Buscar

Questões patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Patologia
Qual a origem da lise eritrocitária observada em necrose supurativa?
A formação de PUS é originada da liquefação do tecido pela liberação de enzimas antes do fechamento dos fagolisossomos.
Sabemos que o aspecto macroscópico de um órgão com degeneração hidrópica é pálido. Justifique
Devido a compressão dos vasos pelas células degeneradas, que diminuem a circulação e faz com que o órgão se apresente pálido.
Explique o mecanismo de autólise.
A autólise é conhecida como autodigestão que se refere à destruição de uma célula, através da ação das suas próprias enzimas. A morte celular faz com que os lisossomos não consigam mais segurar suas enzimas que são extravasadas, essas enzimas são ativadas pelo cálcio citosólico aumentado que vem do meio extracelular, da mitocôndria e do RE, então começa a autólise, digestão dos constituintes celulares.
Descreva como um paciente com esteatose hepática pode evoluir para um quadro de embolia gordurosa.
Um paciente com esteatose hepática possui acúmulo de gordura (triglicerídeos) nos hepatócitos. As gotículas (macro e microgoticular) podem se juntar e formar cistos gordurosos (lagos gordurosos) se houver algum trauma esses cistos podem se romper e essa gordura pode ganhar a circulação, provocando a formação de um êmbolo nos vasos (embolia gordurosa) que pode levar a obstrução do vaso (isquemia). 
Classificação das degenerações e seus acúmulos.
Hidrópica: acúmulo de água e eletrólitos na célula; /Hialina: acúmulo de proteína na célula;/ Mucóide: acúmulo de muco na célula;/ Esteatose: acúmulo de triglicerídeos na célula;/ Lipidoses: acúmulo de colesterol na célula;
Como a bomba de Na é comprometida?
A isquemia causa uma lesão na membrana da mitocôndria, que diminui a fosforilação oxidativa e consequentemente a produção de ATP, essa redução diminui a função da bomba de Na, que causa um influxo de água, sódio e cálcio e um efluxo de potássio, provocando tumefação do RE e celular. 
 Qual a origem do corpúsculo de Russel?
Pode ser encontrado em inflamações crônicas dentro de plasmócitos.
Porque pode ocorrer o aparecimento de cavernas em indivíduos com tuberculose?
Se o tecido necrótico atingir a parede de uma estrutura canalicular que tem contato com o meio externo, esse tecido será eliminado e nessa região se formará um buraco, é o que acontece na tuberculose, o material caseoso se solta do pulmão e é eliminado pelos brônquios, deixando nessa região uma caverna tuberculosa. 
 Sabe-se que um indivíduo com intensa desnutrição desenvolve um quadro de esteatose hepática. Justifique esse quadro.
A desnutrição causa a destruição das apoproteinas, que transformariam os triglicerídeos em lipoproteínas, levando a um aumento de triglicerídeos.
Explique a gangrena seca.
A gangrena ocorre quando o tecido necrótico tem influência do meio externo, no caso da gangrena seca, o tecido apresenta-se desidratado e se torna escuro. É comum em necrose isquêmica, como diabetes e ocorre nas extremidades (pontas dos dedos, ponta do nariz).
Conceitue exsudato.
Fluido inflamatório extravascular que contém grande quantidade de proteínas e detritos celulares.
Porque o exsudato tem cor turva?
O exsudato tem cor turva, pois é rico em proteínas, fibrina e leucócitos, e é gerado em processos inflamatórios nos quais há aumento da permeabilidade vascular e plasma. Leucócitos e proteínas migram para o interstício. 
Trombo pulmonar.
Pode ser causadas por lesão do endotélio, alterações do fluxo sanguíneo, hipercoagulabilidade. 
Infarto vermelho, cor escura.
O infarto é vermelho, pois há presença de sangue na região, isso acontece em órgãos que possui circulação dupla, mas o sangue que se desloca de tecidos adjacentes para a área de necrose não é suficiente para suprir a necessidade e acaba morrendo. 
Em um indivíduo com pancreatite qual a causa da necrose no tecido adiposo peripancreático?
A inflamação leva os ácinos a liberarem enzimas que irão comprometer os adipócitos no peritônio, causando necrose dos adipócitos. Esses adipócitos necrosados irão liberar os ácidos graxos (gordura) que em contato com os sais alcalinos irão sofrer saponificação, se apresentando como depósitos esbranquiçados semelhantes à vela derretida. 
Paciente apresentando uma área de gangrena seca, onde nota-se a coloração escura da área afetada. Justifique a coloração. 
A área necrótica entra em contato com o ar e perde água, ficando ressecada. Ela fica negra por causa da presença de hemossiderina, que é o pigmento da hemoglobina que é liberada na hemólise de hemácias.
Explique o aspecto vacuolar na tumefação turva.
A degeneração hidrópica é caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólitos na célula e estes se acumulam em vacúolos no citoplasma. 
Sabemos que a cariólise e a Cariorrexe são alterações encontradas na necrose. Justifique o aparecimento das mesmas. 
A cariólise é a digestão do núcleo e a Cariorrexe é a fragmentação do núcleo. Isso acontece, pois depois da morte celular os lisossomos não conseguem segurar suas enzimas e então estas enzimas começam a fazer a digestão dos componentes celulares. As enzimas destroem toda a célula, inclusive o núcleo, ocasionando a cariólise e Cariorrexe. 
Analisando o corte histológico você se depara com uma área de tecido necrosado e na íntima do mesmo a existência de um infiltrado inflamatório. Justifique a presença do referido infiltrado. 
A necrose gera um processo inflamatório local, sendo assim há uma migração de células de defesa para combater essa inflamação. Os leucócitos aparecem para fagocitar os restos celulares das células necrosadas. 
Porque ocorre liquefação na necrose liquefativa?
Por causa da liberação de grande quantidade de enzimas lisossômicas no processo inflamatório, culminando na digestão celular. 
Explique o papel do cálcio no tecido.
Alguns tecidos atraem cálcio e se tornam calcificados. O cálcio extracelular entra na célula devido a isquemia, esse aumento de cálcio citosólico faz com que a mitocôndria e o RE também liberem cálcio, esse cálcio será responsável pela ativação das enzimas lisossômicas que faram a autólise da célula. 
 O que pode ocasionar manchas brancas na esteatose? Explicar esse mecanismo. 
Ver questão 18.
 Justifique o aspecto vascular observado na degeneração hidrópica.
Com a entrada em abundância de água, o meio intracelular tem concentração de íons, isso aumenta a permeabilidade da membrana plasmática da célula por agua. Para suprir a necessidade, há aumento da vascularização local. 
Porque na necrose caseosa o arcabouço tecidual não se mantém?
A digestão dos constituintes celulares acontece, as enzimas dos lisossomos digerem toda a célula, por isso elas perdem todo o seu contorno e os detalhes estruturais. 
Porque na necrose por coagulação o arcabouço tecidual se mantem?
A necrose por coagulação é uma resposta à isquemia ou hipóxia, a lesão inicial desnatura as proteínas e as enzimas lisossomais da célula. Normalmente essas enzimas fazem a digestão dos componentes celulares, mas essa desnaturação causa um retardo da digestão. A degradação de ácidos nucleicos não é prejudicada, assim a célula que sofreu necrose coagulativa apresenta as características da morte celular (cariólise, Cariorrexe, picnose), mas os contornos celulares ainda são visíveis. 
QUESTÃO PROVA
Vazamento das enzimas hepáticas: defeito na membrana 
Placas amarelas na carótida: colesterol
Pingos de velas: pancreatite aguda
Linfonodos na tuberculose: necrose caseosa
Eusinofilia, cariólise e sem hemorragia: trombose.
Anúria, ureia e creatinina: fragmentação da cromatina.
Etiologia principal da esteatose: beber cerveja 
Íon que sai da mitocôndria na obstrução vascular: cálcio

Continue navegando