A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol Literatura

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
“Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 25. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações:
I. É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários.
II. É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade.
III. É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
IV. É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV apenas.
	
	B
	II, III e IV apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Questão 2/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o excerto de texto a seguir:
“Então, a tarefa de formar leitores fica mais difícil ainda, pois agora temos que, quase unicamente, desempenhar tal coisa no espaço escolar. E como fazer o caminho corretamente se a escola é, ainda, o maior representante institucional da repetição, da mesmice semiótica, de valores estanques e padrões de comportamento anacrônico, em que a diferença ameaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 76.
Levando em consideração a leitura do texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as propostas de Philippe Perrenoud para a renovação de práticas pedagógicas em sala de aula consideradas tradicionais, analise as propostas do referido autor a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Tarefas diferenciadas, não simultâneas.
II. ( ) A fragmentação de tarefas.
III. ( ) A alternância rápida de tarefas.
IV. ( ) Tarefas assumidas coletivamente.
V. ( ) A relativa facilidade das tarefas.
VI. ( ) Tarefas de longa duração.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F– V – V
	
	B
	F – F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – F – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F – F – V
	
	E
	V – V – V – V – F – F
Questão 3/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o trecho de texto a seguir:
“O conhecimento não está pronto nos textos a serem decodificados pelos leitores, mas concebendo-o como construção interacional, como um processo social que envolve diversos agentes – e nenhum paciente – podemos dar conta dessa relação leitura/conhecimento sem estarmos presos ao modelo de mundo já pronto, já sabido e já dominado por outrem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAULINO, G. Sobre leitura e saber, de Anne-Marie Chartier. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 73.
Após a leitura do texto dado como reflexão e de acordo com os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos quatro tipos de leituras que identificam comportamentos diferenciados frente à leitura do texto literário, relacione corretamente cada tipo às suas respectivas características:
1. Leitura ativa.
2. Leitura criativa.
3. Leitura única.
4. Leitura cooperativa.
( ) Leitura como experiência compartilhada entre o autor e o leitor, na qual a construção do sentido se situa entre ambos.
( ) Habilidade de compreender como a ficção opera no imaginário durante o ato da leitura.
( ) Cada momento de leitura é uma experiência ímpar. Mesmo se tratando de uma obra já lida, a variação imaginativa do leitor se renova no ato da leitura e o individualiza.
( ) O leitor constrói um mundo paralelo em sua mente a partir do diálogo entre o autor, o narrador, os personagens e o leitor. Todas essas vozes operam em conjunto na construção do sentido.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	1 – 4 – 3 – 2
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Questão 4/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
''Interpretar é dialgoar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa covergência dá-se pelas referências á cultura na qual  se localizam o autor  e o leitor, assim como por força das constrições que a comudidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simmultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora''
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 41.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas.
II. ( ) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto.
III. ( ) Tem a capacidade de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente frente ao que lê devido à sua bagagem de leituras anteriores.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – F
	
	E
	V – F – F
Questão 5/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Estudiosos da leitura têm mostrado como o ato de ler e seus rituais são marcados por uma necessidade de controle na busca de se evitar uma leitura não prevista, subversiva. É o fenômeno da legitimação da leitura, que por sinal, não ocorre apenas na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
Em razão da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a utilização da literatura infantil com função meramente instrumental, cumprindo