Buscar

Sistema Endócrino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Endócrino
Glândulas Endocrinas
Função
Sistema endócrino é um conjunto de glândulas que possuem como ação a produção dos hormônios.
Tiroide
A tiroide, elemento mais importante do sistema endócrino, está situada na parte superior e anterior do pescoço, aos lados da traqueia, vizinha da cartilagem tiroide. Consiste em dois lobos ovais ligados entre si por um istmo, ficando o órgão com a aparência de um H. A largura da tiroide é de 6 a 7 centímetros; a altura, de 3 centímetros, sendo o seu volume, em conjunto, um pouco maior na mulher que no homem.
Envolvida por uma cápsula conjuntiva, a tiroide está constituída pela reunião de pequeninas vesículas, atapetadas por uma camada de células epiteliais prismáticas. O conteúdo de cada vesícula é uma substância amorfa, amarelada, mole e transparente, a substância coloide, que encerra o hormônio da glândula, a tiroidina, particularmente rica em iodo.
Paratiroides
As paratiroides são quatro (ou mais) pequeninas glândulas endócrinas, duas de cada lado da tiroide, com a qual muitas vezes se fundem. Cabe ao respectiva hormônio regular a concentração do cálcio no sangue. Sendo a secreção insuficiente, o cálcio diminui, e desde logo aparece, como fenômeno capital, a tetania, manifestada por contrações fibrilares dos músculos, tremor geral e espasmos.
O excesso do hormônio paratiroidiano (injetado experimentalmente em animais) aumenta o cálcio do sangue e, se muito grande, determina várias perturbações, como debilidade, vômito, etc., podendo acarretar a morte.
Cápsulas suprarrenais
Em número de duas, uma à direita e outra à esquerda, as cápsulas suprarrenais se encontram na cavidade abdominal, sobre os rins, com os quais mantêm apenas relações de vizinhança, sem nenhuma dependência funcional. Cada glândula, de 3 centímetros de altura e 2 e meio de largura, pesa de 5 a 6 gramas. São amarelas; sua forma tem sido comparada à de uma volumosa vírgula deitada.
Hipófise
A Hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é uma pequena glândula do tamanho de um feijão controlada pelo controlada hipotálamo, responsável pela secreção dos hormônios do corpo. Esta pequena glândula também é conhecida como “glândula mestra”, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas.
Glândulas sexuais
As glândulas sexuais — ovário e testículo — além de fabricarem as células reprodutoras respectivas, ainda segregam hormônios de grande importância. Privados delas desde novos, os animais não se desenvolvem normalmente, pois não aparecem os atributos morfológicos e funcionais secundários, próprios de cada sexo. Aves ou mamíferos, nesse caso, dão um tipo neutro, que, para aquelas, se aproxima do tipo masculino, e, para estes, se assemelha ao tipo feminino.
O hormônio masculino provém das células intersticiais (ou células de Leydig), distribuídas por grupos isolados no interior da glândula.
O hormônio feminino é produzido pelos elementos epiteliais que constituem o córtex do ovário.
Pâncreas
Encontram-se, disseminados no tecido pancreático, pequeninos corpúsculos arredondados ou ovalares, as ilhotas de Langerhans.
As ilhotas de Langerhans são glândulas de secreção interna e fabricam um hormônio denominado insulina.
Quando a secreção escasseia, ou desaparece, uma doença grave se manifesta, a diabete, em que o açúcar se acumula no sangue e é eliminado pela urina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais