Buscar

Gestão de Cadeia de Suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Cadeia
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.
Todo modelo de gestão de cadeia de suprimentos deve incluir maneiras de melhorar a eficiência – o ganho de rendimento – das atividades seguintes:
Todo modelo de gestão de cadeia de suprimentos deve incluir maneiras de melhorar a eficiência – o ganho de rendimento – das atividades seguintes:
• previsão e planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda (veja Como melhorar a previsão de demanda);
• Localização de fornecedores de matérias-primas;
• Fabricação do produto;
• Armazenagem do produto;
• Entrega do produto;
• Devolução do produto pelo cliente, caso necessário;
• Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do processo, onde necessário.
Hoje em dia o grande desafio das organizações consiste em operar de forma eficiente e eficaz com vistas a garantir a continuidade de suas operações, obrigando-as a constantemente buscar vantagens competitivas. O gerenciamento da cadeia de suprimentos visa responder a questão de como agregar mais valor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, garantindo aumento da lucratividade nas operações da organização. O reconhecimento da importância estratégica da logística dá-se através de sua aplicação e desenvolvimento no meio empresarial e acadêmico e sua capacidade de evolução constante. O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management, cujo desenvolvimento iniciou-se na década de 1980, significa o planejamento de processos de negócios que integram não somente as áreas funcionais da organização, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações na busca da redução de custos visando agregar o máximo valor ao cliente final e conseqüente rentabilidade maior. O processo logístico inicia-se na escolha correta e no estabelecimento de parcerias de longo prazo com os componentes de uma cadeia produtiva, exigindo-se que o canal de distribuição esteja apto a atender as necessidades e expectativas do cliente final. Diante deste cenário, muitas organizações vêm empreendendo esforços para organizar uma rede integrada e realizar de forma eficiente e ágil o fluxo de materiais, que vai desde os fornecedores até os consumidores finais garantindo a sincronização com o fluxo de informações. As empresas que instalaram o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, estão conseguindo significativas reduções de estoques, otimização de transportes e eliminação de perdas, conseguindo maior confiabilidade e flexibilidade.
O Objetivo da cadeia de suprimentos integrada
A partir das grandes guerras mundiais até os tempos atuais fica evidente a necessidade do gerenciamento da cadeia logística independentemente do seguimento, seja ele industrial ou comercial e de serviços. A competitividade atual está vinculada a um bom sistema de gerenciamento que consiga absorver todas as informações de uma empresa desde o fornecedor até o cliente final, inclusive o serviço de pós venda, pois podemos incorporar a este estudo a logística reversa que muitas vezes, por serem tratados como anomalias, ocasionam prejuízos que acumulados a um determinado período de tempo podem trazer serias consequências na gestão de uma empresa. Assim, não podemos esquecer que a cumplicidade entre todos os componentes de uma cadeia de suprimentos como antes mencionado, desde o fornecedor até o cliente final, devem ser trabalhados com clareza e de forma concomitante em busca de melhores preços e a estes devem estar entrelaçados, não só esta cumplicidade, como também a redução dos gastos de forma constante e aprimoramento de todos os integrantes desta cadeia, para que uma empresa se fortaleça constantemente, pois nos dias atuais em função de uma competitividade constante sobreviverá os bons gestores, com ótimos sistemas, excelente equipe envolvida nesta cadeia logística e grandes parcerias, em que todos trabalhem com o mesmo objetivo. E o principal deles é a sobrevivência.
É comum a confusão entre os termos logística e Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain, e em que pontos cada um deles atuam. É importante lembrar que todas as etapas de qualquer produto, desde a produção, estoque e entrega até o consumidor final, podem variar de acordo com cada empresa, e quanto mais definido e individualizado os processos da cadeia de suprimentos, melhor será o resultado final.
Dessa forma, com o processo bem gerenciado, a empresa pode otimizar os processos e ganhar tempo e rentabilidade, com o descarte de etapas que não acrescentam e só atrasam a linha de produção .
 Basicamente, a gestão da Cadeia de Suprimentos é responsável pelos métodos e sistemas operacionais ligados ao produto, direta ou indiretamente, como as compras, depósitos, inventários – da produção até a pesquisa de satisfação do cliente. Já a logística é uma etapa dentro do processo de Cadeia de Suprimentos, que está relacionada com o movimento físico do produto da empresa até o cliente, preocupada com o prazo de entrega. Por esses motivos são operações conectadas e dependentes.
A diferença entre cadeia de suprimentos contemporâneos e a logística tradicional
Os termos "cadeia de fornecimento" e "logística" são frequentemente usados ​​alternadamente dentro da indústria de transporte. Eles são, no entanto, áreas distintas, cada uma envolvendo processos específicos, deveres e responsabilidades. A confusão na distinção entre cadeia de suprimentos e logística pode provir do fato de que a logística é considerado por muitas pessoas para ser uma subcategoria de gestão da cadeia de abastecimento. A principal diferença entre cadeia de suprimentos e logística é que a logística é apenas uma parte especializada de todo o processo da cadeia de suprimentos. Geralmente, logística centra-se no transporte e armazenamento de mercadorias real. Trata-se de coisas como o frete de entrada e saída, o transporte reverso, as comunicações durante o transporte, de armazenamento e de armazenagem. Logística também lida com a entrega de bens e mercadorias, a coordenação entre os portadores de terceiros, gestão de frotas e outras atividades diretamente relacionadas com o transporte real dos bens de um ponto a outro. Dependendo das necessidades de uma empresa particular, gestão de logística também pode abranger fabricação e embalagem, negociação de preços para diferentes aspectos do transporte, integração de terceiros e procurement, tecnologia, comunicações e serviço ao cliente. 
Para a maior parte, a cadeia de suprimentos engloba um foto maior. Supply chain management é o guarda-chuva que cobre todos os aspectos do fornecimento e aquisição de bens. Basicamente, as formas de Supply Chain Management e gere as ligações business-to-business que permitem a venda final dos produtos para os consumidores. Logística, basicamente recebendo a carga de um lugar para o outro, é uma função que cai sob o amplo guarda-chuva da gestão da cadeia de suprimentos, mas é apenas uma parte de todo o processo. 
Supply chain management é um processo amplo, integrando que implica muitos outros Deixando de lado os aspectos de logística. Estes aspectos incluem encontrar e obter os bens para vender, negociar preços, fabricação, armazenagem, embalagem e controle de estoque. Supply chain management também inclui a distribuição, alocação de custos e controle, de terceiros negociação e colaboração, bem como a gestão da oferta e da demanda. O amplo território abrangido pela gestão da cadeia de abastecimento é por issoque alguns desses processos se dividiram fora em outra subcategoria da gestão da cadeia de abastecimento conhecido como planejamento de demanda, que, como logística, pode ser visto como uma área separada, mas relacionada de especialização. 
Os detalhes e precisão definições, tanto para o processo de cadeia de suprimentos e logística vai variar de empresa para empresa e irá sobrepor-se a determinados graus. Por necessidade, muitas das funções e responsabilidades a gestão logística vai passar para a gestão da cadeia de suprimentos, e vice-versa. Dependendo do tamanho e especialização de uma empresa particular, as duas áreas podem ser agrupados como um só, e a mesma pessoa pode gerenciar tanto a cadeia de suprimentos e logística. Qualquer pessoa que pretenda envolver-se em qualquer Supply Chain Management ou gerenciamento de logística dentro de uma empresa deve assegurar que os parâmetros de suas responsabilidades estão claramente definidas.
A Gestão da Cadeia de Suprimentos pode fornecer inúmeras vantagens a todos que a implementam. Integrar os processos garante melhor utilização dos recursos disponíveis, além de reduzir perdas.
É importante que as empresas tenham consciência de que a competição se dá entre cadeias de suprimentos e que, gerenciando e integrando os processos de negócio com as demais empresas da cadeia, o benefício não será só da empresa em si, mas também de todos com os quais ela se relaciona.
No entanto, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos ou processos que orientem as empresas no entendimento do conceito e implantação da estratégia Gestão da Cadeia de Suprimentos.
A partir desse foco, com base na metodologia AGA SCM, foi desenvolvido um procedimento para implantar cada um dos quesitos dos processos de negócio e seus subprocessos. Esse procedimento permite também que a empresa reflita sobre a forma como ela pratica a Gestão da Cadeia de Suprimentos. 
Observa-se que cada vez mais empresas de todos os segmentos estão implantando a Gestão da Cadeia de Suprimentos para melhorar a troca de informações entre empresas, fornecedores, clientes e outros envolvidos. Espera-se que o método apresentado venha a contribuir com essa melhoria.

Continue navegando