Buscar

APOL 2 CANAIS DE DISTRIBUIÇOA E LOGISTICA DE MATERIAIS E ARMAZENAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Um armazém bem planejado agrega valor ao produto/serviço da empresa porque auxilia no equilíbrio da demanda e ainda faz com que os estoques estejam mais próximos do público consumidor. Para planejar eficientemente é necessário conhecer as principais atividades do Armazém e isso ocorre na fase da escolha da localização, pois influencia diretamente no nível de serviço que a empresa deseja entregar ao cliente e também nos custos. Trabalhar sob a ótica de projeto auxiliará a empresa a atuar por etapas, iniciando no levantamento das necessidades dos recursos e o tempo que a equipe precisará para implementação. E tudo deve ser gerenciado com indicadores de acompanhamento, para que o gestor visualize o progresso da implantação ou consiga corrigir os possíveis desvios em tempo hábil.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as afirmativas abaixo e na sequência assinale aquela que corresponde aos três níveis envolvidos no processo de decisão da gestão do espaço do armazém. 
E - Estratégico, técnico/suporte e operacional.
Você acertou!
Estratégico, Técnico / Suporte e Operacional. (Rota de Aprendizagem III, p. 12).
Questão 2/5 - Canais de Distribuição
Todo objeto é produzido através de um Projeto de Produto. Nesse projeto deve-se planejar, ou pelo menos tentar prever, o ciclo de vida desse produto, isto é, identificar que possui uma fase de introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Analise as alternativas abaixo sobre o ciclo de vida do produto e assinale a alternativa correta
A - Depois da fase do declínio se a empresa não conseguiu reverter a situação do produto existem dois caminhos a serem seguidos: ou o produto é retirado do mercado ou relançado.
Você acertou!
Gabarito: Rota 3 Tema 2
Comentário: — é a fase onde o produto possivelmente chega em sua saturação e onde passa a não atender mais as necessidades dos consumidores. O declínio é marcado por promoções, para tentar reerguer o produto, porém a fase final se aproxima. Logo depois da fase do declínio, se a empresa não conseguiu reverter a situação do produto, existem dois caminhos a serem seguidos: ou o produto é retirado do mercado ou ele é 
Questão 3/5 - Canais de Distribuição
Segundo Rodrigues e Pizzolato (2003) o centro de distribuição é um conceito relativamente recente, cuja função ultrapassa as tradicionais funções dos depósitos, galpões ou almoxarifados, as quais não são adequadas dentro do sistema logístico. A função é receber produtos de modo a atender imediatamente as necessidades dos clientes.
Os centros de distribuição possuem etapas próprias de atividades, analise as alternativas abaixo, e assinale a resposta correta em relação a essas etapas.
E - Na expedição ocorre a conferência da mercadoria, basicamente a última etapa dos processos que ocorrem nos centros de distribuição..
Você acertou!
Gabarito: Rota 3 tema 5
Comentário: Expedição — é a fase em que se confere a carga que será despachada, basicamente a última etapa dos processos que ocorrem em um centro de distribuição.
Questão 4/5 - Canais de Distribuição
Um dos principais pontos para o sucesso da integração das operações é justamente o fluxo de informações. Sem contar que é de grande importância além desse fluxo saber onde, quando e como enviar cada mercadoria uma vez que a intenção maior da escolha de um canal de distribuição é agregar valor a um produto.
E - Gerenciamento de Demanda
Você acertou!
Gabarito:Rota 3 Tema 1
Comentário: É impossível por exemplo, planejar o quanto de produtos iremos acondicionar em estoque sem saber para onde e quanto estamos vendendo. O gerenciamento correto da demanda é fator principal para o planejamento de um canal de distribuição e a integração de suas operações está condicionada às informações que um setor fornecerá a outro.
Questão 5/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Analisemos a proposição abaixo:
Um produto que está em desacordo com o pedido do Setor de Suprimentos ou que não atenda as especificações técnicas previamente acordadas com o fornecedor deve ser devolvido. Para isso o setor responsável pelas compras contata o fornecedor e negocia a devolução do produto a qual pode ser parcial ou total, acerta quem pagará o frete de retorno e o prazo de entrega do novo produto. É importante que esse processo seja registrado para facilitar o acompanhamento e verificação de como foi o desfecho da negociação de devolução.
Para registrar os processos de rejeição e ou devolução dos produtos, são utilizados os seguintes documentos/registros em ordem cronológica de acontecimento:
A gestão dessa necessidade é conhecida como:
B - Nota fiscal de entrada, Procedimento Operacional Padrão (POP) de rejeição, Relatório de Não Conformidade (RNC) e Nota fiscal de Devolução.
Você acertou!
GABARITO: AULA 2 - TEMA 3
Comentário:Alternativa correta é “B” porque para ocorrer uma devolução, é necessário que o material entre na organização, (nota fiscal de entrada), seja recebido e liberado ou rejeitado (POP de rejeição), o Controle de Qualidade emita um Relatório para informar o fornecedor do acontecido (RNC) e posteriormente seja emitida uma nota fiscal de devolução para acompanhar o produto e o fornecedor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais