Buscar

avaliando aprendizado DIREITO CIVIL III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704399964)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Reza o art. 447, do Código Civil Brasileiro: ¿Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública.¿ No que concerne à evicção, é correto afirmar:
		
	
	Para fazer jus à garantia contra a evicção o evicto deve denunciar a lide ao alienante.
	
	Pode o adquirente demandar pela evicção, mesmo sabendo que a coisa era litigiosa ao tempo da alienação. Não poderá, no entanto, se sabia que a coisa era alheia.
	
	O preço, seja a evicção total seja parcial, será o do valor integral da coisa na época do contrato, atualizada monetariamente pelos índices oficiais.
	
	É vedado às partes reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção, pois decorre de lei.
	 
	Se parcial, mas considerável, for a evicção, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido. Se não for considerável, caberá somente direito a indenização.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703642718)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Determinado indivíduo comprou um carro e, após dez dias utilizando-o, constatou defeito que diminuiu sensivelmente o valor do veículo. O adquirente desconhecia o defeito no momento da realização do negócio jurídico e, se dele tivesse conhecimento, não o teria celebrado. Em relação à situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes. I A hermenêutica contratual moderna impõe o princípio da sociabilidade dos contratos como limitação à liberdade contratual. II O adquirente pode redibir o contrato ou reclamar abatimento do preço. III O erro como vício de consentimento e o vício redibitório confundem-se porque, em ambos, o negócio jurídico contém defeito que vicia a vontade do adquirente. IV O adquirente, se optar pela ação redibitória, deverá observar o prazo prescricional fixado em lei. Estão certos apenas os itens:
		
	
	III e IV.
	 
	I e II.
	
	I e IV
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704562681)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à evicção, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção, mas esta garantia não subsiste se a aquisição se tenha realizada em hasta pública.
	
	Tem direito o evicto, além da restituição integral do preço ou das quantias que pagou a indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir, à indenização pelas despesas do contrato e pelos prejuízos sofridos. Entretanto, não terá direito às despesas referentes ás custas judiciais e honorários do advogado por ele constituído.
	 
	Não obstante à cláusula, que exclui a garantia contra a evicção, se esta se der, tem direito o evicto de receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu.
	
	Pode o adquirente demandar pela evicção, se sabia que a coisa era alheia e litigiosa. E subsiste para o alienante a obrigação pela evicção, ainda que a coisa alienada esteja deteriorada.
	
	Não podem as partes, nem por cláusula expressa, reforçar ou diminuir a responsabilidade pela evicção. Contudo se a evicção for parcial poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido. Se não for considerável, caberá somente direito a indenização.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704382671)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	Se parcial, mas considerável, for a evicção, não é lícito ao evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido.
	
	O direito brasileiro não admite o instituto da evicçãp para os contratos de compra e venda de bens imóveis
	 
	Nos contratos de natureza onerosa, o alienante responde pela evicção, persistindo esta garantia, pouco importando que a aquisição, por exemplo, tenha se dado em hasta pública.
	
	Não podem os contratantes, ainda que diante de cláusula expressa, reforçar, diminuir ou extirpar a responsabilidade pela evicção.
	
	Não atendendo o alienante à denunciação da lide e sendo manifesta a procedência da evicção, deve o adquirente deixar de oferecer contestação, ou usar de recursos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704200666)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria celebrou contrato de compra e venda do carro da marca X com Pedro, pagando um sinal de R$ 10.000,00. No dia da entrega do veículo, a garagem de Pedro foi invadida por bandidos, que furtaram o referido carro. A respeito da situação narrada, assinale a alternativa correta.
		
	
	Não haverá resolução do contrato, pois Pedro pode alegar caso fortuito.
	 
	Haverá resolução do contrato pela falta superveniente do objeto, sendo restituído o valor já pago por Maria.
	
	Maria poderá exigir a entrega de outro carro.
	
	Pedro poderá entregar outro veículo no lugar no automóvel furtado.

Continue navegando