Buscar

Importância Nutricional do Feijão na Dieta Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Feijão é um excelente alimento fornecendo nutriente essências ao ser humano, como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Representa principal fonte de proteína da população de baixa renda e constitui um produto de destacado importância nutricional, econômico e social. Além de ser os alimentos mais tradicionais na dieta alimentar do brasileiro. Portanto, a sua contribuição como fonte de proteína e caloria é bastante significativa. Quanto ao aporte de calorias, o feijão ocupa o terceiro lugar entre os alimentos consumidos, totalizando 11.2% das calorias ingeridas por dia. (SOARES, A, G, Consumo e qualidade nutritiva. In: REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE FEIJÃO, 5.; 1996, Goiânia. Anais... Goiânia: UFGO, 1996. V.2, p. 73-79.)
A dieta da população brasileira tradicional composto por arroz e feijão é considerada nutricionalmente adequada e especificamente a leguminosa é uma fonte importante de fibra alimentares, proteínas, folato, zinco e outros nutriente e o resultado da sua combinação como cereal é uma refeição de adequado valor nutricional. Pesquisas nutricionais em amostras probabilísticas verificaram que entre 1974 e 2003 esse padrão de consumo passou por mudanças. Nesse período ouve redução na aquisição de alimentos típicos da dieta das famílias brasileiras como os alimentos fonte de fibras, e por outro lado aumento na aquisição de alimentos industrializados com alto teor de gordura saturada e bebidas com elevado carboidratos simples. ( Levy-Costa RB, Sichieri R, Pontes NS, Monteiro CA, Disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil: distribuição e evolução (1974-2003). Ver Saúde Publica 2005;39(4):530-540.
O Brasil é o maior produtor mundial de feijão comum. As produções de feijão em grão nos anos de 1975 e 2005 foram, respectivamente, de 2,28 milhões e 3,08 milhões de toneladas, com uma média de 2,54 milhões de toneladas no período (FAO, 2006). O cultivo dessa leguminosa é feito em três safras distintas, a primeira (safra das “águas”) com plantio nos meses de agosto a novembro e colheita de novembro a fevereiro, a segunda (safra da seca ou safrinha) com plantio de dezembro a março e colheita de março a junho e a terceira (safra de inverno ou irrigada) com plantio de abril a julho e colheita de julho a outubro. (Massarani etal> Cad. Saude Publica, Rio de Janeiro, 31(12):2535-2545, dez, 2015)
Na alimentação brasileira, o feijão é a principal fonte de proteína seguido em importância pela carne bovina e pelo arroz. Apenas esse três alimentos básicos contribui com 70% da ingestão proteica, além de ser uma cultura de grande expressão sócio econômica no Brasil. (LAJOLO etal> Cultura do feijoeiro comum no Brasil. Piracicaba: Potafos, 1996.p.1-99.) Essa importância alimentar deve-se, especificamente, ao menor custo de sua proteína em relação aos produtos de origem animal. Por isso, apesar de já existirem inúmeros trabalhos com feijão, ele continua sendo prioridades nas pesquisas. ( Mesquita etal> Cienci. Agrotec., Lavras, v.31, n. 4, p. 1114-1121, jul./ago.,2007)
A população brasileira nas últimas décadas passou por intensa mudanças nos padrões alimentares, devido as transformações econômicas, sociais, demográficas e sanitárias como por exemplo: A intensificação do processo de urbanização, o aumento da renda, a maior participação da mulher no mercado de trabalho e também o aumento do acesso a uma maior variedade de gênero alimentícios. (SCHILINDWEIN MM, KASSOUF AL Analise da influencia de alguns fatores socioeconômicos e demográficos no consumo domiciliar de carnes no Brasil. Ver Econ. Sociol Rural 2006; 44(3):549-572)
O consumo diário de feijão esta entre 50 a 100g por dia/pessoa, contribuindo com 28% de proteína e 12% de calorias ingeridas.( SGARBIERI, V. C. Estudo do conteúdo e de algumas características das proteínas e sementes de plantas leguminosas. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 8-84, jan./fev.1980.). Portanto, como alimento básico e sob o ponto de vista quantitativo, o feijão é considerado um alimento proteico, embora, seu conteúdo calórico, mineral e vitamínico não possa ser desprezado. 
O valor nutritivo da proteína do feijão é baixo quando utilizado como única fonte proteica, entretanto, quando combinado com arroz por exemplo, forma uma mistura de proteína mais nutritiva. Isso porque, o feijão é pobre em aminoácidos sulfurados, e rico em lisina; e o arroz é pobre em lisina e rico em aminoácidos sulfurados. ( Mesquita etal> Cienci. Agrotec., Lavras, v.31, n. 4, p. 1114-1121, jul./ago.,2007)

Outros materiais