Buscar

trabalho de sexta dia 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O caso da concentração Nestlé/Garoto
A empresa Nestlé, em fevereiro de 2002, submeteu à análise da SEAE, da SDE e do CADE, a intenção da inquisição da empresa Garoto.
	Após recebimento do parecer pela SEAE, e análise de concorrentes e cliente, com fundamento na Lei 8.884/94 e no Guia para Análise Econômica de Atos de Concentração Horizontal da SDE/SEAE, a SDE concluiu que essa fusão geraria uma grande concentração no mercado relevante de chocolate de consumo imediato, de caixas de bombons, de ovos de páscoa, bem como geraria um monopólio no mercado de cobertura de chocolate líquida, pois somente a Nestlé e a Garoto oferecem este produto no mercado, o que poderia ocasionar um aumento no preço desse e de outros produtos, não dando opção ao consumidor senão ao pagamento desse preço elevado.
	O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, José Tavares de Araújo Jr, concluiu que, “diante de um cenário multilateral marcado por instituições recém-criadas na maioria dos países e pela carência de mecanismos para enfrentar conflitos de interesses derivados da crescente globalização do processo de competição capitalista, decisões como a do caso Nestlé-Garoto fortalecem não apenas os instrumentos necessários à sustentação do crescimento econômico do país, mas também a credibilidade de nossas políticas públicas no plano internacional”.
	O CADE exerce papel importante num cenário do mercado chamado livre concorrência. É um organismo que tutela não só a concorrência perfeita, como também o consumidor. De certo que, a defesa da concorrência em nosso país não pode ser considerada totalmente perfeita, mas o CADE vem atuando de forma brilhante para combater as falhas existentes no mercado, os abusos cometidos pelas empresas, as condutas ilícitas, enfim, no intuito de manter o equilíbrio do mercado, o que pode ser constatado no volume excessivo de decisões proferidas por ele.
Com base nos estudos em sala de aula sobre Estrutura de Mercado, na função de Conselheiro do CADE, realize o seguinte parecer:
A favor da fusão entre Nestlé-Garoto.
A proposta de solução feita pela Nestlé preserva os trabalhadores e evita prejuízos aos interesses do Espírito Santo, onde a Garoto está sediada. Caso esta aquisição não acontecesse, poderia haver riscos de fechamento da fábrica da Garoto no Espírito Santo, gerando também o desemprego de muitas pessoas. A Garoto tem 85 anos de história no Estado, e com essa fusão ganha a oportunidade de ter muitos mais. Outro benefício que isto pode trazer é a qualificação e capacitação para manter e desenvolver os ativos da empresa.
Contra fusão entre Nestlé-Garoto.
O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômico), tem a função de verificar a prática de atos que atentassem contra os interesses da economia nacional, e, de acordo com a lei antitruste, a qual visa dar mais agilidade aos processos administrativos de prevenção e repressão ao abuso de poder econômico, com ênfase especial à operatividade e à agilidade das análises dos atos de concentração, esta fusão entre Nestlé-Garoto seria um ato de concentração. Esta aquisição ocasionaria a criação de um monopólio, pois acaba por significar a eliminação de um concorrente no mercado brasileiro de chocolates. E também, haveria um aumento nos preços dos produtos, por conta dessa falta de concorrência, podendo também, diminuir a qualidade dos produtos. O fortalecimento da Nestlé geraria uma grande barreira às empresas que pretendessem adentrar nesse mercado, bem como àquelas que já se encontram nele, pois estas já entrariam em um cenário muito desvantajoso, não podendo concorrer com a “Grande” Nestlé. 
Economia Política
Turma: 1001
Bloco A – Sala 207
Aluna: Patrícia Nergino Soares da Paz.

Continue navegando