Buscar

1 A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades. Busca a justiça e a solidariedade. A relação do homem com ele e com os outros e a relação dos outros com ele. Para ele o limite de sua sabedoria era a sua própria ignorância ? Só sei que nada sei. Os erros que cometemos em nossa vida são culpa da nossa  ignorância. Não se proclamava sábio e tentava fazer com que as pessoas se sentissem ignorantes e que admitissem a sua ignorância e fazia isso através do perguntar e do questionar, Sócrates tanto fez isso que conquistou diversas inimizades.
 
A Virtude
Para Sócrates as pessoas deveriam concentrar os seus esforços em serem virtuosos, para si mesmos, para seus amigos e para a comunidade a que pertencem pois a virtude deve ser conquistada também pelo grupo humano, pela polis. Esse é um dos motivos pelo qual não fugiu da sua sentença de morte, acreditava que fugir da sua comunidade e da sentença que ela lhe impôs era deixar de ser virtuoso e isso era ir contra todos os seus princípios.
Para os gregos a virtude era a qualidade essencial que faz do ser o que ele é, assim é virtuoso o homem que tenta ser bom e perfeito utilizando a razão e o conhecimento para atingir esse objetivo porque essas qualidades são próprias do homem. O contrário da virtude é o vício que é caracterizado basicamente pela ignorância que é a ausência da razão e do conhecimento.
2 Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. A alma do homem é a sua consciência. A alma é o que dá ao homem a sua personalidade intelectual e moral. Cuidar de si mesmo é cuidar da própria alma mais do que do corpo. O educador tem assim por tarefa ensinar os homens a cuidar da própria alma
4 Platão seguindo Sócrates defendia que a or igem do Intelecto estava na alma. A alma era uma substância simples e indivisível, eterna e possuidora da verdade, princípio de todo o movimento, capaz de reminiscências, de existências anteriores, nunca se decompondo. Sua ligação com o corpo era de aprisionamento estando nele por uma espécie de decadência e assim buscando a purificação e a libertação. A tarefa da alma era superar as ilusões das impressões s ensoriais e vencer as seduções do corpo para que fossem avivadas suas r emini scências. Através do contado com o mundo e com os outros seres a alma poderia despertar a lembrança do Belo e do Bem Absoluto. 
6 O intelecto em Aristóteles surge da relação entre a alma e o corpo. Alma e corpo não s ão entidades separadas. A alma é “causa e princípio do corpo vivo”. Suas manifestações como coragem, doçura, temor, piedade, audácia, alegria, amor e ódio apresentam-se através do corpo. A alma coordena as funções vitais do organismo que são: sensações, afeições e atividades, sensibilidade e entendimento. A relação entre alma e corpo é de natureza funcional. Seu objetivo é assegurar a harmon ia das funções vitais. Aristóteles diverge das teorias de Pitágoras e de Platão pois nega a natureza sobrenatural da alma e enfatiza sua natureza r eal, fís ica e orgânica. Critica também a teoria dos átomos de Demócrito como insuficiente para explicar a intervenção da escolha e do pensamento
7 O espírito do mecanicismo : século XVII – libertação da dependência da força física humana, as máquinas passaram a se tornar familiares às pessoas de todos os níveis sociais. 
- Mecanicismo: doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e explicados pelas leis da física e química. 
- O universo mecânico: “relógio mecânico” – devido à regularidade, previsibilidade e exatidão dos relógios, os cientistas e filósofos começaram a enxerga-los como modelos para o universo físico. 
- Determinismo: a crença de que qualquer ação é determinada pelos eventos do passado, é a doutrina que afirma serem os atos determinados pelos eventos do passado. 
- Reducionismo: para entender o universo físico ( que, afinal de contas, nada mais era do que uma máquina), bastava analisa-lo e reduzi-lo às partes mais simples, ou seja, às moléculas e átomos ... É a doutrina que explica os fenômenos em um nível em termos de fenômenos em outro nível. 
8 Positivismo: o positivismo defende a ideia de que o conhecimento cientifico e a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo os positivistas somente pode se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos valido
Empirismo : é o movimento que acredita nas experiencia como únicas,e são essa experiencia que forma ideias. É caracterizado pelo conhecimento cientifico quando a sabedoria e adquirida por percepção.
Materialismo : é uma doutrina filosófica que afirma a existência de apenas de uma substancia no universo: a matéria
12 john Locke
13 A psicologia que conhecemos hoje é o resultado da confluência de preocupações e métodos da fisiologia. Todas as funções psicológicas decorrem de processos orgânicos. Avanços nos campos da genética, neurofisiologia e bioquímica trouxeram importantes esclarecimentos sobre processos psicológicos básicos como, por exemplo, hereditariedade, agressividade, depressão e ansiedade.

Outros materiais