a proliferação e diferenciação das células B? 
A interação do complexo peptídeo/MHC classe II com o TCR inicia a cadeia de eventos moleculares que levam os linfócitos Th à expansão clonal, com conseqüente produção de citocinas que estimulam a proliferação e diferenciação dos linfócitos B.
O que ocorre na fase efetora da resposta humoral específica?
Pode ocorrer que anticorpo especifico reconheça as toxinas bacterianas e neutralize-as e sejam ingeridas por macrófagos; o anticorpo específico reconhece a bactéria no espaço extracelular e haja opsonização e sejam ingeridos por macrófagos; e também pode ocorrer que os anticorpos específicos reconheçam bactérias no plasma e ative o complemento havendo sua lise e ingestão.

Outros materiais