Buscar

Politicas publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01
A proposta do aumento de idade minima de aposentadoria juntamente com aumento do tempo de contribuição, na reforma da previdencia, preocupa a muitos trabalhadores, se não a todos, pois a maioria dos trabalhadores tem o sonho de um dia se aposentar e curtir mais a vida e a famila. 
O tempo de trabalho é um tempo de construção. É o momento onde a maioria se esforça para contruir um legado, algo que possa tornar a vida mais confortavel e que vai pode ser desfrutado pela familia e amigos. Algo que vai trazer muitos momentos de alegria, que vão fazer nossas vidas e todo esforço no trabalho valer a pena. 
E muitas vezes só conseguimos desfrutar daquilo que construimos na aposentadoria, quando paramos de trabalhar quando temos um tempo maior para aproveitar a vida e dar valor a detalhe que passam despercebidos durante nossa corrida jornada de trabalho.
O aumento desses dois requisitos impacta diretamente ao trabalhador, pois com a aleatoriedade de nossa estabilidade economica é dificil manter todos esses anos empregados e quando atingido a idade minima falta o tempo de contribuição, essa situação força o trabalhador a aumentar sua jornada de trabalho para atingir ao requisito de contribuição e ao conseguir se aposentar gasta todo seu dinheiro com doenças que muitas vezes se desenvolveram por causa do trabalho.
É um assunto delicado que exige um estudo completo para minimizar ao maximo os impactos negativos e dificuldades impostas aos trabalhadores para obterem algo que é direito de todos, é a reconpensa de uma vida toda de trabalho e esforço.
QUESTÃO 2
Analisando o texto acima, pode-se verificar que a reforma traz mudancas, onde, uma delas, se for aprovada, primeiramente o tempo de contribuição, será no minimo 25 anos e não mais 15 como atualmente e referente a idade minima para mulheres e para os homens será de 65 anos. Para as pessoas que procuram se aposentar por tempo de contribuição, precisarão pagar 30% sobre o tempo que falta .
O contra-argumento referente a esse assunto, é esse aumento no tempo de trabalho e essa multa que deve ser paga para aqueles que querem se aposentar por tempo de contribuicao, fica inviavel, pois muitas pessoas ficam desempregadas por anos, ou nao começam to cedo a trabalhar e com essas mudancas, fica dificil se aposentar, pois por mais que voce contribua anos para a previdencia, mesmo contribuindo os 25 anos, ainda terá que pagar multa por nao ter a idade minima, e tambem quem quer a aposentadoria integral tem que começar a trabalhar com 16 anos e contribuir 49 anos sem pausa, algo muito dificil, no meio de tanto desemprego e crise financeira que o país passa.
QUESTÃO 03
O seguro desemprego, visa amparar o trabalhador que perdeu o emprego sem justa causa, é algo muito importante ao trabalhador, pois ele necessita do salario que recebia para sobreviver e o seguro desemprego ajuda o trabalhador a manter sua vida financeira até ele voltar ao mercado de trabalho.
O seguro desemprego é algo importante também para a economia, pois a mantem girando. O governo espera com as mudanças realizadas em 2016, diminuir os gastos com o benefício do seguro desemprego. 
Analisando as mudanças podemos perceber que o trabalhador não é afetado, pois a mudança de estar trabalhando no mínimo 12 meses, desrespeito apenas a primeira vez que a pessoa pede o benefício, para as demais vezes contínua com era antes, ter trabalhado 6 meses.

Outros materiais