Buscar

Resumo sobre H. CERQUEIRA

Prévia do material em texto

Hugo Cerqueira
O autor apresenta a questão da economia como algo com relações subordinativas, dando como exemplo um chefe de família encarregado de todas as responsabilidades da casa onde o conceito literal oriundo do grego da palavra economia é uma conotação de organização da própria casa. Utilizando o meio familiar como exemplo e sendo mais específico em sua demonstração descrevendo um contexto mais rural, Cerqueira demonstra que as relações de mercado são voláteis em função das influências que o sistema econômico sofre da sociedade.
O meio capitalista em enfoque na maior possibilidade de lucro existente e essa reestruturação da economia ocorre mesmo que de forma involuntária com o decorrer dos fatos ao longo do tempo. O mercado se comporta de maneira constantemente inconstante, mesmo que sejam termos antagônicos entre si, o mercado está constante até que ocorra uma grande reviravolta na cultura, costumes ou ações de uma nação em si; desde então ele se torna inconstante até se reestabelecer por uma ideologia que se adeque melhor para o período em questão.
A permuta, a troca e a barganha são ações que existem desde antes do sistema de mercado capitalista pois o ser humano sempre teve suas necessidades e nem todas eram supridas pois havia a ausência de determinados itens para supri-las (as necessidades). Todavia, as variações do mercado derivam de uma variação social. Sendo mais específico, a transição do sistema que antecedeu o capitalismo para o capitalismo, mostra através de registros que o mercado pode existir e variar em função da sociedade e suas necessidades. O mercado deixou de ser apenas um sistema de troca de mercadorias e começou a ser uma atividade que visava o ganho, o que posteriormente foi denominado como lucro. Fato este que é consequência das possibilidades que a atividade mercantil ‘’ financeira’’ ofereceu na época em questão. 
O sistema econômico é suscetível a mudanças, onde estas ocorrem quando há a possibilidade de algo mais vantajoso em relação ao processo existente anterior e o que melhor se adequa às necessidades da sociedade. Ou o que aparenta ser uma necessidade.

Continue navegando