Buscar

Cidadania - Exercício 1 - A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cidadania
Iniciado em		Quinta, 9 outubro 2014, 10:16
Estado			Finalizadas
Concluída em		Quinta, 9 outubro 2014, 10:25
Tempo empregado	8 minutos 24 segundos
Avaliar			10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Leia as afirmativas referentes ao regime de tutela das populações indígenas no Brasil e responda a questão.
I - O regime de tutela imposto aos índios como instrumento de proteção foi positivo, pois estava associado à proposta de integração das sociedades indígenas à comunhão nacional, o que implicava o projeto de levar os povos indígenas a se incorporarem à sociedade nacional abrangente, isto é, à aculturação e assimilação.
II - O regime de tutela imposto aos índios como instrumento de proteção seria positivo, não estivesse associado à proposta de integração das sociedades indígenas à comunhão nacional, o que implicava o projeto de levar os povos indígenas ao desaparecimento por intermédio de sua incorporação à sociedade nacional abrangente, isto é, à aculturação e assimilação.
III - Sob a inspiração positivista, foi criado em 1910 o Serviço de Proteção Indígena (SPI), órgão governamental através do qual o Estado brasileiro tomou como sua responsabilidade a proteção e a tutela dos indígenas. Em 1911, seguindo essas diretrizes, o exercício da tutela foi concedido aos funcionários do SPI, mas essa instituição enfrentou uma série de problemas, perdendo sucessivamente sua eficácia.
É CORRETO afirmar que:
a. I está correta e II e III estão incorretas.
b. II e III estão corretas e I está incorreta. 
c. I e III estão corretas e II está incorreta.
d. III está correta e I e II estão incorretas.
e. I e II estão corretas e III está incorreta.
Questão 2
Leia as afirmativas abaixo sobre a Globalização e responda a questão.
I - Surge a partir da necessidade sentida pelo sistema econômico neoliberal de aniquilar barreiras para a livre flutuação financeira, intensificando o consumo de mercadorias e mão de obra.
II - A globalização caracterizou-se como processo de aproximação entre os países e pessoas a partir da revolução técnico-científica e do avanço do sistema de transportes no globo terrestre.
III - A globalização vem contribuindo para a equidade social e a redução dos conflitos, e vem solucionando os problemas sociais com a implantação da economia neoliberal.
IV - A globalização alterou a vida no planeta. Ela representa o braço sociocultural da política neoliberal, servindo assim para legitimar a nova ordem social.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a. I, II e IV 
b. todas estão corretas
c. II, III e IV
d. I, II e III
e. I, III e IV
Questão 3
É CORRETO afirmar que os fatores que contribuíram para o crescimento populacional indígena brasileira nas duas últimas décadas foram:
a. As baixas taxas de mortalidade entre as populações indígena e o aumento das pessoas que se declararam índios nos questionários dos censos 2000 e 2010, ou seja, passando a se identificar como indígenas.
b. As altas taxas de fecundidade entre as populações indígena e o aumento das pessoas que se declararam índios nos questionários dos censos 2000 e 2010, ou seja, passando a se identificar como indígenas. 
c. As baixas taxas de mortalidade entre as populações indígena e o aumento da taxa de fecundidade das populações indígenas de acordo com os dados estatísticos dos censos 2000 e 2010.
d. As altas taxas de fecundidade entre as populações indígena e o aumento da expectativa de vida das populações indígenas de acordo com os dados estatísticos dos censos 2000 e 2010.
e. As baixas taxas de mortalidade entre as populações indígena e o aumento da expectativa de vida das populações indígenas de acordo com os dados estatísticos dos censos 2000 e 2010.
Questão 4
Leia as afirmativas sobre as ações afirmativas em relação a população afrodescendente no Brasil e responda a questão.
I - No Brasil, nos últimos anos, especialmente após a Constituição de 1988, leis foram promulgadas na direção de combater o racismo e reparar as dívidas históricas da sociedade brasileira com sua população afrodescendente.
II - A mudança na legislação e as políticas governamentais são suficientes por si só para mudar as desigualdades históricas que herdamos das gerações passadas.
III - No Brasil, a implementação de ações afirmativas é entendida como reparação, indenização devida pela sociedade brasileira aos negros, ante as injustiças raciais, entre outras, de que estes foram e ainda são vítimas.
É CORRETO afirmar que:
a. I e III estão corretas e II está incorreta. 
b. II e III estão corretas e I está incorreta.
c. I e II estão corretas e III está incorreta.
d. III está correta e I e II estão incorretas.
e. I está correta e II e III estão incorretas.
Questão 5
Leia as afirmativas abaixo sobre a cidadania nos Estados globalizados e responda a questão.
I - Atualmente exercemos uma cidadania passiva, dividimo-nos entre incluídos e excluídos do sistema mercadológico. Nesta lógica imperialista do capital pelo capital, ser cidadão é consumir.
II - A globalização é um fenômeno que propicia o exercício da cidadania ativa, uma vez que garante ao cidadão o direito de consumir. 
III - Atualmente exercemos uma cidadania ativa, dividimo-nos entre incluídos e excluídos do sistema mercadológico. Nesta lógica imperialista do capital pelo capital, ser cidadão é consumir.
É CORRETO afirmar que:
a. I e II estão corretas e III está incorreta.
b. III está correta e I e II estão incorretas.
c. II está correta e I e III estão incorretas.
d. II e III estão corretas e I está incorreta.
e. I está correta e II e III estão incorretas. 
Questão 6
Leia as afirmativas abaixo e assinale a ideia INCORRETA:
a. Etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território.
b. O preconceito é um conjunto de valores e crenças estereotipadas que levam um indivíduo ou um grupo a alimentar opiniões negativas a respeito de outro, com base em informações incorretas, incompletas ou por ideias preconcebidas.
c. Originariamente, a palavra raça foi utilizada para classificar as diferenças da cor da pele, da forma do nariz, dos lábios, do queixo, do formato do crânio e do ângulo facial. 
d. O racismo é crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural.
e. A palavra raça veio do italiano razza, que por sua vez veio do latim ratio, que significa sorte, categoria, espécie. Nas ciências naturais, o conceito de raça foi primeiramente usado na Zoologia e na Botânica para classificar as espécies animais e vegetais.
Questão 7
Leia as afirmativas abaixo sobre a pós-modernidade e responda a questão.
I - Jürgen Habermas atribuiu em sua análise um caráter conservador a pós-modernidade, indicando o ataque direto desta aos ideais iluministas.
II - Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas.
III - Fredric Jameson identifica a pós-modernidade como braço cultural da lógica neoliberal.
IV - Jean-François Lyotard, pioneiro na utilização do termo, apresenta a pós-modernidade como fim dos sistemas explicativos grandiosos e generalistas.
Um breve mapeamento das análises de diversos cientistas e estudiosos sobre a pós-modernidade nos permite afirmar que:
a. I, II e IV estão corretas e III está incorreta.
b. III e IV estão corretas e I e II estão incorretas.
c. I, II e III estão corretas e IV está incorreta.
d. I e II estão corretas e III e IV estão incorretas.
e. I, III e IV estão corretas e II está incorreta.
Questão 8
Leia abaixo as afirmativas sobre DISCRIMINAÇÃO e responda a questão.
I - A discriminação tem por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em um mesmoplano de igualdade e condição, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
II - A palavra discriminação possui diversos significados. O mais comum, no entanto, tem a ver com o uso sociológico da palavra discriminação que significa que a discriminação pode ser social, racial, religiosa, sexual, por idade, nacionalidade, etc.
III - A palavra discriminação possui diversos significados. No entanto, quando usamos a palavra discriminação sociologicamente estamos nos referindo especificamente à discriminação racial.
É CORRETO afirmar que:
a. III está correta e I e II estão incorretas.
b. I está correta e II e III estão incorretas.
c. II e III estão corretas e I está incorreta.
d. I e II estão corretas e III está incorreta. 
e. II está correta e I e III estão incorretas.
Questão 9
"É a primeira vez que alguns países, entre os quais o Brasil, decidem se alienar completamente, nunca um país decidiu fazer, de maneira tão aberta e escancarada, a alienação à condução de seu próprio destino..." SANTOS, M. Fim de século e globalização. São Paulo: Hucitec, 2002. p.143.
Assinale abaixo a sentença que corresponde à ideia de Milton Santos apresentada na frase acima:
a. Refere-se à globalização como um fenômeno que propicia exercício da cidadania ativa, uma vez que garante ao cidadão o direito de consumir.
b. Refere-se à globalização como um fenômeno de aproximação entre incluídos e excluídos; e ao exercício da cidadania ativa através da inclusão econômica das classes D e E, pois ser cidadão é ser consumidor.
c. Refere-se à implementação da agenda neoliberal no Brasil e o exercício da cidadania seguindo os critérios estabelecidos pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d. Refere-se à pós-modernidade como um fenômeno de inclusão social e de exercício da cidadania.
e. Refere-se à globalização e ao neoliberalismo como fenômenos de distanciamento entre incluídos e excluídos; e ao exercício de uma cidadania passiva, onde ser cidadão é ser consumidor. 
Questão 10
O país pioneiro na implementação de políticas de ação afirmativa contra o racismo foi:
a. Estados Unidos 
b. Haiti
c. Cuba
d. África do Sul
e. Brasil

Outros materiais